sexta-feira, 1 de março de 2013

'CÉSAR DEVE MORRER': FILME DOS IRMÃOS TAVIANI COM ELENCO DE DETENTOS FAZENDO SHAKESPEARE É SENSACIONAL



Vencedor do Urso de Ouro na Berlinale 2012, "César Deve Morrer" é um filme ágil, visceral e maravilhoso e que nem parece ter sido feito por dois diretores octogenários - os irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviani.

Com uma extensa carreira de mais 60 anos, uma Palma de Ouro em Cannes - por "Pai Patrão" (1977) - e com várias obras consagradoras - como "Allonsanfan" (1974), "Kaos" (1984) e "Bom Dia Babilônia" (1987) - os irmãos, em seu primeiro filme digital, escolheram como elenco nada menos que os detentos da imensa prisão de segurança máxima Rebibbia, nos arredores de Roma.

Os irmãos Paolo e Vittorio Taviani posam na prisão de segurança máxima Rebibbia, nos arredores de Roma, durante as filmagens - fotos dessa postagem: Divulgação/Europa Filmes
Contando com a assessoria do diretor teatral Fabio Cavalli, a trama acompanha uma montagem da peça "Júlio César", de William Shakespeare, por um grupo de prisioneiros.

A já tão explorada obra clássica  ganha um novo olhar, algo mais denso e real e essa escolha causa uma humanização dos personagens e traz o espectador para perto de figuras míticas como César, Brutus e Cássio - quando pensaríamos em ver grandes nomes da história, sempre apresentados de maneira distante e com recalques, sendo interpretados por ex-traficantes e mafiosos?

Com a câmera focada no rosto dos candidatos, os Taviani pedem apenas que eles digam seus nomes e de onde vêm, revelando a impressionante afinidade entre os atores e a trama da peça - a conspiração para assassinar o imperador romano Júlio César - e
exploram com extrema habilidade essa tênue fronteira entre vida e arte, entre realidade e encenação, usando o próprio ambiente da prisão como cenário principal, já que o filme se ocupa principalmente dos ensaios da peça.

Cena do longa
As paredes nuas e descascadas, a luz natural que entra pelas janelas com grades, os muros altos viraram aqui, sem muitos artifícios, os corredores do Fórum Romano e os palácios da ficção, sem que para isso o espectador precise mais do que acompanhar a impressionante dedicação de seus intérpretes.

Cena do longa
No lugar em que toda a esperança parece perdida, o filme mostra que é possível obter a essência de um teatro que se aproxime da complexidade da vida.

As performances de Salvatore Striano - como Brutus, Cosimo Rega - como Cássio, e Giovanni Arcuri - como César, todos eles condenados a muitos anos de cadeia por crimes como assassinato ou tráfico, são impressionantes, magnéticas e inesquecíveis.

A cena do assassinato de César, encenada por traficantes e ladrões condenados: sen-sa-cio-nal!
Um senhor filme, denso, maravilhoso, que vale cada fotograma filmado - e onde dois senhores dão uma aula de como fazer cinema de qualidade máxima usando criatividade, elenco engajado e câmera firme.

Filmaço.

Além da Berlinale 2012, o longa levou o David di Donatello Awards de Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Filme, Melhor Produtor e Melhor Som - foi indicado também a Melhor Fotografia, Melhor Música e Melhor Roteiro.

Confira o trailer do filme:


*****
'CÉSAR DEVE MORRER'
Título Original:
Cesare Deve Morire
Diretor:
Paolo Taviani, Vittorio Taviani
Elenco:
Cosimo Rega, Salvatore Striano, Giovanni Arcuri, Antonio Frasca, Juan Dario Bonetti, Vittorio Parrella, Rosario Majorana, Vincenzo Gallo, Francesco de Masi, Gennaro Solito, Francesco Carusone, Fabio Rizzuto, Maurilio Giaffreda
Produção:
Grazia Volpi
Roteiro:
Paolo Taviani, Vittorio Taviani
Fotografia:
Simone Zampagni
Trilha Sonora:
Giuliano Taviani, Carmelo Travia
Duração:
76 min.
Ano:
2012
País:
Itália
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Europa Filmes, Mares Filmes
Estúdio:
Rai Cinema / Kaos Cinematografica / Le Talee / Stemal Entertainment / La Ribalta-Centro Studi Enrico Maria Salerno
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário