<>
Confira as dez maiores controvérsias da história da maior premiação do cinema
<>
Confira o nosso Top 10:
10º - Björk e o Cisne
Bjork
A cantora islandesa chocou todo mundo ao aparecer no tapete vermelho da cerimônia de 2001 usando um vestido de gosto muito duvidosa e que se assemelhava a um cisne.
A roupa acabou virando o centro das atenções e é relembrada até hoje na lista de tragédias fashion da premiação.
9º - O peladão
Peladão do Oscar
Um dos momentos mais constrangedores da história do Oscar aconteceu em 1974.
Na ocasião, o apresentador David Niven estava no palco anunciado a presença da musa Elizabeth Taylor quando um homem completamente pelado passa correndo por trás dele e faz um sinal da paz para as câmeras.
8º - Persona non grata
Casey Affleck
No Oscar de 2017, Casey Affleck venceu o seu primeiro Oscar pela atuação no drama Manchester À Beira-Mar.
Mas a sua vitória acabou causando muito incômodo já que o ator tinha sido acusado de assediar duas companheiras de trabalho anos antes.
O mal estar foi tanto que Brie Larson sequer aplaudiu Affleck no momento da entrega da estatueta no palco.
7º - Miss Colômbia
O Oscar 2017 foi realmente cheio de surpresas.
Na hora da entrega do prêmio de "melhor filme", o mais importante da noite, os envelopes foram trocados e La La Land - Cantando As Estações foi anunciado como vencedor, mas na verdade a estatueta deveria ir para Moonlight - Sob A Luz Do Luar.
O momento foi comparado a gafe que ocorreu no Miss Universo, em que a candidata errada precisou devolver a coroa e a faixa para a concorrente.
6º - Fugitivo da justiça
O cineasta Roman Polanski venceu o Oscar de "melhor diretor" em 2003 pelo trabalho no elogiado O Pianista, mas não compareceu à cerimônia por ser um fugitivo da justiça americana desde 1978 após ser acusado de violentar uma menor de idade.
Harrison Ford acabou recebendo o prêmio em seu lugar.
5º - Climão
O diretor Elia Kazan (Sindicato De Ladrões) foi homenageado pela Academia com um prêmio honorário em 1999, mas na hora de receber o prêmio foi recebido com muito desdém pelos colegas presentes.
O motivo: Kazan ajudou o governo americano ao delatar diversos colegas que teriam "ligações com o comunismo" para a famosa lista negra, o que fez muitos deles serem presos ou lançados ao ostracismo.
4º - #Oscarssowhite
Em 2015, a Academia foi bastante criticada pela falta de minorias dentre os indicados.
Em protesto, uma tag intitulada "Oscar muito branco" foi criada e fez bastante barulho na internet.
No ano seguinte, Chris Rock foi escalado para ser o anfitrião da festa e não economizou nas piadas e alfinetadas sobre o assunto, que ainda estava fresquinho na mídia.
3º - Sem papas na língua
Em 2003, o cineasta Michael Moore subiu ao palco para receber a estatueta pelo documentário Tiros Em Columbine, baseado no massacre escolar cometido por dois adolescentes, e fez um discurso acalorado contra o presidente George Bush.
Em sua fala, ele diz ter vergonha do político e insinua que a sua vitória foi fraudulenta.
2º - Recusando a estatueta
Um dos momentos mais memoráveis da história da premiação foi protagonizado por Marlon Brando, ou melhor, pela atriz e ativista Sacheen Littlefeather.
Quando Brando foi anunciado como o vencedor da categoria "melhor ator", pelo papel de Don Corleone em O Poderoso Chefão, a mulher subiu no palco em seu lugar para discursar sobre a falta de representatividade indígena em Hollywood.
Ela foi impedida pela organização de terminar o texto, mas o leu na íntegra para a imprensa após a cerimônia.
Essa foi a 2ª vez que um artista recusou o prêmio máximo do cinema.
1º - Glória e racismo
A atriz Hattie McDaniels foi a primeira mulher negra a vencer uma estatueta após a sua elogiada atuação em ...e O Vento Levou.
Mas mesmo quebrando essa importante barreira, ela sofreu com o racismo severo que era regra na sociedade americana, ao ser impedida de sentar na mesma mesa que os demais atores (brancos) que concorriam aos prêmios da noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário