quinta-feira, 6 de junho de 2013

A SEMANA NA TV


Confira:

AUDIÊNCIAS
*****
IBOPE JÁ MEDE AUDIÊNCIA DE PROGRAMAS GRAVADOS E DA WEB EM SP
*****
GLOBO JÁ É A SEGUNDA EMISSORA DE TV DO MUNDO
*****
'SARAMANDAIA': REMAKE ESTREIA DIA 24 MAS SERÁ "DIFERENTE" DO ORIGINAL, SEGUNDO O AUTOR RICARDO LINHARES
*****
'SARAMANDAIA': VERA HOLTZ LEVA 4 HORAS PARA SE TRANSFORMAR EM DONA REDONDA
*****
'SAI DE BAIXO': ELENCO ORIGINAL JÁ COMEÇOU GRAVAÇÕES DOS 4 EPISÓDIOS ESPECIAIS PARA O CANAL VIVA
*****
'FUTURAMA': ADAM WEST E BURT WARD VÃO FAZER PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
*****
'FAMÍLIA SOPRANO': SINDICATO DOS ROTEIRISTAS ELEGE SÉRIE COMO A MAIS BEM ESCRITA
*****
NOTÍCIA DO DIA: SOB PRESSÃO, GUGU DEIXA A RECORD, PODE IR PARA A GLOBO E É SUBSTITUÍDO POR RODRIGO FARO
*****
O MELHOR DA SEMANA: NATHALIA TIMBERG ENTRA EM 'AMOR À VIDA' E ROUBA A CENA COM SUZANA VIEIRA
*****
ENTREVISTA: MATEUS SOLANO
*****
Veja:

AUDIÊNCIAS

Frio, chuva, final de feriadão, estreia de Ronaldo como comentarista, o novo Maracanã: não faltaram bons motivos para o amistoso da seleção brasileira conquistar um bom público na Globo,  no domingo (2).

O amistoso Brasil x Inglaterra registrou recorde de audiência do futebol aos domingos na emissora líder em 2013: 29 pontos de audiência - cada ponto equivale a 62 mil domicílios de Grande São Paulo.

Apesar do ibope em alta, a Globo teve problemas com o áudio da transmissão e críticas pesadas nas redes sociais sobre a atuação de Ronaldo como comentarista - ele conseguiu ser mais 'sabonete' que o Caio Ribeiro!


Já a chegada de novas histórias em “Amor à Vida” (Globo) não prejudicou a audiência da novela.
A nova trama das 21h da registrou na segunda (3) recorde de audiência, com média de 38 pontos.

IBOPE JÁ MEDE AUDIÊNCIA DE PROGRAMAS GRAVADOS E DA WEB EM SP

São Paulo é a primeira região a ter a audiência aferida por um novo medidor do Ibope (peoplemeter), o DIB 6, capaz de detectar conteúdos reproduzidos em TVs, computadores, tablets e smartphones.

A principal inovação do equipamento - que aos poucos irá substituir o outro medidor, o DIB 4 - é a capacidade de reconhecer conteúdo pelo áudio, seja na TV, DVD ou na internet.

Ele também identifica se o programa assistido está em tempo real ou se foi previamente gravado pelo usuário.

Assim, as amostras do Ibope passarão a considerar não só a audiência da programação “ao vivo”, mas também todo o conteúdo assistido fora da programação.

O logo do Ibope

A solução, entretanto, não substituirá completamente o aparelho anterior, o DIB 4, e ainda passará por diferentes etapas de implantação.

As próximas localidades que receberão a tecnologia DIB 6 são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Distrito Federal, até setembro de 2013. 
Para as demais cidades, a novidade virá no 1º semestre de 2014 .

“Estimamos que até dezembro tenhamos 5% (130 domicílios) das amostras dessas seis cidades com o DIB 6. O novo peoplemeter será utilizado nas residências com televisores com tecnologia mais avançada” diz Dora Câmara, diretora do Ibope.

GLOBO JÁ É A SEGUNDA EMISSORA DE TV DO MUNDO

Segundo o 'Jornal do Brasil', a Rede Globo foi classificada como a segunda maior emissora de TV do mundo, deixando a terceira posição que ocupava no ranking mundial até então.

O logo da více líder mundial

Após subir na classificação, a Globo fica atrás somente da rede americana ABC.

Em seguida estão as também americanas CBS e NBC, a mexicana Televisa, a americana CNN e britânica BBC, respectivamente.

Auto declarada principal concorrente da Globo no Brasil, a Rede Record segue estacionada na 28ª posição do ranking mundial.

'SARAMANDAIA': REMAKE ESTREIA DIA 24 MAS SERÁ "DIFERENTE" DO ORIGINAL, SEGUNDO O AUTOR RICARDO LINHARES

Um projeto ousado e completamente diferente do que foi exibido em 1976.

Assim é o remake de "Saramandaia", segundo Ricardo Linhares, dramaturgo responsável pela reedição da obra, originalmente escrita por Dias Gomes.

A novela será exibida no horário das 23h na Globo, a partir do dia 24 de junho.

"Eu mudei completamente a maneira de contar a novela. O público, por exemplo, sabe que o Gibão tem asas desde o primeiro capítulo. É uma maneira nova de contar aquela mesma história. É uma obra nova", afirmou.

Na apresentação para a imprensa da trama, na noite de terça (4) no Projac, no Rio de Janeiro, Ricardo fez questão de ressaltar as principais diferenças.

"O foco principal da novela é a história de amor da Lília Cabral com o José Mayer, que é uma coisa totalmente nova. A personagem da Lília não existia e foi escrita especialmente para ela. Desde que a ideia do remake foi aprovada, que eu tive toda a liberdade para fazer o que eu quisesse, mudar tudo o que eu quisesse, criei o personagem da Lília como a protagonista da história.. É um projeto ousado, que foge completamente ao naturalismo de hoje em dia, que as pessoas estão acostumadas a ver", afirmou.

O escritor Ricardo Linhares - foto: O Dia
Ricardo também confessou que sempre pensou em fazer o remake dessa novela.

"Foi uma novela que me marcou, eu tinha 14 anos quando passou pela primeira vez, além de despertar muito a curiosidade do público. É engraçado, as pessoas sabem que tinha alguém que botava formigas pelo nariz, uma mulher que explodia, mas não lembram mais de nada. E essa novela veio depois de Gabriela, mas as pessoa lembram muito mais de 'Gabriela' que de 'Saramandaia'. Lembram mais do título e de alguns personagens do que qualquer outra coisa. Então, é legal agora, que a Globo está fazendo um resgate dos grandes clássicos da teledramaturgia, fazer um resgate de "Saramandaia" para as novas gerações, com essa possibilidade enorme de recursos, efeitos especiais e caracterizações. Isso é fantástico", completou.

Além de Lília, Ricardo incluiu novos personagens, como os de Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro, mas manteve a ideia original, de um plebiscito para mudar o nome da cidade de Bole-Bole para Saramandaia.

No original, a fictícia cidade ficava no interior de Pernambuco - nesta versão, não terá uma localização precisa.

José Mayer brincou sobre repetir a parceria amorosa com Lília.

"Nos já somos institucionais", comentou.

Já a atriz disse que só consegue pensar na mulherada.

"E uma cinquentona que vive um amor maduro, repleto de sensualidade. Estou adorando. Só consigo pensar nas mulheres que estarão assistindo", divertiu-se.

No elenco do remake também estarão Gabriel Braga Nunes e Marcos Palmeira - que não conseguiram chegar a coletiva - Renata Sorrah, Fernanda Montenegro e Tarcísio Meira, entre outros.

'SARAMANDAIA': VERA HOLTZ LEVA 4 HORAS PARA SE TRANSFORMAR EM DONA REDONDA

A repórter Cláudia Dias, do UOL, esteve acompanhando as gravações da nova novela das 23h e conferiu a transformação da atriz Vera Holtz na icônica Dona Redonda.

Vera leva quatro horas por dia para se transformar na personagem: três próteses com enchimento - nos braços, pernas e pescoço -, são coladas na atriz, para que ela ganhe os 250 quilos que tem a personagem.

Tudo isso em um trabalho meticuloso, que dura cerca de quatro horas, contando com uma hora que a cola leva para secar.

"É um trabalho bem diferente de tudo o que eu venho fazendo, trabalho de equipe mesmo. Até ela ficar pronta, tem muita gente que me ajuda, e eu dependo totalmente deles", afirmou a atriz.

Vera Holtz já caracterizada como Dona Redonda para o remake de 'Saramandaia' - foto: Alex Carvalho - TV Globo

Segundo Vera, as próteses são completamente orgânicas, o que faz com haja todo um cuidado especial em seu uso e até no armazenamento.

"Tem um tempo de duração. Elas não podem ficar muito tempo expostas. Depende de temperatura, exposição ao sol, do estúdio... Em cada situação ela se comporta de um jeito. Depois, tem que ter um tempo para tirar, porque tudo isso é feito com técnica de colagem", contou.

Apesar da mão de obra da caracterização, Vera se diverte muito ao se ver pronta no espelho.

"É sempre muito engraçado. Eu fico muito concentrada durante as quatro horas, vou ficando completamente zen, mas quando me vejo, é sempre uma surpresa."

'SAI DE BAIXO': ELENCO ORIGINAL JÁ COMEÇOU GRAVAÇÕES DOS 4 EPISÓDIOS ESPECIAIS PARA O CANAL VIVA

Sucesso na Globo entre 1996 e 2002, o humorístico "Sai de Baixo" terá quatro episódios novos exibidos pelo canal pago Viva a partir de 11 de junho.

A gravação dos episódios da nova safra começou na terça (4) no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, com boa parte do elenco e da equipe originais.

A história começa com os personagens, que não se viam há 11 anos, se reunindo no apartamento onde viveram no Largo do Arouche (região central de SP) após receberem um convite anônimo para jantar no local.

Caco Antibes (Miguel Falabella) volta ao Brasil após ter ficado anos preso na Dinamarca; Magda (Marisa Orth), por sua vez, ficou esse tempo todo perdida no aeroporto de Guarulhos.

O esnobe de "beleza nórdica" estará noivo de outra mulher (Ingrid Guimarães em participação especial no segundo episódio).

Enquanto isso, Cassandra (Aracy Balabanian) estava morando no interior com uma tia rica e Vavá (Luis Gustavo) estava explorando a floresta amazônica.

Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Márcia Cabrita, Miguel Falabella e Marisa Orth posam no Teatro Procópio Ferreira na terça - foto: Divulgação/TV Globo

Ao chegarem ao apartamento, eles descobrem que a anfitriã misteriosa é Neide Aparecida (Márcia Cabrita), que ficou rica, comprou o imóvel e quer esfregar seu dinheiro na cara dos ex-patrões, que se submetem a viver de favor no antigo endereço porque estão todos sem dinheiro nenhum.

Como era praxe no programa original, parte da plateia do teatro estará reservada para o público em geral, que poderá acompanhar as loucuras da trupe.

Os demais lugares estão reservados para convidados - a quantidade de convites dados ao elenco foi motivo de piadas por parte dos atores durante a apresentação dos novos episódios para a imprensa.

Eles brincaram que eram seis convites para cada, mas a produção esclareceu que cada um recebeu 80 convites, sendo 10 para cada apresentação (cada episódio terá duas gravações).

"O grande barato é o nosso reencontro, a oportunidade de estar no palco juntos de novo", afirmou Falabella, que também assina o roteiro final do episódio.
"Eu acho que vou me divertir mais que o público."

Apesar da boa audiência que as reprises têm no Viva e da empolgação com os novos episódios, os atores negaram a possibilidade de o programa voltar a ser produzido regularmente uma vez que todos estão envolvidos em outros projetos, seja no teatro ou na televisão.

As "reunions" são um tipo de programa recorrente na televisão americana: anos depois de terminada uma série de sucesso, é comum que elenco e equipe se reencontrem para um episódio especial, que geralmente mostra o que aconteceu com os personagens nesse meio tempo.

A "reunion" de "Seinfeld" - feita ao longo da sétima temporada de "Segura a Onda", estrelada por Larry David, o criador de ambas as "sitcoms" - era tão esperada que ganhou até capa de revista.

A de "Friends" ainda não saiu dos sonhos dos fãs, mas é frequentemente cobrada.

No Brasil nunca tínhamos tido uma - até porque nossa TV é muito mais voltada para as novelas do que para as séries - mas esse ineditismo vai terminar com a mini temporada de "Sai de Baixo".

Do elenco original, dois desfalques de peso: Cláudia Jimenez - que fazia a empregada Edileuza, se recupera de uma cirurgia no coração - e Tom Cavalcante - o porteiro Ribamar, prometeu nunca mais pisar na Globo, já que saiu brigado da emissora.

Também não faltou um personagem essencial para o sucesso do programa: o público.

Marisa, Aracy, Luiz e Miguel, em cena do episódio gravado na terça - foto: AgNews

O charme do "Sai de Baixo" sempre foi sua plateia, que se esborrachava de rir a cada improviso do elenco, um formato clássico que vem da "Família Trapo" - exibida pela Record nos anos 60 - e que será retomado pelo Multishow com o humorístico "Vai que Cola", que estreia em julho.

O público das duas sessões desta terça aguentou firme os atrasos e o frio, formando uma fila que dobrava a esquina da rua Augusta com a Oscar Freire - um reencontro aguardadíssimo: se os ingressos para as gravações do "Sai de Baixo" já eram disputados a tapa uma década atrás, imagine agora.

Nem os atores resistiram à emoção, segundo o colunista Tony Goes, do UOL: o diretor Denis Carvalho contou que todos choraram ao entrarem novamente no mesmo teatro onde trabalharam por seis anos, de 1996 a 2002.

Mas como todos estão envolvidos em outros projetos e as agendas são apertadíssimas, não houve tempo para decorarem bem os novos textos, com a ação tendo que ser interrompida inúmeras vezes, tantos foram os erros e os "brancos" - muito mais do que antigamente.

Só que ninguém se importou: o clima era mesmo o de um reencontro com a família, no palco e na plateia - uma festa.

O texto continua recheado de absurdos, mas me pareceu melhor elaborado do que a média do programa - especialmente do que nas últimas temporadas, quando já imperava um certo vale-tudo.

Também teve mais palavrões (que talvez sejam cortados na edição final) e mais piadas políticas - inclusive um "chupa, Feliciano!" bem colocado.

Os do contra  podem dizer que "Sai de Baixo" é uma relíquia de outra era, quando o Brasil era ainda mais desigual.

De fato, não faltaram farpas contra a "nova classe C" e o final do episódio, então, foi quase reacionário: os ex-ricos passaram a perna nos ex-pobres e voltaram a ser ricos.

Só que o que realmente importa é que, durante quatro semanas, estará quase tudo de volta: o "cabeção", o "canguru perneta" e, obviamente, o "cala boca, Magda" - gritado em coro pelo público com um misto de alívio e triunfo.

Que saiu do teatro por volta da uma hora da manhã, exausto porém feliz.

'FUTURAMA': ADAM WEST E BURT WARD VÃO FAZER PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Adam West e Burt Ward - a dupla dinâmica da cult série de TV do Batman dos anos 60 - estarão no nono episódio da atual temporada da animação.

Nas imagens, dá para ver que os dois vão brincar um pouquinho de Batman e Robin.

Adam West em 'Futurama' - imagem: Divulgação

O episódio se chama “Leela and the Genestalk” e vai ao ar em agosto nos Estados Unidos.

Essa é também a última temporada de 'Futurama': depois de ter sido resgatada do seu primeiro cancelamento pelo canal Comedy Central, o seriado foi cancelado novamente.

Burt Ward em 'Futurama' - imagem: Divulgação

Os produtores prometeram que 'Futurama' vai terminar em grande estilo e as presenças de West e Ward comprovam isso.

Mais convidados especiais devem aparecer até o último episódio.

'FAMÍLIA SOPRANO': SINDICATO DOS ROTEIRISTAS ELEGE SÉRIE COMO A MAIS BEM ESCRITA

A Associação de Roteiristas dos Estado Unidos elegeu 'Família Soprano' como a série mais bem escrita de todos os tempos, seguida de 'Seinfeld' e 'Além da Imaginação'.


Veja as dez primeiras colocadas abaixo:

1. 'Família Soprano' (HBO) - criada por David Chase, exibida entre 1999 e 2007.


2. 'Seinfeld' (NBC) - criada por Larry David e Jerry Seinfeld, exibida entre 1990 e 1998.

3. Além da Imaginação (CBS) - criada por Rod Serling, exibida entre 1959 e 1964.

4. 'All in the Family' (CBS) - desenvolvida para a TV por Norman Lear, baseada em 'Till Death Us Do Part', criada por Johnny Speight e exibida entre 1971 e 1979.

5. 'M*A*S*H' (CBS) - desenvolvida para a TV por Larry Gelbart e exibida entre 1972 e 1983.

6. 'The Mary Tyler Moore Show' (CBS) - criada por James L. Brooks e Allan Burns, exibida entre 1970 e 1977.

7. 'Mad Men' (AMC) - criada por Matthew Weiner, exibida a partir de 2007.

8. 'Cheers' (NBC) - criada por Glen Charles, Les Charles e James Burrows, exibida entre 1982 e 1993.

9. 'The Wire' (HBO) - criada por David Simon, exibida entre 2002 e 2008.

10. 'The West Wing' (NBC) - criada por Aaron Sorkin, exibida entre 1999 e 2006.

Confira a lista completa no site da Associação. 

NOTÍCIA DO DIA: SOB PRESSÃO, GUGU DEIXA A RECORD, PODE IR PARA A GLOBO E É SUBSTITUÍDO POR RODRIGO FARO

Tirado do SBT a peso de ouro em junho de 2009 para ser o principal artista da Record, Gugu Liberato não suportou a pressão e o corte de verbas de seu programa, realizados nos últimos meses e decidiu deixar a emissora do bispo Macedo mais de quatro anos antes do fim oficial de seu contrato.

A crise já havia sido antecipada seis meses atrás pelo colunista Ricardo Feltrin, do UOL, que deu a notícia da saída hoje em primeira mão.

O "Programa do Gugu" do próximo domingo será o último do apresentador na emissora.

Gugu não via mais condições de fazer o programa, uma vez que a emissora cortou praticamente toda sua verba de produção.

Se continuasse, teria de fazer um programa exclusivamente de auditório.

A emissora ainda não se pronunciou, mas deve informar que o rompimento entre as partes foi "amigável" - há controvérsias sobre isso, porém.

Nos últimos meses, Gugu vinha sendo pressionado por bispos da Igreja Universal (ligados especialmente ao bispo-tesoureiro Romualdo Panceiro) a reduzir os gastos de sua atração e até aceitar uma redução no seu salário, estimado em R$ 3 milhões.

Não está descartada uma disputa litigiosa no futuro, uma vez que seu contrato com a emissora estava muitíssimo bem "amarrado" -como se diz no jargão do business.

Gugu foi instado a deixar o SBT com uma série de promessas: ele teria um programa dominical com uma superprodução, verbas incríveis para fazer externas e também poderia fazer um talk show na RecordNews.

Esse talk show foi descartado menos de um ano após a chegada de Gugu à emissora, em junho de 2009.

Após o programa do próximo domingo, Gugu pretende tirar um período sabático para descansar e viajar com os filhos.

O apresentador Augusto Liberato - foto: Divulgação/Record

Antonio Augusto de Moraes Liberato, 54 anos, começou a carreira na TV aos 14 anos, como auxiliar de produção do "Domingo no Parque", apresentado por Silvio Santos.

Ele hoje também tem uma produtora e outros negócios e é um dos brasileiros mais ricos do país.

Nas últimas semanas, enquanto era bombardeado por bispos da Universal, foi sondado por pelo menos duas emissoras interessadas em seu passe.

No final da tarde, a Record já oficializou Rodrigo Faro como substituto de Gugu nas tardes de domingo: seu primeiro programa será no outro fim de semana, dia 16.

O programa será o mesmo: "O Melhor do Brasil" - Faro e a diretora Rita Fonseca foram chamados para uma reunião às pressas para definir os últimos detalhes.

O apresentador Rodrigo Faro - foto: Divulgação/Record

Quanto aos sábados, com a saída de Faro, foi definido que Marcelo Rezende - com o "Cidade Alerta" - vai colar no "Jornal da Record", que, por sua vez, vai entregar para o "Legendários" de Marcos Mion - que irá ao ar assim mais cedo.

O dia terminou com a informação do colunista Léo Dias, do jornal carioca 'O Dia', de que Gugu já estaria negociando com a Globo.

O apresentador teria uma reunião com a cúpula da emissora ainda na tarde de hoje no Rio de Janeiro, segundo Dias.

O MELHOR DA SEMANA: NATHALIA TIMBERG ENTRA EM 'AMOR À VIDA' E ROUBA A CENA COM SUZANA VIEIRA

O capítulo de "Amor à Vida" da terça (4) foi marcado pela emoção da Diva Nathalia Timberg, que entrou na trama interpretando Bernarda, mãe de Pilar (Susana Vieira).

Ao receber a visita dos filhos Pilar e Amadeu (Genézio de Barros), Bernarda contou com detalhes sobre a morte do seu melhor amigo - o cão Diamante, que vivera vinte anos ao seu lado.

A atriz, assumindo com dignidade o despojamento de sua personagem - de cara lavada e cabelos brancos despenteados, conseguiu momentos de forte comoção ao relatar como era a sua relação com o amado cãozinho e como eles se entendiam apenas pelo olhar.

Nathalia Timberg como Bernarda, no capítulo de terça de 'Amor à Vida' - reprodução/TV Globo

Quem mora só com o seu cão sabe perfeitamente do que Bernarda estava falando.

Pilar foi às lágrimas ao ouvir a mãe contar com a voz dilacerada sobre os últimos dias de vida de Diamante - Bernarda, consternada, mostrou, com mãos que pareciam implorar pela volta do bichinho, o lugar onde ele dormia ao seu lado.

"Mãe, eu sei o quanto a senhora amava esse cachorro!", intervém Pilar aos prantos - e Bernarda demonstra a falta que o seu melhor amigo lhe faz com o seu olhar no vazio e uma aura de total desamparo.

Grandes interpretações de duas grandes atrizes.

ENTREVISTA: MATEUS SOLANO

Intérprete do afetado vilão Félix de "Amor à Vida" - o mais novo queridinho das novelas - Mateus Solano contou em entrevista ao jornal "O Globo" deste domingo (2) que estava muito angustiado antes da estreia.

"Félix foi escrito para ser um sucesso, e eu tinha um compromisso de acertar de cara. O primeiro capítulo tinha estrutura de filme, e a novela, que é rápida, seria sustentada a partir disso", disse.

A missão foi cumprida: Félix virou meme na internet e diariamente, internautas homenageiam o vilão postando imagens com suas frases marcantes.

Mas Mateus disse que fica sabendo da repercussão por meio dos colegas de trabalho e amigos - ele tem apenas uma conta no Twitter, mas não a usa muito.

Na entrevista, Mateus conta que o personagem foi construído a dez mãos.

"O Walcyr [Carrasco] escreveu, o Mauro [Mendonça Filho, diretor geral da novela], definiu os trejeitos junto comigo. O Sérgio [Penna, preparador de atores] me ajudou muito a entender o lado humano do Félix. E o Wolf [Maya, diretor de núcleo da Globo] entrou para tirar ele do armário".

Mateus Solano posa como Félix - foto: Divulgação/TV Globo
O retorno que tem das pessoas sobre seu trabalho positivo.

"Muitos amigos chegam para me dizer que conhecem esse cara. Às vezes, a pessoa dá pinta e não é gay. Ou é casada com uma mulher e é", disse.

Para o ator, a família de Félix é "cega e doente, que não percebe uma filha grávida dentro de casa e um filho gay que está ali gritando, dando pinta."

Félix sente inveja da irmã porque acredita que ela é a preferida do pai, é ambicioso e faz de tudo para conseguir presidir o hospital no lugar de seu pai e mantém um casamento com Edith (Barbara Paz), com quem adotou um filho, por aparência.

"Ele é um menino que não cresceu e quer chamar a atenção do pai. O humor dele vem de um lado negativo".

Sobre as comparações com Carminha (Adriana Esteves) de "Avenida Brasil", ele acha bacana as pessoas relacionarem ele com um personagem de que sentem saudade, mas que a base dele é outra.

"Li coisas sobre maldade e até sobre o nazismo para entender esse lado da sedução pelo poder. Félix é um ditadorzinho".
*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário