sexta-feira, 22 de março de 2013

' A CAÇA': MADS MIKKELSEN SENSACIONAL E PREMIADO EM CANNES POR DRAMA QUE ABORDA PEDOFILIA



Nós, humanos, acreditamos que algumas de nossas capacidades extras - como o raciocínio - nos fazem superiores aos  outros animais.

Mas nos esquecemos, desde sempre, que continuamos movidos pelos instintos mais primários em momentos de angústia e incerteza - ou seja, a caça nunca termina.

O novo drama do diretor Thomas Vinterberg traz essa premissa à tona de maneira amplificada, com coisinhas miúdas do âmbito familiar ganhando proporção devastadora em uma pequena comunidade e onde Lucas (interpretado pelo excepcional Mads Mikkelsen) é o bode expiatório.

O excepcional ator Mads Mikkelsen como Lucas, em cena do longa - fotos dessa postagem: Divulgação/Califórnia Filmes

Na trama de 'A Caça', que finalmente estreia hoje aqui no Brasil, vemos um vilarejo cheio de dilemas abafados, onde a menina Klara tem pais relapsos, sendo um deles o melhor amigo do professor Lucas.

Após se separar e perder a guarda do próprio filho, ele tenta reconstruir a vida na pequena comunidade, onde trabalha em uma creche.

Vendo a situação da menina, a leva para casa quando está perdida e à escola quando nenhum dos pais assume a responsabilidade.

A partir daí, a afeição da menina pelo novo amigo cresce de forma desmedida e ela acaba por demonstrar esse sentimento.

O professor Lucas a repreende de forma delicada mas, em meio a um processo de confusão mental, a raiva momentânea da rejeição leva a menina a desabafar seu ódio por Lucas - com alguns detalhes induzindo a ideia de que foi abusada sexualmente por ele.

Cena do longa

Uma investigação começa a ser conduzida, a diretora pede ao professor que tire uns dias de folga, a notícia se espalha pela comunidade pequena, não há informações claras e a criança sofre pressão para dar respostas.

Com esse circo montado, temos uma trama muito próxima à de 'O Processo', clássico da literatura de Franz Kafka que evidenciou uma justiça burocrática e desumana, labirinto no qual ninguém sabe ao certo o que se passa, mas onde o desejo de punição precisa ser levado a cabo.

Mads Mikkelsen - conhecido do grande público por ter interpretado o vilão Le Chiffre em '007 - Cassino Royale' - está perfeito como Lucas, professor de personalidade afável, cuja injustiça sofrida inflama a alma com momentos de raiva e desespero.

Grande momento de ator na telona, a sutileza e força de sua interpretação renderam ao ator dinamarquês o prêmio de Melhor Ator no último Festival de Cannes.

Além disso, cercado por um elenco notável, qualquer perspectiva do filme ganha o espectador facilmente, tanto que o faz duvidar de Lucas dependendo de quem comanda a cena - seja a partir dos olhos de Klara, do filho ou do melhor amigo, o sentimento de cada personagem torna-se uma certeza.

Cena do longa

Assim como todos na comunidade, o protagonista caça cervos por diversão - detalhe que não passa batido quando ele passa a ser perseguido por seus semelhantes.

Instinto, concepção de grupo e exclusão representam características bem ancestrais e uma frase dita ao filho em sua primeira caçada consegue traduzir perfeitamente a trama e deixa um desfecho instigante:
“Você terá de esperar um pouco, mas os animais voltarão”.

Além do prêmio de Melhor Ator, o longa também levou o Prêmio Ecumênico do Júri e Vulcain Prize for the Technical Artist no Festival de Cannes 2012 - também foi indicado à Palma de Ouro.

Filmaço.

Confira o trailer do filme:


*****
'A CAÇA'
Título Original:
Jagten
Diretor:
Thomas Vinterberg
Elenco:
Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Annika Wedderkopp, Lasse Fogelstrøm, Susse Wold, Anne Louise Hassing, Lars Ranthe e outros
Produção:
Sisse Graum Jørgensen, Morten Kaufmann, Thomas Vintenerg
Roteiro:
Thomas Vinterberg, Tobias Lindholm
Fotografia:
Charlotte Bruus Christensen
Trilha Sonora:
Nikolaj Egelund
Duração:
115 min.
Ano:
2012
País:
Dinamarca
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Califórnia Filmes
Estúdio:
Film i Väst / Zentropa Entertainments
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário