sexta-feira, 28 de junho de 2013

'GUERRA MUNDIAL Z': MESMO SEM SER TÃO BOM QUANTO OUTROS FILMES DE ZUMBIS, LONGA É BEM FEITO E AGRADA


Para mim, Brad Pitt é um dos atores mais completos de sua geração.

Casado com a Diva Angelina Jolie e pai de seis filhos pequenos, Pitt vinha dizendo em inúmeras entrevistas que seus filhos não conseguiam ver os filmes que ele fazia, mesmo porquê eles não eram longas endereçados a crianças.

Pois papai Pitt aceitou produzir e estrelar 'Guerra Mundial Z', que estreia hoje em 539 salas em todo o Brasil, justamente para que sua meia dúzia de filhos o vissem em ação.

Cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Paramount Pictures Brasil

Os filhos de Pitt e o espectador que for conferir o longa no cinema vão encontrar uma tentativa de dar novo fôlego às produções sobre zumbis, mas que está longe de parecer um típico filme sobre os mortos vivos.

Encontrarão, sim, um mix de filme-catástrofe e drama familiar onde o sangue, tão presente em obras do gênero, quase nem aparece - mesmo porque era preciso conseguir uma classificação indicativa mais alta e assegurar a bilheteria do público adolescente .

Dirigido pelo competente Marc Foster ('007 – Quantum of Solace'), o longa é baseado no romance de Max Brooks, filho do cineasta, humorista e lenda de Hollywood Mel Brooks e  que foi muito fielmente adaptado .

Brad Pitt como Lane, em cena do longa

Aqui, Pitt é Gerry Lane, um ex-investigador da ONU de volta à ativa após uma pandemia misteriosa começar a transformar seres humanos em mortos-vivos que só querem morder quem ainda não entrou para a sua igrejinha.

Se no começo, ao ser convocado, Lane recusa - como todo herói que se preze - topa a empreitada para poder deixar sua mulher e duas filhas em segurança num navio militar.

A partir daí, o longa se transforma em um thriller itinerante, com Lane indo a diversos países em busca de uma possível cura para o apocalipse zumbi.

Se suas viagens não se justificam - mesmo porquê quase nada do que acontece ao longo do caminho tem grande efeito sobre o desenlace da trama - sua experiência como ex-funcionário da ONU, o são e nesse meio tempo, o filme não consegue seguir um arco de tensão e pânico crescente.

Cena do longa

Ainda bem que as cenas bem dirigidas dos embates com os zumbis são empolgantes e capazes de deixar certa ansiedade e angustia no espectador, e isso mesmo com boa parte dos mortos-vivos que se vê na telona sendo criados por computação gráfica, vistos à distância - os poucos zumbis caracterizados, quando vistos de perto, são pouco assustadores.

Em resumo: o que falta de terror, sobra espetáculo técnico, como na cena em que zumbis formam uma espécie de pirâmide de mortos-vivos para ultrapassar uma muralha gigante em Jerusalém - uma cena impressionante e muito bem feita.

A tecnologia nestas sequências é bem empregada e serve para dar a dimensão da invasão e poder de destruição do exército de mortos vivos, mas não se vê a intenção de se criar o temor e apreensão que se espera de um filme do gênero.

A devastação vista em cada parte do mundo onde Lane chega nunca vira um sentimento maior de desesperança, de fim próximo, de que pode-se estar morto daqui a alguns instantes.

Lane protege sua família, em cena do longa

Lane escapa facilmente de cenários cada vez mais improváveis e mesmo que em quase nenhum momento ele esteja tratando efetivamente de achar a cura, sabe-se que ela aparecerá diante de seus olhos como num passe de mágica.

O longa é um thriller que lança um novo olhar sobre zumbis, sem a felicidade de outras obras já filmadas e mesmo da boa série 'The Walking Dead', mas que garante duas horas de diversão sem maiores pretensões ao espectador.

Prefira assistir ao longa com cópias em 2D - o 3D aqui é absolutamente dispensável e em muitos momentos só atrapalha.

Os filhos do Brad e da Angelina devem ter gostado.

Confira o trailer do filme:


*****
'GUERRA MUNDIAL Z'
Título Original:
WORLD WAR Z
Gênero:
Terror
Direção:
Marc Forster
Roteiro:
J. Michael Straczynski, Matthew Michael Carnahan - baseados em obra de Max Brooks
Elenco: 
Brad Pitt, Abigail Hargrove, Ann Ogbomo, Daniella Kertesz, David Andrews, David Morse, Elyes Gabel, Ernesto Cantu, Fabrizio Zacharee Guido, Féodor Atkine, Gil Cohen-Alloro, Hugh Terry, Jake Pashkin, James Badge Dale e outros
Produção:
Brad Pitt, Ian Bryce, Jeremy Kleiner
Fotografia:
Robert Richardson
Montador:
Matt Chesse, Roger Barton
Trilha Sonora:
Marco Beltrami
Duração:
116 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos / Malta
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
28/06/2013
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Apparatus Productions / GK Films / Hemisphere Media Capital / Latina Pictures / Paramount Pictures / Plan B Entertainment / Skydance Productions / UTV Motion Pictures
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário