sexta-feira, 3 de outubro de 2014

'GOTHAM': NOVA SÉRIE RENOVA UNIVERSO BATMAN COM BOM ROTEIRO E DIREÇÃO DE ARTE ACIMA DA MÉDIA


Desde a metade da década passada, o produtor e roteirista Bruno Heller - famoso por 'The Mentalist' e 'Roma' - já tinha 'Gotham' - que estreou no Brasil na segunda (29) -na cabeça e ofereceu o projeto à Warner, detentora dos direitos do universo Batman.

Só que a Warner foi adiando e a Fox TV resolveu bancar o projeto.

Depois de um tempo brigando, Warner Bros. TV e Fox TV - agora em 'lua de mel' depois de décadas de brigas pelos direitos do Batman na TV - chegaram a um acordo: a primeira produziria a série em seus estúdios em Burbank - bairro de Los Angeles onde são rodadas, entre outras, 'The Big Bang Theory' e 'Two and a Half Men' - e a segunda a exibiria - ao menos nos EUA.

Assim, em setembro de 2013, a série foi finalmente anunciada e seria escrita por Danny Cannon - posteriormente anunciado como diretor do projeto.

Assim, pelo visto no primeiro episódio, antes de tudo, 'Gotham' é uma série ambiciosa.

Mesmo sem ter a emblemática figura do Batman, há uma ambientação que ressalta o quão corruptos e sujos são os mecanismos de poder em Gotham City,  principalmente pela polícia local.

É lá que vemos James Gordon (Ben McKenzie, da extinta série 'The O.C.'), ainda um detetive novato, que precisa lidar com seu parceiro cínico e corrompido, Harvey Bullock (Donal Logue).

A convivência forçada destes dois modos de ver a vida promete ser um dos grandes destaques da série, não apenas pelos inevitáveis conflitos como também pelos testes que Gordon será obrigado a enfrentar para sobreviver nesta realidade que tanto odeia.

Por outro lado, há um Bruce Wayne simplesmente sensacional: seu intérprete, o jovem talento David Mazouz - que já tinha arrebentado tudo como o filho autista e com poderes de Kiefer Sutherland na série 'Touch' - se destacou no episódio inicial pelo ar sofrido, mas firme, diante da trágica perda dos pais e a necessidade de encontrar o culpado.

Na sua composição de personagem, revelam-se aqui e ali nuances que sugerem o futuro Batman, mas o que realmente importa é- desde a primeira cena juntos - a cumplicidade desenvolvida entre ele e Gordon na busca por justiça - um elo que, todo bom fã bem sabe, se desenvolverá bastante no futuro.

Porém, por mais que 'Gotham' gire em torno de Gordon e Bruce, quem rouba a cena neste princípio de temporada são os vilões, não apenas os conhecidos do grande público - como Oswald/Pinguim (Robin Lord Taylor, excepcional), Edward/Charada (Cory Michael Smith), Selina/Mulher-Gato (Camren Bicondova) e Hera Venenosa (Claire Foley, ainda menina aqui) - todos com brincadeiras que sugerem o futuro de cada um deles, facilmente percebidas pelos fãs - mas também uma novata na mitologia do Batman que está muito bem estabelecida neste contexto: Fish Mooney - a ardilosa e perigosa gângster interpretada por Jada Pinkett Smith -  e que quer destronar Carmine Falcone (John Doman) e ser a líder máxima do submundo do crime da cidade.

Ou seja, a série traz tanto criminosos que mantém o atual lado sujo da cidade, como começa a construir aqueles que farão tudo piorar (bastante) em breve.

Diante deste ideal de ser uma cidade corrompida que ainda não chegou ao fundo do poço, a Gotham City vista na série é mais luminosa do que o habitual, com uma direção de arte poucas vezes vista, que mistura elementos dos anos 1970 - veiculos, figurinos - com modernidades, como smartphones e internet.

A cidade, que lembra muito a Nova York mostrada em longas -  como 'Bullit', 'Taxi Driver'  - e séries -  como 'Kojak' e 'NY Contra o Crime' - ainda assim é bastante sombria, especialmente quando Gordon e Bullock mergulham, juntos ou não, pelo submundo.

Este inevitável caminhar rumo à escuridão é um dos principais trunfos que a série possui, já que o público sabe como vai terminar mas não tem a menor de ideia de como chegará lá.

Diante do que apresenta e das perspectivas para o futuro, o primeiro episódio foi bastante animador, ao mostrar ao telespectador uma série realista, sem medo de explorar também a violência física, por mais que este não seja seu principal objetivo.

É uma apresentação bastante fiel com o universo conhecido do Batman, que brinda os fãs com breves pílulas do que está por vir e ainda brinca com o possível futuro Coringa, que aparece brevemente como um comediante 'standup' num teste na boate de Fish Mooney - uma sacada genial do produtor Bruno Heller, que ao menos nesse primeiro episódio, entregou aos fãs tudo o que havia prometido desde que criou a série.

O segundo episódio vai esmiuçar as origens de Selina e Oswald - o que vai garantir mais ação e mais respostas.

Confira o trailer da série:


*****
'GOTHAM'
Primeira Temporada:
16 episódios de 42 minutos cada
Gênero:
Drama, Policial
Direção:
Danny Cannon
Produtores:
Bruno Heller, Danny Cannon
Coprodução:
DC Entertainment, Warner Bros. TV
Onde:
Warner Channel
Quando:
Segundas, às 22h30
Elenco principal:
Ben McKenzie como Detetive James Gordon

David Mazouz como Bruce Wayne

Camren Bicondova como Selina Kyle

Sean Pertwee como Alfred Pennyworth

Robin Lord Taylor como Oswald Cobblepot / O Pinguim

Zabryna Guevara como Capitã Sarah Essen

Erin Richards como Barbara Kean

Donal Logue como Harvey Bullock

Jada Pinkett Smith como Fish Mooney

Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário