quinta-feira, 2 de outubro de 2014

'GAROTA EXEMPLAR': BEN AFFLECK E ROSAMUND PIKE ABSOLUTAMENTE DESCONFORTÁVEIS EM MAGISTRAL DIREÇÃO DE DAVID FINCHER


SINOPSE:

Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu  quinto aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros.

Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras - e acaba se tornando o suspeito número um da polícia.

Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

CRÍTICA:

O diretor David Fincher é um dos meus favoritos, simplesmente porquê sua obra - que inclui os excepcionais longas 'Se7en' (1995) 'Clube da Luta' (1999), 'O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) e a  atual série 'House of Cards' - nunca está disposta a fazer concessões.

É o caso de 'Garota Exemplar', que entra hoje em cartaz em 179 salas em todo o Brasil.

Desafiador, moralmente questionável e intrigante, a visão de Fincher para o livro de Gillian Flynn parece disposta a desconstruir não apenas o relacionamento entre os protagonistas - mas também todo um modo de vida.

Assim, o jogo começa logo nas primeiras cenas, que retratam Amy (Rosamund Pike) com uma sutileza irritante, quase teatral, como uma típica esposa perfeita, que de tão admirável inspirou os pais a criar 'Amy Exemplar', personagem que estrela uma série de livros infantis de grande sucesso.

No dia em que completaria cinco anos de um relacionamento feliz com Nick (Ben Affleck), Amy desaparece deixando uma dúvida principal: afinal, o que fez ruir esse relacionamento tão perfeito?

Garota Exemplar : Foto Ben Affleck, Rosamund Pike
Nick (Ben Affleck) e Amy (Rosamund Pike), em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil
Apostando em um roteiro não-linear - que alterna entre os personagens principais a função de narrador - o longa investe em uma espiral quase sem fim de reviravoltas, sustentada graças a escolha acertada de sua dupla de protagonistas.

Ben Affleck empresta a seu Nick a sua apatia tão característica, o que nos ajuda a questionar as ações desse marido falido que parece culpado pela destruição de uma vida perfeita.

Garota Exemplar : Foto Ben Affleck, David Clennon, Patrick Fugit
Nick se torna o principal suspeito pelo sumiço de Amy
É notável podermos acompanhar o que o diretor fez aqui com um ator reconhecidamente limitado, já que Affleck faz aqui sua melhor performance em muito tempo.

Mas é Rosamund Pike quem dá show: intensa, ela acerta no tom e constrói uma Amy sedutora, que se revela aos poucos em sequências que parecem testar nossas convicções.

Humana e por vezes pragmática em exagero, a atriz não se esforça para criar uma espécie de jogo que alterna aproximação e repúdio com o espectador.

Garota Exemplar : Foto Rosamund Pike
Rosamund Pike: show como Amy
Se em algumas vezes o mistério do sumiço de Amy flerta com os clichês típicos dos suspenses policiais, criando um retrato alegórico e preguiçoso de seus coadjuvantes, quando se permite mais, porém, o filme cresce, abrindo espaço para um retrato perturbador do universo midiático e do fim da vida privada.

São essas pequenas sátiras que fazem da adaptação do best seller um filme desconfortável por mais de uma vez.

Garota Exemplar : Foto Ben Affleck, David Clennon
Nick procurando Amy e tentando se livrar das acusações
Assim, fica muito difícil ao espectador sair incólume após as mais de duas horas de imersão.

Apática e cruel, a adaptação de Fincher é um retrato ousado e ligeiramente exagerado de um país pós-crise que se esforça para manter a perfeição que sempre lhe foi característica e o clima suburbano, levemente 'noir', só torna tudo ainda mais irresistível.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'GAROTA EXEMPLAR'
Título Original:
GONE GIRL
Gênero:
Drama
Direção:
David Fincher
Roteiro:
Gillian Flynn
Elenco:
Ben Affleck, Boyd Holbrook, Carrie Coon, Casey Wilson, Emily Ratajkowski, Kim Dickens, Lee Norris, Missi Pyle, Neil Patrick Harris, Patrick Fugit, Rosamund Pike, Scoot McNairy, Sela Ward, Tyler Perry
Produção:
Arnon Milchan, Ceán Chaffin, Joshua Donen, Reese Witherspoon
Fotografia:
Jeff Cronenweth
Montador:
Kirk Baxter
Trilha Sonora:
Atticus Ross, Trent Reznor
Duração:
145 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
02/10/2014
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
New Regency Pictures / Pacific Standard / Regency Enterprises

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário