quinta-feira, 22 de novembro de 2018

'INFILTRADO NA KLAN': MELHOR FILME DE SPIKE LEE ABORDA QUESTÕES RACIAIS E CONCEITO DA SUPREMACIA BRANCA COM HUMOR INTELIGENTE E PERTURBADOR


SINOPSE:

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local.

Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial, Flip Zimmerman (Adam Driver), judeu, também odiado pelo grupo - mas branco, para assumir seu papel.

Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

CRÍTICA:

Se não fosse uma história real, a trajetória de Ron Stallworth seria considerada absurda demais para os padrões da ficção de cinema.

Mas este policial negro, um dos raríssimos na corporação norte-americana dos anos 1970, conseguiu com sucesso se infiltrar na Ku Kluk Klan e sabotá-la por dentro.

Um dos destaques do ano, 'Infiltrado na Klan', de Spike Lee é um drama sério sobre questões raciais, mas é também uma comédia perturbadora sobre a estupidez do conceito da supremacia branca.

Infiltrado na Klan : Foto Adam Driver, John David Washington
Flip Zimmerman (Adam Driver) e o detetive Ron Stallworth (John David Washington): parceria afiada - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures
É um filme fantástico, difícil, um soco no estômago, mas que precisa ser visto e apreciado, especialmente pelo ótimo elenco, roteiro poderoso e qualidade cinematográfica.

Aqui, John David Washington interpreta o detetive Ron Stallworth, o primeiro policial negro de Colorado Springs.

Em 1979, Stallworth inicia uma operação secreta para investigar a organização de supremacia branca Ku Klux Klan e se passa por um homem branco racista por telefone.

Sua infiltração é tão bem sucedida que ele até consegue chegar ao líder da organização, David Duke (Topher Grace).

Infiltrado na Klan : Foto Topher Grace
David Duke (Topher Grace) é o líder da organização de supremacia branca Ku Klux Klan 
Eles conversam ao telefone e começam a estreitar relações, abrindo caminho para uma investigação ainda mais profunda.

Quando ele precisa comparecer pessoalmente ao culto, Stallworth pede ao seu colega oficial, Detective Flip Zimmerman (Adam Driver), um judeu, também odiado pelo grupo, para assumir seu papel.

Infiltrado na Klan : Foto Adam Driver, Spike Lee, Topher Grace
Spike Lee instrui Adam Driver e Topher Grace para uma tomada
É uma história verdadeira e absolutamente fascinante.

Os supremacistas brancos são tão facilmente enganados que seu racismo fica escancarado como simples estupidez.

E, apesar do um senso de humor irônico, Spike Lee nunca perde de vista o fato de que, por mais idiotas que sejam os alvos da investigação, eles representam um perigo óbvio.

O foco é a estupidez humana e também a capacidade das pessoas capazes de exercer liderança manipularem todos à sua volta, para o bem e para o mal.

No elenco, John David Washington está muito inspirado, transmitindo diferentes níveis de deboche ou raiva diante dos inimigo.

Infiltrado na Klan : Foto John David Washington
John David Washington: espetacular
Já o multi facetado Adam Driver continua adaptando-se com extrema competência a papéis disfuncionais com uma naturalidade difícil de se ver no atual cinema americano.

Topher Grace, de corpo frágil e olhar doce, é uma escolha curiosa para o líder fascista David Duke, mas funciona na tentativa de desconstruir o caráter maligno do discurso adverso.

De certo modo, todos os personagens interpretam outras pessoas: o negro se passa por branco, o branco interpreta um negro, o fascista encarna o tipo tolerante.

É nesta ficção dentro da ficção que o filme encontra sua força e torna-se uma importante comédia política, do tipo que o circuito comercial precisa cada vez mais.

Encarar a realidade é muito complicado, afinal grupos de supremacia branca ainda existem e hoje vemos uma crescente onda racista e neonazista no próprio Brasil, por mais que não faça sentido algum.

O final do longa com cenas reais recentes apenas reforça esse sentimento e nos faz sair com uma sensação terrível do cinema.

Apesar disso, temos aqui um filme engraçado a maior parte do tempo, apesar de sempre tratar com seriedade sobre o tema central.

Até por isso é um lembrete cruel de como pouco foi feito em nossa sociedade e como perigoso o mundo ainda é quando a estupidez humana tem espaço para florescer.

Basta ler os jornais para ter certeza da importância dessa crítica cinematográfica nesse momento.

Infiltrado na Klan : Foto
Cena do longa
Esse é o melhor filme de Spike Lee, disparado.

Com um trama impactante, roteiro afiado e humor aguçado capaz de ressaltar horrores da vida real, o longa diverte, choca e convida o público para uma conversa sobre poder e racismo.

É um filme importante, relevante e simplesmente obrigatório.

Não à toa, foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri do ultimo Festival de Cannes.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'INFILTRADO NA KLAN'
Título Original:
BLACKKKLANSMAN
Gênero:
Comédia Dramática
Direção:
Spike Lee
Elenco:
Adam Driver, Alec Baldwin, Arthur J. Nascarella, Ato Blankson-Wood, Brian Tarantina, Corey Hawkins, Damaris Lewis, Dared Wright, Faron Salisbury, Frederick Weller, Isiah Whitlock Jr., Jasper Pääkkönen, John David Washington, Ken Garito, Laura Harrier, Michael Buscemi, Paul Walter Hauser, Robert John Burke, Ryan Eggold
Roteiro:
Charlie Wachtel, David Rabinowitz, Kevin Willmott, Ron Stallworth, Spike Lee
Produção:
Charlie Wachtel, David Rabinowitz, Jason Blum, Jordan Peele, Raymond Mansfield, Sean McKittrick, Shaun Redick, Spike Lee
Fotografia:
Chayse Irvin
Montador:
Barry Alexander Brown
Trilha Sonora:
Terence Blanchard
Estúdio:
40 Acres, Blumhouse Productions, Legendary Entertainment, Monkeypaw Productions
Distribuidora:
Universal Pictures
Ano de Produção:
2018
Duração:
135 min.
Estréia (Brasil):
22/11/2018
Classificação Indicativa:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário