sexta-feira, 8 de março de 2013

'O QUARTETO': ESTREIA DA LENDA DUSTIN HOFFMAN NA DIREÇÃO É SEN-SA-CIO-NAL



Amparado num excelente elenco britânico - todos da sua geração -  e rodado totalmente na Inglaterra, a Lenda das Lendas da interpretação americana - o premiado Dustin Hoffman, 75 anos e 70 filmes no currículo - faz sua estreia como diretor na comédia dramática "O Quarteto".

Autor da peça, o roteirista sul-africano (radicado na Inglaterra) Ronald Harwood - vencedor do Oscar em 2002 pelo roteiro adaptado de "O Pianista" -  também adaptou para as telonas sua história, focada em Beecham House, uma mansão muito bonita, escondida num bosque e que serve de moradia para músicos aposentados, como os cantores líricos e amigos Cissy (Pauline Collins), Reginald (Tom Courtenay) e Wilf (Billy Connolly).

A Lenda Hoffman, pela primeira vez atrás das câmeras, em 'o Quarteto' - fotos dessa postagem: Divulgação/Diamond Films Brasil
Eles se apoiam em tudo, inclusive nos percalços, como os cada vez mais frequentes lapsos de memória de Cissy.

Se Wilf - que confessa "odiar ter envelhecido" - consola-se insistindo em passar cantadas nas tolerantes funcionárias da casa, Reginald - aparentemente o mais centrado deles - sofre um grande choque ao descobrir a iminente chegada de uma nova moradora, Jean (Dame Maggie Smith, ma-ra-vi-lho-sa), sua ex-mulher, de quem se separou há muitos anos de maneira traumática.

Wilf (Billy Connolly) e Jean (Dame Maggie Smith), em cena do longa
Se ele pensa em deixar Beecham House, porque acha impossível compartilhar novamente o mesmo endereço com Jean, outros moradores da casa pensam muito diferente: o maestro Cedric (Michael Gambon), por exemplo, acha que Jean caiu do céu e que ela é justamente a voz que faltava para completar um famoso quarteto da ópera Rigoletto, de Verdi - que ela interpretou ao lado de Cissy, Wilf e Reginald.

Como Cedric acredita que o quarteto de Verdi com esta turma será um atrativo e tanto no espetáculo de final de ano, essencial para levantar fundos para a própria sobrevivência de Beecham House, Reginald será pressionado por todos os lados - inclusive pela própria Jean, que tenta compensar um erro do passado.

Cena do longa
Nesta história simples, mas saborosíssima e com o elenco tão afinado quanto a música, a presença de diversos veteranos cantores líricos reais, como a soprano galesa Gwyneth Smith, é mais uma cereja no primeiro bolo bem confeitado de Mr. Hoffman.

Com um roteiro inteligentíssimo - como na cena em que Reginald discute com um grupo de jovens visitantes as semelhanças entre a ópera e o rap, sensacional e divertidíssima - a lenda das telonas prova que, com um currículo como o dele, até que demorou muito para passar para o lado de trás da câmera.

Os fãs de Mr. Hoffman agradecem a estreia, mas esperam que a lenda volte a dirigir, mais e mais, sempre.

Filmaço.

Cena do longa
Dame Smith foi indicada ao Globo de Ouro 2013 de Melhor Atriz - Comédia ou Musical pelo seu trabalho impecável nesse longa.

Confira o trailer do filme:


*****
'O QUARTETO'
Título Original:
Quartet
Diretor:
Dustin Hoffman
Elenco:
Billy Connolly, Dame Maggie Smith, Michael Gambon, Sheridan Smith, Pauline Collins, Tom Courtenay, Jumayn Hunter, Luke Newberry, Trevor Peacock, David Ryall, Michael Volpe, Eline Powell, Sarah Crowden, Denis Khoroshko, Shola Adewusi, Kent Olesen, Patricia Loveland, Dame Gwyneth Jones, Colin Bradbury, Ronnie Fox
Produção:
Finola Dwyer, Stewart Mackinnon
Roteiro:
Ronald Harwood
Fotografia:
John de Borman
Trilha Sonora:
Dario Marianelli
Duração:
100 min.
Ano:
2012
País:
Reino Unido
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Diamond Films Brasil
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário