sexta-feira, 1 de março de 2013

'COLEGAS': ROAD MOVIE BRASILEIRO SE APOIA NO CARISMA DOS TRÊS PROTAGONISTAS


O diretor Marcelo Galvão tem consciência de que assumiu um risco e tanto ao colocar em seu novo longa - "Colegas", que estreia hoje - três protagonistas - Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola - portadores da síndrome de Down.

Ariel e Rita, casados na vida real, já haviam participado do premiado documentário "Do Luto à Luta" (2005), de Evaldo Mocarzel, outro esforço bem-sucedido na caminho da quebra de preconceitos.

Com um elenco tão carismático desses, o longa flui com leveza e naturalidade, repleto de referências ao cinema, a começar pelo nome de um dos protagonistas, Stallone (Ariel Goldenberg), que tem trajetória marcada pelo abandono, como os outros internos da instituição que os abriga.

Profundo conhecedor de Cinema e trabalhando na videoteca local, Stallone é fascinado pela história de "Thelma e Louise" (1991), filme cult dirigido por Ridley Scott que acompanhava a fuga de duas mulheres (Geena Davis e Susan Sarandon) num conversível pelo interior dos EUA.

Cena de "Colegas" - fotos dessa postagem: Divulgação/Europa Filmes
Inspirados pelo cult, o trio Stallone, Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola), vestindo pijamas, roubam o Karman Ghia de seu guardião, Arlindo (Lima Duarte), e partem para a trip pontuada por diversos golpes de sorte - como a parada em um circo abandonado, onde arranjam figurinos estranhos, mas que servem perfeitamente ao propósito de manter um clima de fantasia na história.

Mas o longa não é uma fábula - mesmo focado na busca do trio em realizar seus sonhos: o de Stallone, ver o mar; o de Márcio, voar; o de Aninha, casar -  e os três, portando armas de brinquedo, assaltam postos de gasolina e lojas de conveniência na estrada, o que os torna alvo da caçada de dois policiais atrapalhados - Portuga (Rui Unas) e Souza (Deto Montenegro).

Cena de "Colegas
Sem ter uma época em que a trama se passa em momento algum revelada, o longa transita entre a fábula e a denúncia social; entre o drama e a comédia, entre um filme infantil ou adulto, onde o diretor se escora unicamente no carisma dos seus atores.

Mesmo assim o longa cativa o espectador e por onde passa, amealha prêmios: Festival de Gramado 2012 (melhor filme, direção de arte e especial do júri para os três protagonistas), Mostra de São Paulo (Prêmio do Público) e Festival do Cinema Latino-Americano de Trieste, Itália.

Lima Duarte, em participação especialíssima como Arlindo
Nessas duas semanas que antecederam a estreia, a campanha do protagonista Ariel Goldenberg - 'VEM SEAN PENN' - em que ele, fissurado pelo ator americano, pede que ele venha para o Brasil assistir ao longa e conhece-lo, tomou as redes sociais, fez muito barulho e chegou até Penn, que sensibilizado, prometeu vir assim que der.

Confira o trailer:

*****
'COLEGAS'
Diretor:
Marcelo Galvão
Elenco:
Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola, Lima Duarte, Rui Unas, Deto Montenegro, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Juliana Didone, Christiano Cochrane, Alex Sander, Amélia Bittencourt, Marcelo Galvão e outros
Produção:
Marcelo Galvão, Marçal Souza
Roteiro:
Marcelo Galvão, Ricardo Barreto
Fotografia:
Rodrigo Tavares
Duração:
103 min.
Ano:
2012
País:
Brasil
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Europa Filmes
Estúdio:
Gatacine
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário