sexta-feira, 29 de março de 2013

'DENTRO DA CASA': A BOA LITERATURA A SERVIÇO DA DESTRUIÇÃO DE UMA FAMÍLIA


Sou suspeito para fazer dos filmes do diretor francês François Ozon - gostei de tudo o que ele filmou até agora.

O que inquieto Ozon propõe agora em 'Dentro da Casa' - que estreia hoje aqui no Brasil - é se uma obra de ficção pode fazer alguém perder o senso da realidade e até que ponto a arte não destitui o artista de sua vida, apropriando-se dela.

O longa tenta responder a essas questões por meio da história de um adolescente, Claude (Ernst Umhauer, sensacional) com potencial para literatura, cuja vontade de escrever ultrapassa conceitos éticos e morais e que precisa fazer uma redação por semana como exercício proposto por seu professor de literatura, Germain (Fabrice Luchini).

Ernst Umhauer e Fabrice Luchini, em cena de 'Dentro de Casa' - fotos dessa postagem: Divulgação/Califórnia Filmes

Porém, o aluno começa a retratar a vida do colega de classe, Rapha, de maneira muito íntima, revelando pormenores de seu cotidiano com o pai (que também chama-se Rapha) e com a mãe Esther (Emmanuelle Seigner) - ou seja: em termos literários, constrói uma obra; em termos éticos, começa a destruir uma família.

Esse é o grande dilema do longa e do professor Germain: dar asas à imaginação de um adolescente com grande potencial - mesmo pressentindo consequências nefastas - ou restringir suas atitudes?

Na medida em que aprende literatura, Claude começa a escrever sua “ficção” com primor e o longa ganha descrições poéticas sob seu ponto de vista.

E com o estímulo de criar “personagens” mais convincentes, deixa todos em dúvida sobre a realidade das situações narradas.

Cena do filme

Apesar de não ser original, o roteiro - de Ozon e Juan Mayorga - caprichado e bem desenvolvido, prende a atenção até o final e o longa funciona bem com tomadas simples e diretas, prezando mais pelas palavras do que pela forma.

O primeiro e dramático desfecho escrito para Rapha Jr. e a reação do professor mostram o nível de influência da ficção sob o leitor ou espectador em uma das melhores sequências do filme.

Consequências reais começam a ficar em segundo plano em prol de uma boa história e é aqui que surge outra questão, dessa vez sobre a arte: ela deveria ter limites e quem define isso?

Aqui, o jovem protagonista tem destaque absoluto - tanto, que daqui a alguns anos muitos assistirão esse filme só para ver o início da carreira de Ernst Umhauer, que apesar da pouca idade segura brilhantemente um personagem denso, complexo -  e justamente por isso, inesquecível.

Além disso, os personagens coadjuvantes são muito verossímeis e tem profundidade nas mãos de um ótimo elenco.

Cena do filme

O desfecho deixa a sensação de que Claude poderia muito bem ser uma metáfora, a idealização do futuro bem-sucedido na perspectiva de um professor frustrado - vários filmes já usaram a metalinguagem para expressar o dilema entre real e ilusão na era da imagem, das verdades editadas.

Aqui, o longa deixa no espectador uma infinidade de perguntas, aquelas que pairam no ar por tempos, até o próprio espectador encontrar (ou não) alguma resposta.

No ano passado, o longa foi indicado a Melhor Filme no Festival de Londres e arrebatou o prêmio de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival de San Sebastián - Espanha.

Filmaço.

Confira o trailer do filme:


*****
'DENTRO DA CASA'
Título Original:
Dans La Maison
Diretor:
François Ozon
Elenco:
Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas, Fabrice Luchini, Emmanuelle Seigner, Denis Ménochet, Bastien Ughetto e outros
Produção:
Eric Altmeyer, Nicolas Altmeyer, Claudie Ossard
Roteiro:
François Ozon, Juan Mayorga
Fotografia:
Jérôme Alméras
Trilha Sonora:
Philippe Rombi
Duração:
106 min.
Ano:
2012
País:
França
Gênero:
Suspense
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Califórnia Filmes
Estúdio:
Mandarin Films / Mars Distribution / France 2 Cinéma / FOZ / Canal+ / Ciné+ / France Télévision / La Banque Postale Images 5 / Palatine Étoile 9 / Région Ile-de-France / Cofimage 23
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário