segunda-feira, 17 de junho de 2013

'ARROW' - 1ª TEMPORADA: SÉRIE EVITOU ERROS DE 'SMALVILLE' E PRENDEU A ATENÇÃO ATÉ O ÚLTIMO - E ÉPICO - EPISÓDIO


Levemente inspirada nos quadrinhos 'The Longbow Hunters, Green Arrow: Year One' e 'Green Arrow' (2001-2007), além de uma clara influência pela trilogia do Batman de Christopher Nolan, a série da Warner, 'Arrow' acabou de encerrar sua 1ª temporada nas telinhas.

O principal acerto da série criada por Greg Berlant, Marc Guggenheim, Andrew Kreisberg e Mort Weisinger e que finalmente transpôs um dos heróis mais legais dos quadrinhos para outra mídia, foi uma narrativa realista e sombria, que embasou o desafio mais importante para os produtores: transformar personagens do Universo DC em personagens que se encaixam em um universo sem poderes.

Assim, a série apostou em um mundo completamente novo, com novos conflitos, personagens e tramas adequadas para TV, sem o objetivo de transpor as histórias das HQs integralmente para a telinha - o que pode ter desagradado alguns fãs do Arqueiro Verde, que, aliás,  nunca é chamado por esse nome, já que todos se referem a ele como 'O Vigilante'.

Oliver e seu guarda costas, John Diggle (posteriormente, auxiliar do Vigilante) - fotos dessa postagem: Divulgação/Warner TV

A trama é simples: Oliver Queen (Stephen Amell, sensacional), playboy já conhecido por fãs dos quadrinhos, sofre um acidente de barco e passa cinco anos em uma ilha, aparentemente morto.

Depois desse período, consegue retornar para sua cidade - aqui é Starling City e não Star City - já com uma nova identidade - o 'Vigilante' - e habilidades de luta e mestre no arco e flecha.

Na cidade,  reencontra familiares, amigos e uma série de conflitos que irão desenvolver seu lado anti-herói, que age no submundo da cidade para fazer o bem e fazer cumprir o último desejo de seu pai - e alimentar seu próprio desejo de vingança, evidente.

O Vigilante torna-se o foco do detetive Quentin Lance (Paul Blackthorne), pai de Laurel e Sara, que está determinado a prendê-lo e acusa Oliver como culpado da morte da filha e de sua esposa o ter largado, embora ele permaneça sem saber da sua verdadeira identidade.

Oliver é constantemente acompanhado por seu guarda-costas, John Diggle (David Ramsey), que mais tarde se une a Oliver em sua luta por justiça.

Moira Queen (Susanna Thompson), a corrupta mãe de Oliver, também está escondendo alguns segredos - ela sabe da sabotagem feita no iate da família e que resultou na morte do marido e de Sara.

Oliver (direita), ainda na ilha

Se a única exigência feita pelo The CW - canal que exibe a série nos EUA - foi uma narrativa com elementos de drama familiar, adequada ao seu público, a série reuniu bem roteiro de ação com drama, e criou condições para desenvolver-se em seu ambiente televisivo.

Nessa primeira temporada, os personagens foram desenvolvidos de forma verdadeira, coerente e até acelerada, sem muito tempo para as já conhecidas 'barrigas'.

Frequentemente comparada com outra série do CW - 'Smallville' - aqui os roteiristas mostraram todo o tempo que estavam no domínio da história e não desgastaram a audiência e a paciência do telespectador como na série do jovem Clark Kent, campeã de encheção de linguiça dos últimos tempos.

Aqui, os roteiristas desenvolveram personagens, criaram expectativas e lhes deram destinos completamente diferentes do esperado - o que acabou sendo o grande  achado da série.

Se o espectador conhece as referências dos quadrinhos, tem uma leve noção do que poderá acontecer, será surpreendido quando menos espera, mesmo com referências aos quadrinhos permeando os episódios, que brotaram das mais diversas formas, seja em nomes de quadrinistas famosos em ruas, empresas e personagens; easter eggs em muros, roupas e cartazes e personagens do mundo da sétima arte completamente repaginados.

Em 23 episódios, a série criou um arsenal de boas referências e um universo expandido, já que juntamente à trama televisiva são publicados semanalmente os quadrinhos oficiais da série - disponibilizados no site da DC - que explicam elementos da história que não couberam na TV, origens de personagens e aventuras aleatórias.

O vigilante enfrente Vertigo

Se o romance se fez presente na trama, não roubou a cena: Laurel Lance (Katie Cassidy), a Canário Negro, apareceu na vida de Oliver Queen para protagonizar um triângulo amoroso fraco, que fechou a temporada.

Outros personagens também merecem destaque: Felicity Smoak (Emily Bett Rickards), aqui fazendo as vezes de Chloe Sullivan na ajuda ao herói; Thea Queen (Willa Holland), a protagonista do drama adolescente e Tommy Merlyn (Colin Donnell), o aspirante a vilão Vertigo.

Colin Donnell como Tommy Merlyn, o vilão Vertigo

Foi notável o cuidado dos roteiristas e produtores para transformar cada episódio em algo verdadeiro e capaz de engajar pessoas, semana a semana - um passo de cada vez.

A série encerrou sua temporada de estreia com uma trama rica, com roteiros bem escritos, edição ágil e histórias que a princípio pareciam desconexas, mas que ao longo da temporada complementaram-se para explodir em um episódio final épico e sen-sa-cio-nal.

'Arrow' apresentou dramas comoventes, reviravoltas e muitas surpresas, mas o futuro da história de Oliver Queen e dos que o cercam ainda não foi divulgado, o que deixa à série um novo desafio.

A primeira temporada de 'Arrow' tinha diversos motivos para dar errado, mas mostrou que aprendeu com os erros de 'Smallville', redefinindo o gênero de super-heróis na TV.

Aguardando a 2ª Temporada com ansiedade.

Confira o trailer legendado da 1ª Temporada:


*****
'ARROW'
Exibição nos EUA: 
The CW
Exibição no Brasil: 
Warner Channel
Elenco Principal:
Stephen Amell, Susanna Thompson, Emily Bett Rickards, Willa Holland, Colin Donnell, David Ramsey, Paul Blackthorne
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário