sexta-feira, 7 de junho de 2013

'DEPOIS DA TERRA': WILL SMITH RESOLVEU DAR UM FILME DE PRESENTE DE VERÃO PARA O FILHO JADEN, E QUEM SOFRE SOMOS NÓS



Em Hollywood, sempre foi muito comum pais famosos prestigiarem seus filhos e, não raro, darem firmes empurrões quando estes decidem seguir suas carreiras.

Foi assim com Drew Barrymore - neta das lendas dos anos 20/30 Ethel e Lionel - Michael Douglas - filho de Kirk - e Jane e Peter Fonda - filhos de Henry - só para lembrarmos de alguns filhos de peixe que virarão peixões e alegram nossas telonas até hoje, com garra, presença cênica e talento, muito talento.

De uns anos para cá, Will Smith - o ator de Hollywood que mais faturou na última década - quer porquê quer transformar seu filho Jaden num astro tão grande quanto ele.

Só que Will é um performer fantástico, canta, dança e interpreta como ninguém.

Jaden é mais sem sal que canja de hospital, tadinho, e vem provando isso desde seu primeiro filme, 'À Procura da Felicidade' (2006), onde tentou interpretar o filho do personagem de seu pai, Will.

Pai e filho em banner promocional do longa - fotos dessa postagem: Divulgação/Sony Pictures

Depois, enterrou o que prometia ser um bom projeto: a refilmagem de 'Karatê Kid' (2010).

Os empurrões de papai parecem que não deram muito certo, tanto que agora Will faz novamente seu pai na ficção científica 'Depois da Terra', que estreia hoje aqui no Brasil e onde fica evidente que Mr. Smith decidiu dar a seu filho de presente um blockbuster de verão.

Aqui, e após duas horas de um deprimido Jaden Smith correndo em pânico e jogando pedras contra macacos sem um pingo de credibilidade, fica claro que o longa não é nada além de um presente para um garoto rico de Hollywood.

O cineasta indiano M. Night Shyamalan tem onze filmes no currículo.

Até agora, acertou em um só filme, o bom 'O Sexto Sentido' (1999) - e prova que não é a pessoa indicada para dirigir esse, já que aqui nem temos as sucessivas reviravoltas na trama - marca registrada do diretor - e que poderiam deixar o longa de Bibo Pai e Bobi Filho menos sonolento.

Will Smith como o general Cypher, em cena do longa

O enredo, criado a partir de uma ideia de Smith Pai, é ambientado mil anos após os humanos abandonarem a Terra e agora, morando no planeta Nova Prime, encontram um terrível inimigo, os Skrel, que consideram o local sagrado, e criaram monstros chamados Ursas para caçarem pessoas.

Entra em ação o cadete Kitai (Jaden), filho do legendário general Cypher (Will), que tenta se aproximar de seu pai após anos separados pela guerra - só que na primeira viagem juntos, caem na Terra.

Tudo bem que, nesses mil anos, a Terra se tornou um local inóspito e com animais gigantes e violentos, mas além do monstro que estava na nave, não existe perigo real para o garoto - isso fica claro desde o começo.

Faltam coadjuvantes para serem mortos e deixarem as coisas tensas, como acontece em 'Alien – O Oitavo Passageiro' ou 'Predador', por exemplo.

A trama é um videogame, onde o herói precisa chegar ao final para recuperar um item escondido, atravessando fases diferentes e lutando contra chefões - um dos roteiristas, Gary Whitta, é um veterano jornalista de games que já trabalhou até no site IGN.

Jaden Smith como o cadete Kitai, em cena do longa

O espectador saca logo que nada realmente acontece, além de pai e filho resolverem diferenças por rádio a quilometros de distância um do outro e onde as discussões são feitas sem interação dos atores - que olham para o nada enquanto vomitam suas falas no mais absoluto controle remoto.

Embora Zoë Kravitz e Sophie Okonedo tenham pequenas participações - como mãe e irmã de Kitai - o longa tem apenas dois personagens relevantes e um deles não sai da nave em nenhum momento.

A atriz Zoë Kravitz faz uma pequena participação como a mãe de Kitai

Os efeitos, aparentemente feitos às pressas, mais parecem os de séries de TV  e só o visual assustador das Ursas interessa.

A direção de arte, medonha, exagera na temática "sustentável" - pedido de Jaden Smith - e cria ambientes teatrais, compostos basicamente de tecidos brancos - nada práticos.

Nos figurinos, a roupa de sobrevivência usada pelos protagonistas é a única que presta.

Assim, o longa não consegue empolgar nem por um minuto e para os fãs de sci-fi, o triste é ver um universo com tanto potencial sendo jogado no lixo por essa fraquíssima  produção.

Leve um travesseirinho ao cinema: você vai dormir logo.

Só para os insones.

Confira o trailer do filme:


*****
Depois da Terra
'DEPOIS DA TERRA'
Título Original:
AFTER EARTH
Gênero:
Drama sci-fi
Direção:
M. Night Shyamalan
Roteiro:
Gary Whitta, Stephen Gaghan
Elenco:
Will Smith, Zoë Kravitz, Jaden Smith, Chris Geere, David Denman, Diego Klattenhoff, Glenn Morshower, Isabelle Fuhrman, Jaden Martin, Sophie Okonedo e outros
Produção: 
Caleeb Pinkett, James Lassiter,
Fotografia:
Peter Suschitzky
Montador:
Steven Rosenblum
Trilha Sonora:
James Newton Howard
Duração:
100 min.
Ano: 
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil: 
07/06/2013
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Blinding Edge Pictures / Gary Whitta
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário