SINOPSE:
Um assalto frustrado faz com que Harry Rawlins (Liam Neeson) e sua gangue sejam mortos pela polícia e o dinheiro que roubaram seja destruído pelas chamas.
Isto faz com que a viúva de Harry, Verônica (Viola Davis), seja cobrada para que a quantia roubada seja devolvida.
Pressionada, ela encontra um caderno de anotações de Harry que prevê em detalhes aquele que seria seu próximo golpe.
Verônica então decide realizar o roubo, tendo a ajuda das demais viúvas dos mortos no assalto frustrado.
CRÍTICA:
Novo longa do diretor Steve McQueen, vencedor do Oscar por 12 Anos De Escravidão e baseado no livro homônimo de Lynda La Plante e na série de mesmo nome que foi ao ar em 1983, a trama de As Viúvas, que estreia nesta quinta aqui no Brasil, traz uma narrativa enxuta e um elenco extraordinário, surpreendendo e reafirmando mais uma vez que McQueen é um ótimo cineasta.
O longa acompanha três mulheres que se unem para limpar a bagunça de seus maridos quando estes morrem durante um assalto.
As quatro protagonistas reunidas - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil |
Com uma dívida milionária deixada pelo grupo, elas - Verônica, Linda e Alice são vividas pelas atrizes Viola Davis, Michelle Rodriguez e Elizabeth Debicki, respectivamente - superam o luto e partem para um plano cheio de ideias primorosas e descobrem talentos até então desconhecidos.
Mesmo que não possuam quase nada em comum, as mulheres se tornam cada vez mais unidas e determinadas a garantir o sucesso do esquema.
Usando uma planta baixa e um caderno de instruções deixados por Harry Rawiling (Liam Neeson), marido de Verônica, elas embarcam na missão mais perigosa de suas vidas e passam a nutrir o mesmo desejo: concluir o plano com sucesso e provar que o submundo do crime não será mais um ambiente historicamente masculino.
Viola Davis é Verônica |
Com seu imenso talento na direção e na escrita, McQueen entrega um blockbuster irresistível, recheado de adrenalina e ao mesmo tempo ousado em inserir temas relativamente importantes que nos trazem de volta à realidade.
Sem nenhum medo de arriscar, ele faz críticas à corrupção, ao racismo unido a assassinatos de jovens negros nas periferias americanas e à violência doméstica - quando mostra Alice tentando esconder marcas de agressões físicas deixadas pelo falecido.
Dessa forma, é evidente a habilidade do diretor - que em 2014 se tornou o primeiro negro a receber um Oscar de Melhor Filme - em atrair um público que curte a descontração de um filme de ação, com aquele que carrega o pensamento crítico a cada saída do cinema.
E McQueen consegue, de fato, agradar os dois mundos.
Cena do Longa |
O roteiro escrito por McQueen em parceira com a talentosa Gillian Flynn - escritora e roteirista de Garota Exemplar e da série Objetos Cortantes - é sensato ao aprofundar as personagens centrais da trama, deixando que o público saiba o que levou cada uma delas ao destino final do plano.
Pena que bons nomes do elenco - como Daniel Kaluuya, Brian Tyree Henry e Carrie Coon - sejam pouco aproveitados, mesmo que tenham papéis fundamentais para o decorrer da história.
Outro ponto fraco do roteiro está na revelação do plot-twist que muda o desfecho da história.
Por se tratar de um roteiro de Flynn, que costuma sempre bagunçar a cabeça do espectador, a reviravolta acaba se tornando fraca e para os mais atentos, algo já revelado nos detalhes.
Cena do Longa |
Nas atuações, Viola Davis com uma atuação absolutamente impecável, nos faz lembrar os motivos de seu nome estar entre as grandes estrelas de Hollywood na atualidade.
Ela dá um show de atuação e convence como a determinada Verônica, equilibrando a força com o lado traumatizado da personagem sem deixar que um deles se sobressaia.
Debicki - que viveu Paragon em Guardiões Da Galáxia Vol. 2 - deslancha com sua Alice, que começa como uma frágil garota rica e mimada e se torna uma das mais destemidas integrantes do assalto.
A já conhecida Rodriguez (Velozes E Furiosos) também se destaca como a forte Linda, que entra para o plano a fim de garantir a segurança dos filhos, e acaba assumindo riscos perigosos que garantem boas doses de tensão ao longa.
A grande surpresa fica por conta de Cynthia Erivo (Maus Momentos No Hotel Royale), jovem atriz que é uma excelente e grata adição ao elenco - sua personagem Belle é autêntica e inteligente e a triz se destaca pelo seu talento e flexibilidade.
Cynthia Erivo é Belle |
Com fotografia e planos de sequência de fazer com que o espectador não desgrude um só momento da cadeira do cinema, o longa desde já é um dos favoritos para uma indicação ao Oscar 2019 e não será surpresa se McQueen for mais uma vez indicado à categoria de Melhor Direção ou que a produção complete a lista dos selecionados a Melhor Filme.
Filmaço.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
AS VIÚVAS
Título Original:
WIDOWS
Gênero:
Drama
Direção:
Steve McQueen
Elenco:
Brian Tyree Henry, Carrie Coon, Colin Farrell, Cynthia Erivo, Daniel Kaluuya, Elizabeth Debicki, Eric Ian, Garret Dillahunt, Jacki Weaver, Jon Bernthal, Kevin J. O'Connor, Liam Neeson, Lizzy Leigh, Lukas Haas, Manuel Garcia-Rulfo, Michael Harney, Michelle Rodriguez, Molly Kunz, Robert Duvall, Viola Davis
Roteiro:
Gillian Flynn, Lynda La Plante, Steve McQueen
Produção:
Arnon Milchan, Emile Sherman, Iain Canning, Steve McQueen
Fotografia:
Sean Bobbitt
Montador:
Joe Walker
Trilha Sonora:
Hans Zimmer
Estúdio:
Film4, New Regency Pictures, Regency Enterprises, See-Saw Films
Distribuidora:
Fox Film do Brasil
Ano de Produção:
2018
Duração:
129 min.
Estréia (Brasil):
29/11/2018
Classificação Indicativa:
16 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
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