sexta-feira, 17 de outubro de 2014

'THE FLASH': EPISÓDIO DE ESTREIA DA NOVA SÉRIE MOSTRA EXCELENTE PROTAGONISTA, BOM ROTEIRO E EFEITOS DE PRIMEIRA


SINOPSE:

Depois de ser atingido por um raio motivado por um pulso de um acelerador de partículas que explodiu, o jovem cientista forense da cidade de Central City, Barry Allen, fica meses em coma.

Quando desperta, percebe que seu corpo se transformou e mais: agora, ele,  que sempre se atrasava para os seus compromissos, é o homem mais rápido do mundo e ainda tem o poder de curar seus ferimentos - inclusive ossos - em questão de horas.

Com a ajuda de um trio de cientistas dos Laboratórios Star - responsáveis pelo caos da explosão do acelerador de partículas - ele se torna o Flash, nome dado pelo Arqueiro.

Só que o pulso que transformou Barry em Flash afetou outras pessoas também, inclusive um assaltante de bancos que se transforma no vilão Mago do Tempo.

Agora, além de ser o herói que ajuda a todos na cidade, ele vai investigar quem afinal matou sua mãe quando ele era menino, levando à condenação do seu pai, acusado injustamente pelo crime.

CRÍTICA:

'The Flash', série que estreou ontem à noite aqui no Brasil - é o novo xodó do canal americano The CW, que está tratando a série com muito cuidado, pois a emissora, do grupo Warner, é conhecida por suas séries adolescentes e/ou intermináveis e vários takes de homens sem camisa.

Se não é nenhuma AMC, muito menos sua irmã de grupo,  a adulta HBO, detém os direitos dos personagens da DC Comics  e o medo de ser feita uma péssima adaptação do herói velocista existia há dois anos - na estreia de 'Arrow' - e, apesar da série ter demorado um pouco para cair no gosto do público, o desenvolvimento foi uma grata surpresa e hoje o live action do Arqueiro Verde é a grande favorita entre as séries da TV aberta dos Estados Unidos.

O piloto de 'The Flash' “City of Heroes” – mostrou ao telespectador muita ação, efeitos especiais de primeiríssima e um roteiro simples e auto-explicativo - com direito a narração em off do protagonista, que começa com “my name is Barry Allen”, talvez para acabar de vez com a confusão de que o herói seria Wally West, o Flash da boa animação da 'Liga da Justiça'.

Grant Gustin como Barry Allen - Fotos e Gifs - Divulgação/The CW
Desde que o piloto não terminado vazou há alguns meses, foram feitas muitas comparações com 'Smallville', sempre com uma nuvem de negatividade pairando sobre os comentários.

Só que, apesar do tom mais leve, 'The Flash' entrega uma boa história, de forma bem mais confiante e madura, e - para nossa alegria - não se passa entre jovens no ensino médio!

A trama começa mostrando Barry Allen ainda menino, vivendo feliz com seus pais até que em uma noite, ele acorda com um barulho, desce à sala e vê uma figura fantástica em meio a raios matando sua mãe.

Imediatamente, ele é teletransportado para longe da casa, volta correndo, a tempo de ver seu pai ser preso, acusado pela morte da mãe.

Desde aquela fatídica noite, ele passa a morar com a família vizinha, os West, o  patrulheiro Joe e sua filha Iris.

Os anos se passam e agora vemos Barry como um cientista forense de Central City, sempre atrasado para os seus compromissos.

Barry em seu laboratório na polícia de Central City
Ele já foi a Starling City, já conheceu o Arqueiro (Stephen Amell), Felicity e demais personagens de 'Arrow'.

'CSI' brilhante, logo ao chegar à cena de um crime, um assalto a banco, ele já identifica para o agora detetive Joe West (Jesse L. Martin), pelas marcas de pneus, a marca do carro usado pelos bandidos e pelas fezes de vaca grudadas ao solo, que ela tinha um hormônio usado somente em três fazendas na região.

100914_the flash_post2
Barry, na cena do crime à porta do banco
Adiantando seu trabalho, ele é dispensado por West para seguir com a filha deste e sua melhor amiga, Iris (Candice Patton) à inauguração do acelerador de partículas nos laboratórios Star - na verdade ele é apaixonado pela moça, que o vê somente como seu irmão de criação.

O detetive West e sua filha, Iris
Ao voltar para o laboratório e debaixo de forte chuva, Barry vê pela janela que o laboratório Star explodiu e gerou um pulso gigante, que varreu toda a cidade, provocou um raio que o atinge e o joga contra sua estante de produtos químicos.

A equipe do laboratório Star: Harrison Wells, Cisco Ramon  e  Caitlin Snow
A partir do acidente, Barry fica em coma por nove meses e acorda repentinamente para saber que o acidente o tinha deixado musculoso e de barriga 'tanquinho', e que tinha ficado todo esse tempo sendo tratado no que restou nos laboratórios Star pelo criador do laboratório Harrison Wells (Tom Cavanagh) e seus dois assistentes, Cisco Ramon (Carlos Valdes) e a bela Caitlin Snow (Danielle Panabaker).

É essa equipe que ajuda Barry a controlar seus poderes de regeneração e supervelocidade e é Ramon quem dá a ele um traje vermelho e dourado, que não se atrita e não pega fogo como roupas comuns.

100914_the flash_post3
Barry acorda do coma
Tentando saber o que fazer com seus poderes, Barry vai então a Starling City, onde, num encontro com o Arqueiro (Stephen Amell), este pede que ele use seus poderes para defender sua cidade, Central City, do mal.

Já que ele é superveloz, Oliver Queen diz que ele pode ser considerado "um Flash", dando assim um nome ao novo herói.

    
O primeiro teste de supervelocidade foi hilário...
De volta, Barry logo descobre que a nova onda de assaltos a banco na cidade é obra de um mesmo bandido, Clyde Mardon (Chad Rook) que todos julgavam morto desde o dia do pulso.

Pior: Barry descobre que o pulso também o modificou, dando a ele a habilidade de controlar a atmosfera, com neblina, tufões e etc. - ou seja: Mardon se transformou no vilão Mago do Tempo.

O Mago do Tempo em ação
E tome ação muito bem dirigida e efeitos especiais de primeira!

Depois de derrotar o Mago sob os olhos de Joe West, seu pai adotivo, que agora entende que Barry desde menino sempre lhe disse a verdade quanto ao momento da morte da mãe, vemos Barry visitando o pai, Henry, na penitenciária.

Uma cena bonita, tocante, que mostra todo o amor entre um pai e um filho - e vice e versa - e que foi bela pelo desempenho de Grant Gustin - grande e inspirado ator, mesmo tão jovem - e John Wesley-Shipp, que aqui interpreta seu pai mas vai ser lembrado sempre como o Flash do seriado de 1990.
John Wesley-Shipp e Grant Gustin: pai e filho na série
Para o uniforme do Flash, foram usados os velhos princípios da ciência dos quadrinhos.

Se temos os raios na orelha, eles têm uma função e quanto ao design, Cisco, o jovem cientista que criou a roupa, é tão 'fanboy' e entusiasmado quanto todos nós.

Ele colocou um raio amarelo no meio do uniforme porque achou que seria legal - afinal, Barry foi, de fato, atingido por um raio e este é o logo do herói que todos conhecemos e que o Dr. Sheldon Cooper ('The Big Bang Theory') adora ostentar em infindáveis camisetas.

100914_the flash_post1
"O jogo começou"
Com 'The Flash', temos finalmente a bem vinda junção do universo DC na TV e se a nova série já mostrou que não é um simples spin-off de 'Arrow', os fãs agora aguardam ansiosos a estreia da próxima série, 'Supergirl' - já confirmada.

Por enquanto, a única certeza que temos é de que 'The Flash' e 'Arrow' se passam no mesmo universo e ao mesmo tempo.

Foto
Efeitos especiais de primeira
Aliás, a participação de Oliver Queen nesse primeiro episódio quase foi gratuita, até o momento em que ele resumiu a diferença entre os dois personagens e, consequentemente, entre as duas séries: o Arqueiro é alguém muito dúbio para ter apoio incondicional, mas Barry pode inspirar pessoas, ele pode ser um herói.

O uniforme vai se tornar mais vermelho à medida que a série avança
Pelo menos, já podemos esperar o crossover com 'Arrow', as investigações sobre o assassinato da mãe de Barry e alguns paradoxos temporais.

Boa estreia.

TRAILER ESTENDIDO:


FICHA TÉCNICA:
'THE FLASH'
Primeira temporada:
13 episódios
Diretor do episódio piloto:
David Nutter
Roteiro:
Greg Berlanti, Andrew Kreisberg, Geoff Johns,
Elenco do episódio piloto:
Candice Patton, Carlos Valdes, Chad Rook, Danielle Panabaker, Grant Gustin, Jesse L. Martin,John Wesley-Shipp, Tom Cavanagh
Participação Especial:
Stephen Amell
Onde:
Warner Channel
Quando:
Quintas
Horário:
22h30

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário