segunda-feira, 17 de junho de 2013

'O HOMEM DE AÇO': PRIMEIRAS CRÍTICAS E IMPRESSÕES


O novo longa do maior heróis das HQs estreou na última sexta (7) nos EUA e outros mercados, mas por razões que os fãs brasileiros ainda desconhecem, 'O Homem de Aço' só estreia aqui dia 12 de julho.

Com a estreia americana e depois de vê-lo em uma exibição para a imprensa, passei os últimos dois dias compilando impressões de diversas mídias sobre o longa.

O que deu pra notar até agora é que os fãs do Superman - como eu - viram um filme e os críticos, outro.

Divulgação/Warner Bros.

MINHAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Para mim - e para a grande maioria dos Superfãs - 'O Homem de Aço' é o filme de Superman que eu sempre quis ver, mas nunca pensei que alguém faria.

A duras penas, fiquei longe de todos os comentários até que eu vi o filme e, uma vez que eu o vi, fui verificar as principais publicações de mídia e sites de fãs para verificar o que se estava falando.

Teve de tudo, até quem diz que o Marvel Studios tem o único modelo de sucesso para fazer um filme de super-herói: criar 'filmes pipoca' que não façam pensar muito.

A fórmula tem funcionado - rentável e maravilhosamente para a Marvel, mas como todos sabemos, Superman é DC Comics e Warner Bros, e eles fazem as coisas de forma diferente, com outra dinâmica, outra textura e densidade.

E quando DC Entertainment tentou ser Marvel no filme "Lanterna Verde", quebrou a cara, já que ele foi uma enorme decepção para a maioria dos fãs de quadrinhos - com exceção do bom desempenho de Mark Strong como Sinestro, vá lá.

Divulgação/Warner Bros.
Também parece que alguns críticos são meio que viúvas de Christopher Reeve e Richard Donner - ator e diretor do primeiro longa do Super para as telonas (1978), respectivamente.

Se você quer ver um tributo a Donner, vá assistir a "Superman Returns", filme que não fez nenhuma tentativa de definir um Superman para uma nova geração, segurando-se no passado com um sósia de Reeve (Brandon Routh), mau ator e que mal deu um soco.

De minha parte, Henry Cavill é o Superman: totalmente mergulhado no papel, o ator acima da média é totalmente convincente como o Homem de Aço.

Se o Coringa de  Heath Ledger será sempre o padrão 'five stars' para vilões que são transpostos das HQs para as telonas, Michael Shannon como o general Zod é memorável e intimidante.

Existe uma boa explicação para a loucura de Zod: ele luta pela sobrevivência de seu povo, não importa o custo.

Zod é cruel? Não!
Ele é apenas um general focado em completar sua missão.

Cruel, sim, é a mulher braço direito de Zod, Faora-Ul (Antje Traue), que às vezes luta com Superman e parece uma boneca de pano - o que é muito divertido de se ver.

No longa, temos um olhar prolongado de Krypton e da família El, começamos a assistir a jornada de Karl, como ele descobre quem ele é e o que ele está destinado a ser.

O filme retrata habilmente os Kent (Kevin Costner e Diane Lane), que prestam os cuidados necessários para fazer alguém tão poderoso, tão compassivo, numa Smallville muito verdadeira.

Divulgação/Warner Bros.
Como Lois Lane, Amy Adams perde força nas cenas muitas vezes, mas ela é útil para Superman quando ele realmente precisa - linda na telona, faz par romântico perfeito com Cavill, os dois tendo muita química nas cenas juntos.

E tudo arrematado pela maravilhosa trilha sonora de Hans Zimmer - tão boa quanto à que ele fez para a trilogia 'Batman'.

Depois, há a ação, muita ação - tudo o que faltou no filme de 2006 e muito, muito mais.

A  batalha Superman vs Zod é 'a batalha das batalhas' nas telonas em todos os tempos, bem dirigida, bem editada, uma perfeição, enfim.

Se eu espero ansiosamente uma sequência? Lógico que sim!

Cavill é o cara que eu quero líder da Liga da Justiça? Sem dúvida!

A combinação da visão de Zack Snyder, o roteiro e os bons diálogos de David Goyer e a supervisão de Christopher Nolan me deram o filme de Superman que eu queria? Sem dúvida!

"Man of Steel" é perfeito?
É melhor do que "O Cavaleiro das Trevas"?

Não, mas é o Superman que os Superfãs estavam merecendo faz tempo.

*****
O QUE OS CRÍTICOS DISSERAM NESSE FINAL DE SEMANA

"Entre a ação e a angústia, 'Man of Steel' é uma viagem atribulada, com certeza.
Mas não há nenhuma maneira de ficar cego para as suas maravilhas."
Peter Travers, 'Rolling Stone Magazine'

"Há muito pouco humor ou alegria nessa história do Superman e não o desenvolvimento do caráter suficiente para nós realmente repararmos uma vez que um grande orçamento e pirotecnia estão em andamento".
Richard Roeper, jornal 'Chicago Sun-Times'

"Por enquanto, o público só pode especular sobre as profundezas ocultas de Cavill, que, ocupado, mito da criação bombástica de Zack Snyder é reduzido a pouco mais do que uma cifra triste ou espécime físico deslumbrante".
Ann Hornaday, jornal 'Washington Post'

Divulgação/Warner Bros.
"O principal problema aqui é ritmo e o equilíbrio na narrativa e na direção".
Lisa Kennedy, jornal 'Denver Post'

"Man of Steel" oferece muito barulho e confusão - mas nunca o simples charme do original em quadrinhos de Jerry Siegel e Joe Shuster ou a atuação auto-envergonhada de Christopher Reeve. Não é o melhor filme de Snyder - 'Watchmen' - mas é prazer sem limites".
David Edelstein,'New York Magazine'

"Snyder apresenta uma releitura elegante e iluminada da história de origem de que mais santo dos super-heróis, Superman".
Dana Stevens, 'Slate magazine'

Divulgação/Warner Bros.
"Essa é uma grande, grande, substanciosa aventura do super-herói que em geral faz o que se propõe a fazer, embora tenha uma duração excessiva. O que eu perdi vendo o longa foram os suaves prazeres inocentes do Superman do dia a dia, que todos conhecemos..... Devido à batalha cataclísmica neste filme, muito do homem de mistério e novidade de aço foram usados. Aventuras subsequentes podem perder altitude".
Peter Bradshaw, jornal 'The Guardian'

"Zack Snyder, Christopher Nolan e David S. Goyer conseguiram tornar-se a própria kryptonita do Superman, tirando o caráter icônico de seus maiores bens: inteligência, charme, e mais importante, esperança. 'Man of Steel' é maior decepção da temporada blockbuster".
Justin Craig, 'FoxNews.com'

'Dark reforma de estilo Knight' nunca se vem junto. Claro, Superman ainda é mais rápido que uma bala, mais poderoso que uma locomotiva .... Mas ele foi transformado no mais recente exemplar de uma longa linha de exame de consciência. Super-chocadeiras, preso entre seu planeta devastado de Krypton e adotado na sua nova casa na Terra, ele é apenas mais um estranho lidando com questões ".
Chris Nashawaty, 'Entertainment Weekly'

Divulgação/Warner Bros.
"Snyder sabe como colocar pimenta em um longa, e "Man of Steel" tem um alcance enorme que é difícil resistir .... Mas o que está faltando nessa nova saga Superman é uma sensação de leveza, de pop, alegria ".
Ty Burr, jornal 'The Boston Globe'

"Com Nolan da trilogia e envolvimento de Goyer, não é nenhuma surpresa que 'Man of Steel' é baseado no molde Batman, um filme escuro onde, pelo menos teoricamente, uma visão épica seria juntada com peso dramático. Ele não funcionou exatamente dessa forma".
Kenneth Turan, jornal 'Los Angeles Times'

"'Man of Steel' é um evento de cinema com um filme dentro do filme, que grita para sair. Apesar de sua absurda auto-seriedade, sua exagerada CGI, seu desespero e esforços para descrever a destruição de tudo na Terra, há grandeza neste recontar a origem do Superman. Momentos de grandeza íntima, alguns maravilhosos, atuação sutil, e um traje de super-herói que é um feito de louco, de gênio".
Stephanie Zacharek, jornal 'Village Voice'

Nenhum comentário:

Postar um comentário