segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MEMÓRIA: VAN WILLIAMS, O BESOURO VERDE DA SÉRIE DE TV

<>
Veterano ator de muitas séries e eternizado como o Besouro Verde morreu nesta segunda
<>

Van Zandt Jarvis Williams nasceu no dia 27 de fevereiro de 1937 em Fort Worth, Texas.

Antes de iniciar sua carreira de ator, Williams trabalhou como instrutor de mergulho no Havaí e através desse trabalho, conheceu o produtor Mike Todd (na época marido de Elizabeth Taylor), que o incentivou a buscar uma carreira artística em Hollywood, indicando seu próprio agente como contato.

Após terminar seus estudos, Williams se mudou para Los Angeles, onde foi contratado em 1958 pela Revue Studios, subsidiária da Universal Pictures, que o colocou no elenco de alguns teleteatros.

Resultado de imagem para van williams
Van Williams, em foto promocional do começo da carreira - Divulgação
Foi nesta época que adotou seu nome artístico, Van Williams.

Em 1959, a Warner Brothers comprou seu contrato, colocando-o como ator convidado em episódios de séries que eram produzidas por ela na época, como 'Colt 45' e 'Lawman'.

No mesmo ano, a Warner o colocou no elenco de sua nova produção, 'Bourbon Street Beat', série sobre dois detetives particulares e um estudante de direito (Williams) que solucionavam crimes em New Orleans.

A série foi cancelada com apenas uma temporada de trinta e nove episódios, mas o personagem de Williams tinha conseguido conquistar um bom público, o que levou a Warner a transferi-lo para o elenco de outra nova produção do estúdio, 'Surfside 6'.

Williams interpretou o mesmo personagem que, agora formado, passa a trabalhar ao lado de detetives particulares que atuam em Miami.

Diane McBain e Van Williams em 'Surfside 6' (Foto: ABC/Arquivo)
Diane McBain e Van Williams em ‘Surfside 6’  - ABC/Arquivo
Esta produção chegou a conquistar uma boa audiência graças à presença de Troy Donahue, ator galã que já era  sensação por suas comédias românticas no cinema.

Segundo Williams - em entrevista à revista TV Séries - apesar da boa receptividade da série, a rede ABC decidiu cancelar 'Surfside 6' porque desejava reduzir o espaço de sua grade destinado aos programas da Warner Brothers.

Assim, Troy, que gerava audiência, foi transferido para o elenco de 'Hawaiian Eye'.

Após o cancelamento desta, Williams voltou a fazer participações em episódios de séries da Warner, como 'Cheyenne', 'The Gallant Man', '77th Sunset Strip' e 'Hawaiian Eye', e também 'The Leathernecks', que não chegou a ser transformado em série.

Seu contrato com o estúdio encerrou em meados de 1964, levando o ator a buscar trabalhos em outras produções.

Entre 1964 e 1965, ele integrou o elenco de 'The Tycoon', série que girou em torno de um milionário (Walter Brennan) e os executivos de sua empresa - Williams interpretou Pat, seu assistente e piloto.

Resultado de imagem para van williams The Tycoon
Ao lado de Walter Brennan, na série 'The Tycoon' - Divulgação
A produção teve apenas uma temporada com trinta e dois episódios.

Williams como o Besouro Verde (Foto: ABC/Arquivo)
Williams como o Besouro Verde - Fox
Em 1966, ele foi escolhido pela Greenway Productions e pela 20th Century Fox para estrelar 'O Besouro Verde' - as duas já produziam a cult série 'Batman', um enorme sucesso que elas esperavam repetir com a nova série, principalmente depois que Bruce Lee foi anunciado para viver o mordomo e mestre em artes marciais, Kato, assistente do Besouro.

Resultado de imagem para green hornet tv series
Cartaz original da série - Divulgação
A trama de 'Besouro Verde', baseada em seriado de rádio de enorme sucesso, girava em torno de Britt Reid, um milionário que conta com a ajuda de Kato para combater o crime.

Resultado de imagem para black beauty  green hornet tv serie
O 'Black Beauty' original é outra criação de George Barris - Divulgação
Kato também criava todos os 'gadgets' que o Besouro Verde usava - incluindo um belíssimo automóvel chamado “The Black Beauty/Beleza Negra", um Chrysler Imperial 1965 dotado de efeitos e armas poderosas e também customizado por George Barris, o mesmo que tinha criado tempos antes o fantástico Batmóvel usado na série 'Batman' (1966/1968).

Confira um trecho de 'Besouro Verde':


Williams viveu Reid de forma sóbria, ao contrário de outros personagens em seriados similares - como o Batman de Adam West.

Embora esta produção não tenha sido um sucesso na época, ela se tornou uma série cultuada pelos fãs do personagem, bem como por aqueles que acompanham produções clássicas.

Resultado de imagem para black beauty  green hornet tv serie
O crossover entre 'Batman' e 'Besouro Verde' - e os dois fantásticos carros criados por George Barris lado a lado - Divulgação
Os produtores ainda tentaram salvar a série, promovendo o que foi um dos primeiros crossovers entre séries: Besouro Verde e Kato aparecerem um episódio de 'Batman' e Adam West e Burt Ward fizeram uma participação em 'Besouro Verde' - mas nem o crossover salvou a série do cancelamento, após apenas uma temporada.

Assista um trecho do crossover:


Em 2011, Seth Rogen produziu e protagonizou o longa 'Besouro Verde': Rogen era Britt Reid/Besouro Verde, Jay Chou era Kato, Christoph Waltz era o vilão e Cameron Diaz o interesse amoroso do mocinho.

O resultado ficou aquém das expectativas, mas o filme até que fez boa bilheteria mundo afora.

Durante a década de 1970 e 1980, o ator fez participações especiais, incluindo uma recorrente em 'A Conquista do Oeste', adaptação do filme de 1962.

A última série que estrelou foi a produção infanto-juvenil 'Westwind', produzida entre 1975 e 1976, sobre uma família que viaja pelo mundo em seu iate.

Resultado de imagem para van williams Westwind
Na abertura de 'Westwind' - Divulgação
Ainda durante a produção de 'Besouro Verde', Williams começou a trabalhar como policial em meio período.

Na década de 1980, ele largou a carreira artística para montar uma empresa que alugava aparelhos de comunicação (como pagers e rádio) para pessoas físicas e empresas, entre elas, estúdios onde trabalhou.

Em paralelo ao seu trabalho na empresa, o ator continuou atuando como oficial da reserva na delegacia de Los Angeles, aposentando-se deste cargo em 1996.

Durante a produção da série, Williams se tornou amigo pessoal de Bruce Lee, amizade que durou até a morte da Lenda das artes marciais.

Em 1993, atendendo a um pedido de Linda, esposa de Lee, ele fez uma breve participação especial na cinebiografia 'Dragão: A História de Bruce Lee', interpretando o diretor da série 'Besouro Verde'.

(E-D) Bruce Lee e Williams em 'O Besouro Verde' (Foto: ABC/Arquivo)
Lee e Williams - amizade eterna - Divulgação
Ao longo de sua carreira, o ator também teve participações especiais em episódios de 'Família Buscapé', 'Comédias de Dick Van Dyke', 'Big Valley', 'Mannix', 'Missão: Impossível', 'Nanny and the Professor', 'Gunsmoke', 'Têmpera de Aço', 'São Francisco Urgente', 'Barnaby Jones', 'Sra. Columbo', 'Arquivo Confidencial' e a minissérie 'A Saga do Colorado'.

Williams em 2013 (Foto: Bobby Bank/Getty Images)
Williams, em foto de 2013 - Getty Images
Williams se casou em 1959 com Vicki Richards, com quem ainda vivia.

O casal teve três filhas, Nina Fox, Tia Williams e Britt Willard, sendo que o ator já tinha tido gêmeas (Lisa Self e Lynne Newman) de sua união com Drucilla Jane Greenhaw, entre 1953 e 1956.

Van Williams morreu nesta segunda (5), de falência renal, no Arizona, aos 82 anos.

A notícia foi dada pela esposa do ator, Vicki.


Nenhum comentário:

Postar um comentário