SINOPSE:
Cinebiografia de José Abelardo Barbosa de Medeiros (Stepan Nercessian) desde a época de sua juventude (Eduardo Sterblitch), quando decide largar a faculdade de Medicina para se aventurar como locutor em uma rádio.
Após começar a fazer barulho no rádio, Chacrinha é convidado a se aventurar na televisão e revoluciona os programas de auditório, apresentando vários nomes importantes da música brasileira, se tornando um dos maiores comunicadores que o Brasil já viu.
CRÍTICA:
Diretor de filmes cultuados como 'Gêmeas', 'Eu Tu Eles' e 'Casa de Areia', Andrucha Waddington optou por um cinema mais comercial nos últimos trabalhos, em especial com 'Os Penetras' e 'Os Penetras 2 - Quem Dá Mais?'.
Agora, o diretor chega aos cinemas com 'Chacrinha - O Velho Guerreiro', cinebiografia com apelo comercial e destinada não só aos fãs do apresentador, como também às novas gerações, que não puderam conhecer o seu trabalho, em emissoras como Band e Globo.
Chacrinha, como era conhecido José Abelardo Barbosa de Medeiros, foi um dos maiores nomes do rádio e da televisão brasileira, influenciando e lançando inúmeros sucessos da música nacional.
Eduardo Sterblitch vive Abelardo quando jovem - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Downtown Filmes |
O filme procura traçar a história de início, meio e fim da vida do artista e, até por isso, tem dificuldade em ser bem sucedido.
O longa tenta mostrar coisa demais, então é impossível não sentir que estamos diante de algo superficial.
São vários os pulos no tempo e muitas vezes estes acabam fazendo com que momentos mais desafiadores da carreira do artista, especialmente no início, fiquem parecendo simplórios.
Eduardo Sterblitch vive Abelardo quando jovem, retratando o início dele no Rio de Janeiro e suas aventuras no rádio.
Ainda que um pouco exagerado, Sterblitch tem bons momentos e revela ao grande público sua faceta de ótimo ator que sempre foi.
Quando mais velho, Chacrinha é vivido por Stepan Nercessian, numa performance divertida e sensacional: a impressão é que o ator, que já havia vivido a personagem num aclamado musical nos palcos, incorporou o Velho Guerreiro, tamanha a perfeição.
Stepan Nercessian interpreta Chacrinha mais velho |
Valorizando mais as polêmicas e o temperamento forte, o filme, porém. deixa a desejar ao retratar a importância do artista na vida cultural e televisiva brasileira.
Com uma produção bem inferior ao visto recentemente em 'Bingo - O Rei das Manhãs', para citar outro filme sobre uma personalidade da TV nacional,
a vida pessoal de Chacrinha é explorada, mas sempre de forma a privilegiar o folclore ao invés dos dramas íntimos do artista.
Gianne Albertoni é Elke Maravilha |
Mesmo o acidente que abalou sua família - um de seus filhos, então noivo da cantora Wanderléa, ficou tetraplégico - é retratado de forma rápida e pouco desenvolvida.
Mas o que importa mesmo é que o longa conta com um vasto leque musical, retratando inúmeras canções, artistas e bandas que participaram dos programas de Chacrinha.
Neste sentido, temos cenas divertidas e atrativas para os espectadores, com atores caracterizados como ícones da música como Clara Nunes e Raul Seixas, dentre vários outros.
Karen Junqueira é Rita Cadillac |
E lógico, as duas mulheres ícone da carreira do Velho Guerreiro - Rita Cadillac (Karen Junqueira) e Elke Maravilha (Gianne Albertoni) - estão presentes, com boa participação no longa, que conta com bom figurino e design de produção.
Como sabemos, o projeto vira série da Globo no ano que vem - o que deve fazer com que todas essas falhas temporais e histórias superficiais sejam devidamente corrigidas.
Quanto ao filme, quem conhecia pouco sobre Chacrinha seguirá sem saber muito - mas quem o conhecia, vai se deliciar.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'CHACRINHA - O VELHO GUERREIRO'
Título Original:
CHACRINHA - O VELHO GUERREIRO
Gênero:
Biografia, Drama
Direção:
Andrucha Waddington
Elenco:
Stepan Nercessian, Eduardo Sterblitch, Gianne Albertoni, Carla Ribas, Gustavo Machado, Rodrigo Pandolfo, Laila Garin, Antonio Grassi, Karen Junqueira, Marcelo Serrado
Roteiro:
Cláudio Paiva
Trilha Sonora:
Antonio Pinto
Produtores:
Angelo Salvetti, Altino Pavan, Cosimo Valerio, Andrucha Waddington, Lupa Mendes
Produtor Executivo:
Fernando Zagallo
Produtor Associado:
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni)
Diretor de Fotografia:
Fernando Young
Montador:
Thiago Lima
Figurinista:
Marcelo Pires
Produção:
Paris Filmes
Distribuição:
Downtown Filmes
País:
Brasil
Ano de Produção:
2017
Estreia (Brasil):
8 de novembro de 2018
Duração:
1h54min
Classificação Indicativa:
12 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário