sábado, 8 de junho de 2013

JOAN RIVERS: DIVA DAS DIVAS DA TV AMERICANA COMEMORA HOJE 80 ANOS, EM MEIO A TRAGÉDIAS PESSOAIS, PROFISSIONALISMO, AUDIÊNCIA E BOM HUMOR



Joan Alexandra Molinsky Sanger Rosenberg nasceu no bairro novaiorquino do Brooklin em 8 de junho de 1933, filha de imigrantes judeus russos.

O pai, médico, era reconhecido pelo senso de humor e Joan herdou isso, se tornando uma das lendas do 'stand-up' americano.

Joan formou-se em Antropologia, mas o que queria realmente era seguir carreira no entretenimento e assim, foi ser vitrinista da lojas de roupas Bond, na Quinta Avenida, onde NY acontecia.

Seu charme, elegância e bom humor a fizeram ser a principal vitrinista das lojas em pouco tempo, e ela chegou a se casar com o herdeiro - o  casamento, porém, durou meses e foi anulado.

Joan aos 18 anos

Brigando muito com os pais por querer ser atriz, Joan foi ser secretária do famoso agente teatral Tony Rivers e à noite, já se apresentava contando piadas nos bares de Manhattan - foi assim uma das primeiras a fazer o que hoje se chama 'humor stand-up'.

Os contratantes implicavam com seu nome muito comprido e muito russo e ela então resolveu prestar uma homenagem a Tony - nascia aí JOAN RIVERS.

Só que Tony Rivers não entendeu assim e a demitiu!

Dessa pequena tragédia, nasceu o seu às vezes humor muitas vezes corrosivo e muitas vezes auto depreciativo, já que ela, com seu raciocínio sempre rápido, sabe como ninguém zoar, não só os outros, como a si mesma.

Nos anos 70

Tendo consciência de que era, sim, engraçada, aceitou um convite para se apresentar na aclamada casa de comédia 'Second City', em Chicago.

Na cidade, elevou seu nível de fazer comédia, começou a escrever suas próprias piadas e voltou a NY, já que seu grande sonho era, sim, estar no talk show da lenda Johnny Carlson - o 'Tonight Show, ' na NBC, líder de audiência no horário noturno.

E assim foi: em 17 de fevereiro de 1965, ela estreou ao lado da lenda e arrebentou: todos, público e crítica, diziam que ela era muito engraçada e Carlson chegou a dizer muitas vezes, ao vivo, que ela seria uma grande estrela.

Com Johnny Carlson

Foi na NBC que conheceu o roteirista e produtor Edgar Rosenberg: tão inteligente e engraçado quanto ela, Edgar e Joan logo se apaixonaram e se casaram em 15 de julho de 1965.

Ele adorava o que ela escrevia, ela turbinava a carreira dele - um casal perfeito, enfim.

Com o marido Edgar Rosenberg
Aos 32 anos, depois de ser aconselhada por uma atriz francesa que foi ser entrevistada por Carlson, fez sua primeira de uma série imensa de plásticas: retirou as bolsas abaixo dos olhos, iguais às que seu pai tinha.

Joan sempre desejou ser mãe e em 20 de janeiro de 1968, deu à luz à sua única filha, Melissa.

Quando voltou da licença-maternidade, a NBC resolveu dar a ela um talk show nas manhãs e o 'That Show' virou um sucesso instantâneo, dando a Joan experiência em fazer programas diários e ao vivo.

À época do 'That Show'

Ao mesmo tempo, começou a apostar em uma carreira de atriz nas telonas e chegou a estrelar, ao lado de Burt Lancaster, o bom longa 'The Swimmer'.

De véu, em cena do longa 'The Swimmer'

No início dos 70, a família se mudou para Los Angeles, com Melissa crescendo nos bastidores das TV e dos teatros onde Joan trabalhava - mesmo morando em Beverly Hills, Joan e Edgar criaram Melissa com os pés no chão.

Nessa época, seu pai ficou doente, Joan insistiu com a mãe para que ela e o pai fossem morar em LA com ela.

A mãe não aceitou e, após uma briga por telefone em que Joan chegou a bater o telefone,morreu de parada cardíaca - o que  a deixou completamente devastada.

Depois dessa triste experiência, Joan nunca discute com alguém sem fazer as pazes no mesmo dia.

Joan e Melissa ainda menina: mãe e filha elevadas ao cubo
Em 1983 e após 20 anos trabalhando junto dele, Joan tornou-se substituta permanente de Carlson  - nas férias e nas folgas - e todos diziam que, com sua aposentadoria eminente, ela seria sua substituta natural.

O sonho acabou quando, em 1985, um amigo da direção da NBC mostrou a Joan um memorando interno, uma lista com vários nomes que poderiam vir a substituir a lenda no 'Tonight Show' - todos os nomes eram de homens.

Magoada, e tendo o marido como produtor executivo, Joan aceitou tempos depois a proposta da Fox TV - que estava se formando - e por US$ 15 milhões anuais, foi ter seu próprio talk-show noturno.

Johnny Carlson ficou inconformado e usando de toda a sua influência nos bastidores da TV americana, começou a minar a carreira de Joan, tanto que seu programa durou só 9 meses no ar.

Entrevistando Nancy Reagan, ex atriz e ex primeira dama americana

O stress entre Joan e Edgar - que reconhecia que ela era a estrela e principal fonte de sustento da família - foi tamanho que os dois se separaram.

Edgar cometeu então o ato que é o pior que um judeu pode cometer: em 14 de setembro de 1987, ele se matou com uma overdose de remédios num quarto de hotel.

Pior: alguém ligou para a casa de Joan e Melissa - então com 17 anos - atendeu.
A pessoa disse à moça que seu pai havia se matado.

Edgar deixou uma fita cassete para cada uma das duas - se despedindo - e Melissa rompeu com a mãe.

Nessa época dura, Joan desenvolveu um distúrbio alimentar, entrou em depressão profunda e chegou a pegar em uma arma para seguir o exemplo do marido.

Quem a salvou foi seu cãozinho, Spike, que sentou em cima do revólver e não a deixou cometer tamanho desatino.

Melissa jovem

Lentamente, ela começou a se recuperar, com Melissa ainda vivendo longe dela.

Num dia, a filha ligou para Joan dizendo que estava no pronto socorro.

Ao chegar, Melissa contou à mãe ter sido espancada pelo então namorado mas que tinha revidado - o que deixou Joan orgulhosa.

Lógico, voltaram às boas.

As duas voltaram para NY e no final de 1988, Joan estreou o 'The Joan Rivers Show' com enorme audiência.

Pelo programa, Joan ganhou o prêmio mais importante da TV, o  Emmy - ponto importante da virada da carreira como comediante e apresentadora de TV.

Em cena do 'The Joan Rivers Show'

Ao receber o principal prêmio da TV mundial, ela fez um emocionado discurso e dedicou o prêmio a Edgar.

Nesse meio tempo, Melissa formou-se, seguiu os passos da mãe e foi trabalhar na MTV, onde se deu muito bem como repórter e apresentadora.

Logo depois, a 'Time Life' quis fazer uma telebiografia de Joan e a reconstituição acabou por cimentar ainda mais a relação de mãe e filha.

Joan segura o seu prêmio Emmy

Logo depois, o canal E! convidou Joan para fazer entrevistas nos red carpet em Hollywood e ela fez uma revolução.

O primeiro red carpet foi o do Globo de Ouro, logo em seguida veio o do Oscar e os astros e estrelas todos, absolutamente todos, faziam fila para serem entrevistados por ela.

Joan deu de perguntar para cada estrela entrevistada: "O que você está vestindo?" - uma pergunta simples mas que até então ninguém havia feito - e mais uma vez fez história.

Graças a ela, Hollywood se abriu para o mercado mundial dos estilistas, que agora todos os anos se estapeiam para ver qual deles vai vestir as estrelas nos principais red carpets da temporada.

No red carpet de uma das edições do Oscar

E Melissa?
Foi junto com a mãe para o E!, fez ótima dobradinha com ela nos red carpets e agora é a produtora executiva do 'Fashion Police', programa onde Joan é a estrela absoluta.

Joan queria um casamento de rainha para Melissa - e fez tudo, dos convites à festa, que tinha como cenário uma floresta russa azul com neve em plena Califórnia!

Melissa se casou com John em 12.12.98 e  em 31.12.2000 seu único filho, Cooper, nasceu.

 Após dois anos, se separaram.

Joan com a filha Melissa e o único neto, Cooper

Em 2002, as duas receberam convite do próprio Donald Trump para serem candidatas na versão para celebridades  do programa 'O Aprendiz', chamado lá de 'Celebrity Apprentice'.

Se Melissa foi logo eliminada, Joan tinha todo o país torcendo por ela e não deu outra: foi a campeã e levou o prêmio de US$ 250 mil para sua entidade beneficente.

Com Donald Trump, após vencer o 'Celebrity Apprentice' de 2002
Vencer um reality de enorme audiência novamente mudou sua carreira, tanto que sua melhor amiga, Margie Stern, convenceu a filha documentarista a fazer um  tendo  Joan como tema.

'Joan Rivers: a Piece of Work' foi tão bem aceito, que acabou levando o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance.

Os convites para ser entrevistada nos talk shows noturnos começaram novamente a pipocar e Joan foi a todos, levando com ela as cinzas do marido Edgar - uma pequena vingança contra o mesmo mundo que o fez se matar.

Cena do documentário 'Joan Rivers: a Piece of Work'

O E! a procurou novamente, agora para ancorar um programa que falaria de moda e onde ela poderia exercitar livremente sua veia humorística.

Joan assinou contrato para fazer o semanal 'Fashion Police' por apenas seis semanas, depois por um ano e agora, para sempre - o programa é um dos de maior audiência da TV por assinatura de todos os tempos.

Tendo Melissa como produtora executiva, Joan faz e acontece, recebe convidados, tem total liberdade para falar o que quiser  e é amada pelo público e pelos seus colegas de programa - Giulianna Rancic, Kelly Osbourne e George Kotsiopoulos.

Eventualmente, Giulianna - que também apresenta o diário  'E! News' - tem de se ausentar e é substituída por Melissa, que bate uma bola redondinha com a mãe.

"O que ela pede, nós fazemos, porquê ela é uma lenda", conta Giulianna.

Kelly Osbourne, Joan Rivers, Giulianna Rancic e George Kotsiopoulos apresentam o 'Fashion Police' toda segunda, às 20h, no E!

Ao mesmo tempo e também no E!, o reality 'Joan & Melissa: Joan Knows Best?'  é um sucesso ao mostrar a intimidade das duas  - tanto que já está na sua segunda temporada.

No programa, Joan mudou-se para a casa de Melissa e depositou cinzas de um amigo gay morto nos lugares em que ele gostava de ir em LA: quase apanhou dos lojistas de Rodeo Drive e do atual dono da casa onde Judy Garland, ícone gay, morou.

Logo depois, sua entrada num bar gay  frequentado pelo amigo morto foi antológica - a 'drag' que apresentava o show a reconheceu, Joan subiu ao palco, explicou o que tinha ido fazer lá e todos toparam ir para a pista jogar as cinzas e dançar.

Na segunda temporada, fumou maconha medicinal - após 40 anos sem acender um baseado - teve uma enorme larica e ainda consolou a filha ao final dos seus relacionamentos amorosos.

Fumando maconha na segunda temporada de 'Joan & Melissa: Joan Knows Best?'

No último episódio - no ar ontem - Joan decide partir para uma nova cirurgia plástica e Melissa convoca todos os amigos para faze-la desistir.

Decidida, Joan compra um a um, pagando a eles seus próprios procedimentos estéticos - o que deixa Melissa arrasada.

As cenas das duas voltando da cirurgia foram hilárias.

Em foto promocional com a filha para o 'Joan & Melissa: Joan Knows Best?'

Joan Rivers faz 80 anos hoje e continua inspirando novos talentos do 'stand-up'  e da TV a perseguirem seus sonhos.

Afinal, se aos 80 ela continua se reinventando dia após dia, porquê não nós - que nos espelhamos nela ?

Em foto promocional do E! em comemoração aos seus 80 anos

O E! está apresentando por todo mês de junho uma programação especial em homenagem à Diva - e toda homenagem é pouca para exaltar sua importância para a história da TV, seu talento e seu ótimo humor.

PARABÉNS, Ms. RIVERS!

Imagens dessa postagem:
Internet, NBC, E!, Fox TV, Getty Images, perez Hilton, sites de fãs e de Joan

Nenhum comentário:

Postar um comentário