sexta-feira, 28 de junho de 2013

'OS AMANTES PASSAGEIROS': ALMODÓVAR QUER SER 'VINTAGE' E FAZ SEU PIOR FILME


Que o diretor espanhol  Pedro Almodóvar reinventou desde os 80 o cinema autoral europeu, ninguém tem dúvidas.

Falar de sua carreira, dos seus filmes e dos bons atores e atrizes que tiveram papéis magistrais nos seus projetos - Antonio Banderas, Penélope Cruz, Marisa Paredes, Cecilia Roth, entre outros - é chover no molhado.

Se Almodóvar criou um estilo único e inconfundível de se fazer Cinema, parece que ele agora precisou fazer um filme descaradamente ruim para provar a tudo e a todos que tem liberdade para mudar ou indicar que pode mudar de rumo.

Assim, as presenças de Antonio Banderas e Penélope Cruz - atores-fetiche das duas fases do cineasta - na cena pastelão de abertura de "Os Amantes Passageiros" - que estreia hoje em 66 salas em todo o Brasil - só servem para que nenhum espectador se confunda e racionalize: "Sim, este deve parecer um filme de Almodóvar, por isso os dois".

Almodóvar dirige Cruz e Banderas na cena de abertura do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Paris Filmes

Aqui, o diretor espanhol retoma a veia cômica escrachada de seus primeiros filmes, após 20 anos aprimorando-se na sofisticação do melodrama, para se despojar do que o seu percurso confundiu como assinatura - e é aqui que os problemas afloram.

Afinal, qual o sentido de resgatar em pleno 2013 as cenas surrealistas e sem noção que fizeram a fama do diretor nos 80 em uma alegoria, um tanto óbvia, da crise espanhola?

O elenco do longa no cenário único em que a trama se passa

No longa, a Espanha é um avião em pane em pleno voo, a tripulação vive batendo cabeça, apaga os passageiros da classe econômica e droga os da executiva, enquanto os personagens centrais variam entre mulheres à beira de um ataque de nervos, machos-alfa acuados e bichinhas pintosas, que tem chiliques a cada homem que aparece.

Cecilia Roth, em cena do longa

Evidente, o espectador ri das primeiras piadas apelativas e sexuais - só que, depois de tanta repetição, o recurso fica estúpido e se esgota rapidamente.

A escolha de três pintosas para serem os comissários de bordo do avião só endossa o velho e inútil preconceito da 'bicha louca', como também é constrangedora a cena quando o avião se torna palco para uma dublagem de "I'm So Excited", das Pointer Sisters.

Os comissários na 'dubrage'

O final - ao som de "The Look", do Metronomy - mostra que Almodóvar quis brincar de ser, talvez, um artista atemporal.

Pena que o cheiro de naftalina não consiga fazer do seu filme uma obra 'vintage', mas sim um filme velho, datado e sem noção.

Cineasta de filmografia inquestionável que parece não conhecer limites - como provou no excelente 'A Pele que Habito', seu projeto anterior - Almodóvar fez aqui um filme menor, descartável, uma comédia pontuada por alguns momentos engraçados, mas que parece sem rumo assim como boa parte de seus personagens e seu desperdiçado elenco - além de Banderas e Cruz, temos Javier Camara, Lola Dueñas, Cecilia Roth, entre outras estrelas do cinema espanhol.

O pior filme de Almodóvar de todos os tempos.

Confira o trailer do filme:


*****
'OS AMANTES PASSAGEIROS'
Título Original:
LOS AMANTES PASAJEROS
Gênero:
Comédia
Direção:
Pedro Almodóvar
Roteiro:
Pedro Almodóvar
Elenco:
Antonio Banderas, Antonio de la Torre, Bárbara Santa Cruz, Blanca Suárez, Carlos Areces, Carmen Machi, Cecilia Roth, Concha Galán, Coté Soler, Guillermo Toledo, Hugo Silva, Javier Cámara, José Luis Torrijo, José María Yazpik, Laya Martí, Lola Dueñas, María Morales, Miguel Ángel Silvestre, Nasser Saleh, Paz Vega, Penélope Cruz, Pepa Charro, Raúl Arévalo, Susi Sánchez, Violeta Pérez
Produção:
Agustín Almodóvar, Esther García
Fotografia:
Jose Luis Alcaine
Montador:
José Salcedo
Trilha Sonora:
Alberto Iglesias
Duração:
90 min.
Ano:
2013
País:
Espanha
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
28/06/2013
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
El Deseo S.A
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário