sexta-feira, 14 de junho de 2013

'ANTES DA MEIA NOITE': CAPÍTULO FINAL DA TRILOGIA MOSTRA QUE ATÉ AS MELHORES HISTÓRIAS DE AMOR SE DESGASTAM COM O COTIDIANO


Como no anterior 'Antes do Pôr do Sol', o diretor Richard Linklater volta à história do casal Jesse (Ethan Hawke) e Cèline (Julie Delpy), permeando pelo longa 'Antes da Meia Noite' - que estreia hoje aqui no Brasil - sua força e poder de atração, com diálogos muito bons e que se estendem por longas tomadas.

Terceiro longa da trilogia iniciada em 1995 com 'Antes do Amanhecer' - onde fomos apresentados pela primeira vez ao casal formado pelo americano Jesse e a francesa Cèline, que se conheceram num trem na Europa - vemos aqui Jesse deixando um aeroporto depois de embarcar o filho para os Estados Unidos e caminhando até um carro.

O casal protagonista da trilogia: Jesse (Ethan Hawke) e Cèline (Julie Delpy) - fotos dessa postagem: Divulgação/Diamond Films

Em pé, encostada na porta do passageiro está uma mulher loira - Cèline, que o aguarda.

Se em 'Antes do Pôr do Sol' o mote era se o amor pode sobreviver a um longo tempo de ausência, aqui é o contrário , já que a pergunta é: 'Pode o amor sobreviver a um longo período de convivência?'

Nenhum dos filmes da trilogia beira a realidade como este terceiro, onde o romantismo visto antes parece intimidado pela rotina do casal, que continua a travar diálogos extensos e cheios de entrosamento e sinceridade.

Se nos filmes anteriores tínhamos uma atmosfera de ingenuidade, aqui há uma evolução no tom dessas conversas, que mesmo de comunicação afiada, ou talvez por causa disso, não se abstêm de críticas mútuas e acusações pontuais.

Ponto para os diálogos maravilhosos, escritos a seis mãos pelo diretor Linklater e pelos protagonistas Hawke e Delpy.

A relação de Jesse e Cèline evoluiu para um inevitável desgaste e, consequentemente, para seu fim, nos mostrando que a história de ambos ao longo desses anos não foi o conto de fadas como o livro que Jesse escreveu sobre os dois fez imaginar a seus leitores.

O casal protagonista da trilogia: Jesse (Ethan Hawke) e Cèline (Julie Delpy)

Uma sequência com certeza vai entristecer quem acompanhou a história desse casal maravilhoso nas telonas e mesmo quem não viu os filmes anteriores é capaz de sentir a tensão dramática do momento pela excelente encenação.

O casal vai para um quarto de hotel passar a noite juntos enquanto amigos cuidam de suas filhas - momento raro na vida cotidiana de Jesse e Cèline que se transforma em verdadeiro inferno movido a acusações, tenso e que só quem não vivenciou foi quem não amou de verdade.

Em certo momento, alguém solta um torpedo mais certeiro, que fere mais, penetra mais fundo, dói mais e se os dois serão capazes de se recuperar das feridas, você só saberá assistindo ao longa.

O casal protagonista da trilogia: Jesse (Ethan Hawke) e Cèline (Julie Delpy)

'Antes da meia Noite' é feito especialmente para quem nunca desiste de amar, mas tem consciência absoluta de que na vida real os romances não são como nas telas de cinema.

Filmaço.

Confira o trailer do filme:

*****
'ANTES DA MEIA NOITE'
Título original:
BEFORE MIDNIGHT
Gênero:
Drama
Direção:
Richard Linklater
Roteiro:
Ethan Hawke, Julie Delpy, Richard Linklater
Elenco:
Ethan Hawke,Julie Delpy, Anouk Servera, Ariane Labed, Athina Rachel Tsangari, Charlotte Prior e outros
Produção:
Christos V. Konstantakopoulos, Richard Linklater, Sara Woodhatch
Fotografia:
Christos Voudouris
Montador:
Sandra Adair
Trilha Sonora:
Graham Reynolds
Duração:
108 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor: 
Colorido
Estreia no Brasil:
14/06/2013
Distribuidora:
Diamond Films
Estúdio:
Castle Rock Entertainment
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário