sexta-feira, 15 de março de 2013

'ANNA KARENINA': SE EU FOSSE ELA, NÃO TROCARIA O ALEXEI PELO CONDE VRONSKY



É com a frase de Liev Tolstói - "Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira" - uma mais famosas da literatura mundial, que o livro 'Anna Karenina' começa.

A trama de um dos livros mais lidos de todos os tempos e que já rendeu incontáveis versões para as telonas e as telinhas desde o cinema mudo nem ao menos é citada no filme homônimo de Joe Wright que estreia hoje aqui no Brasil, já que o longa seguiu um caminho diferenciado, com um clima teatral que o afasta da representação fiel.

Wright já havia encarado a empreitada da adaptações de tramas bem articuladas, diálogos e personagens profundos da literatura  outras duas vezes,  ao lado da atriz Keira Knightley: em 'Orgulho e Preconceito' e no ótimo 'Desejo e Reparação'.

Agora, em mais uma adaptação do romance de Tostói  para as telonas, a atriz dá vida à complexa personagem russa do século 19.

Quando viaja ao encontro do irmão Oblonsky (Matthew Macfadyen) para ajudar a salvar seu casamento, acaba por conhecer o Conde Vronsky (Aaron Taylor-Johnson) e o conflito moral surge quando, no vazio de uma vida aristocrática ao lado de Alexei Karenin (Jude Law), apaixona-se pelo jovem oficial.

Keira Knightley - como Anna - e Aaron Taylor-Johnson - como o Conde Vronsky - em cena do longa - fotos dessa postagem: Divulgação/Paramount Pictures do Brasil

Marcando em cada fotograma o exagero do teatro, a produção impressiona, principalmente nas sequências dos bailes de época,onde dezenas de atores vestidos de forma opulenta permanecem estáticos enquanto o foco está apenas no movimento de um casal.

Até o cenário - que  se parece com cenário de teatro em várias sequências -  reitera o clima dos palcos.

A Karenina de Wrigh e do roteirista Tom Stoppard ('Shakespeare Apaixonado') aposta tudo quando se enamora e acredita ser possível enfrentar o julgamento da sociedade para concretizar o que deseja, só que, quando a realidade é menos encantadora e romântica, entra em um estado de confusão mental.

Jude Law, como Alexei Karenin: o melhor do longa

As cenas da engrenagem de um trem em alta velocidade são marcantes na edição - pouco antes de conhecer Vronsky, Anna impressiona-se com o acidente fatal de um trabalhador estraçalhado pela locomotiva e em seus momentos de angústia, a passagem retorna ao espectador para induzir a sensação de esmagamento subjetivo.

Como grande parte das personagens da literatura russa daquela época, Karenina não é boa nem má, oscila entre opostos - algo que torna sua história extremamente atual, assim como as questões de traição e julgamento, mas por ser a adaptação de uma obra tão clássica e ousar em termos de linguagem, o longa pode cair na mesma cilada de 'Os Miseráveis' diante do espectador: ou se ama ou se odeia.

A evolução de Keira ao longo dos três filmes é perceptível e, apesar de sua interpretação ser apenas correta, a personagem parece cair bem para seus traços expressivos.

Keira Knightley: linda mas apenas correta como a protagonista Anna
O grande problema da produção foi ter escalado Aaron Taylor-Johnson para interpretar o Conde Vronsky: apenas bunito, o ator é ruim de doer, não segura o personagem em nenhum momento e não passa ao espectador o porquê de Anna querer trocar o marido por ele.

O marido, interpretado por um lindo, sedutor e espetacular Jude Law, que se destaca ao viver o alto funcionário do governo extremamente rígido e bondoso – desde que o jogo esteja a seu favor - é zilhões de vezes mais interessante que o Conde - eu, por exemplo, jamais trocaria.

Aaron Taylor-Johnson como o Conde Vronsky: lindo, mas não segura o personagem
O  Alexei de Law parece imergir na penumbra da casa dos Karenin, numa triste crença religiosa que não ultrapassa a racionalidade, num trabalho digno do grande ator que ele se tornou.

Eu, se fosse a Anna, não arriscaria trocar Alexei por Vronsky - nunca.

No mais, o longa é uma festa para os olhos e garantia de bons momentos no escurinho do cinema.

No Oscar 2013, o longa foi indicado a Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Direção de Arte - levou o de Melhor Figurino.

Confira o trailer do filme:


*****
'ANNA KARENINA'
Título original:
Anna Karenina
Diretor:
Joe Wright
Elenco:
Keira Knightley, Jude Law, Aaron Taylor-Johnson, Kelly Macdonald, Matthew Macfadyen, Olivia Williams, Michelle Dockery, Emily Watson, Holliday Grainger, Ruth Wilson e outros
Produção:
Tim Bevan, Paul Webster
Roteiro:
Tom Stoppard
Fotografia:
Seamus McGarvey
Trilha Sonora:
Dario Marianelli
Duração:
129 min.
Ano:
2012
País:
Reino Unido, França
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
StudioCanal / Working Title Films
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário