sexta-feira, 21 de junho de 2013

'UNIVERSIDADE MONSTROS': DIVERTIDO, BEM ESCRITO, VISUAL ESPETACULAR E O VALOR DE UMA BOA AMIZADE


A Pixar Animation Studios surgiu em 1986 e foi um sopro de ar fresco na forma com que as animações eram feitas até então.

Com uma equipe muito criativa - com Edwin Catmull presidente, Steve Jobs, principal acionista e John Lasseter como diretor de criação - roteiros maravilhosos e personagens absolutamente cativantes, o estúdio logo tomou a dianteira da indústria, arrebatando legiões de fãs - eu incluso - a cada lançamento, sempre em parceria com a gigante Disney, que cuidava da distribuição.

Confesso que fiquei apreensivo quando o estúdio foi vendido à Disney em 2006, pois temia que tudo se pasteurizasse, se perdesse.

Mas não é que a Disney não só comprou a Pixar, como também a Marvel e a LucasFilm e não só manteve suas identidades, como ainda ampliou pra melhor seus universos?

Com roteiros absolutamente maravilhosos e uma transposição para as telonas fantástica, a agora Disney/Pixar é uma festa para todos os sentidos a cada vez que uma nova animação chega às telonas - e não foi diferente com 'Monstros S/A.' (2001), quando fomos apresentados à incrível dupla Mike e Sully, uma das duplas mais incríveis do cinema em todos os tempos.

Mike e Sully posam para foto à frente do portão principal da Universidade Monstros - imagens dessa postagem: Divulgação/Disney-Pixar

Era natural, assim, que, depois de quase U$ 570 milhões de bilheteria, mais faturamento absurdo em DVDs, Blu-rays e toda sorte de brinquedos, que o universo da dupla fosse revisitado, e o resultado é 'Universidade Monstros', que estreia hoje em 589 salas em todo o Brasil.

Aqui, Mike e Sully estão de volta, mas bem diferentes do que estávamos acostumados, já que acompanhamos o começo da amizade entre os dois grandes personagens.

Se não é tão bom quanto 'Monstros S.A.', é o melhor longa da Pixar nos últimos anos - vide o fraco 'Carros 2' e o bom 'Valente', que levou o último Oscar de Melhor Animação com todos os méritos.

Hollywood já nos deu incontáveis obras que se passam em universidades e este prólogo foi construído exatamente como uma comédia sobre universitários, uma versão moderna de 'A Vingança dos Nerds'.

Com roteiro inspirado, o longa apresenta, em meio a todos os clichês do gênero, as típicas competições entre agremiações de estudantes e situações embaraçosas para os personagens menos descolados.

A boa surpresa é vermos Mike (voz de  Billy Crystal novamente no original) mais simpático do que sua versão original, buscando realizar o sonho de tornar-se um assustador profissional, ou seja, monstros que retiram energia elétrica dos gritos de crianças humanas.

O protagonista é apresentado ainda garotinho durante uma visita à fábrica do primeiro filme, com toda a fofura que a menininha Boo garantia no original.

De aparelho nos dentes, Mike chega à Universidade

Sully (John Goodman) foi reduzido a coadjuvante e perdeu boa parte de seu carisma, pois se mostra um irritante filhinho de papai que acha tudo aquilo uma perda de tempo.

 Com isso, a dinâmica da dupla funciona de forma diferente e os dois só se tornam verdadeiramente interessantes quando a amizade entre eles realmente floresce.

A forma como Randy (Steve Buscemi), outro personagem clássico, é reintroduzido - ele começa como o amigável companheiro de quarto de Mike - é simplesmente sen-sa-cio-nal e ajuda a estabelecer a conecção para o longa de 2001.

O elenco reunido
O restante do elenco é composto de simpáticos novos personagens, embora nenhum realmente marcante.

Visualmente a obra é a mais impressionante da Pixar até agora, principalmente a movimentação dos pelos de Sully e com cenários também de tirar o fôlego, como o campus de arquitetura neoclássica semelhante à Hogwarts - nunca tinha visto o 3D numa animação ser tão bem usado como aqui.

A pelagem de Sully - aqui visto no seu crachá de estudante - é impressionante

Pena que Monstrópolis é fofinha demais e falha ao passar a ideia de que esses monstros realmente possam assustar alguém.

A Pixar é um dos estúdios mais criativos da indústria, mas sua crescente dependência de sequências e spinoffs mostra que cedo ou tarde a dura realidade de Hollywood alcança a todos.

Ainda assim, 'Universidade Monstros' é um bom filme, com roteiro e situações muito bem delineadas, no qual adultos também vão se divertir com a trama bem humorada sobre superação e estudantes competitivos dispostos a puxar uns o tapete dos outros.

Roteiro tem gags maravilhosas

Assim, a mensagem que o longa deixa é: se você tem um bom amigo, você tem tudo na vida - e é isso que basta.

Prepare-se para bons momentos entre pais e filhos no cinema.

Confira o último trailer divulgado do filme:


*****
UNIVERSIDADE MONSTROS
Título original:
MONSTERS UNIVERSITY
Gênero:
Animação
Direção:
Danj Scanlon
Roteiro:
Dan Scanlon, Daniel Gerson, Robert L. Baird
Elenco de Vozes Originais:
Billy Crystal, Dave Foley, Jeff Pidgeon, Joel Murray, John Goodman, Julia Sweeney, Peter Sohn, Steve Buscemi
Produção:
Kori Rae
Trilha Sonora:
Randy Newman
Duração:
107 min.
Ano:
2012
País: 
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
21/06/2013
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário