terça-feira, 6 de dezembro de 2016

ESCÂNDALO: CENA DE SEXO ANAL DE O 'ÚLTIMO TANGO EM PARIS' AINDA REVOLTA HOLLYWOOD; BERTOLUCCI RESPONDE

<>
A atriz francesa Maria Schneider não sabia o que aconteceria na 'cena da manteiga'
<>

Diversos atores de Hollywood criticaram nos últimos dias o diretor italiano Bernardo Bertolucci e o ator americano Marlon Brando, já morto, após uma entrevista do cineasta, concedida em 2013, admitindo ter filmado uma cena de sexo não consentida em um de seus longas mais aclamados,  ter voltado à tona essa semana, quando o vídeo foi republicado por uma ONG espanhola.

Nela, Bertolucci conta que a atriz francesa Maria Schneider não sabia o que aconteceria na cena em que Paul (Marlon Brando) usa manteiga como lubrificante para fazer sexo anal com ela  em 'O Último Tango Em Paris' (1972)- uma das mais famosas e polêmicas cenas do cinema.

Bertolucci (de chapéu) dirige Brando e Schneider, numa cena do filma - Divulgação
"A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem. Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer",  disse o diretor na entrevista.

Para piorar, ele ainda disse que a intenção era que Schneider reagisse "como uma menina, não como um atriz".

No vídeo, Bertolucci conta que não voltou a ver a atriz depois das filmagens do filme, porque "ela o odiava".

Ele ainda disse: 

"Para fazer filmes, e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios".

Lógico, a polêmica voltou com tudo.

"Para todas as pessoas que amam esse filme, o que vocês estão vendo é uma garota de 19 anos ser estuprada por um homem de 48. O diretor planejou o ataque", acusou a atriz Jessica Chastain no Twitter.

Evan Rachel Wood republicou o comentário de Chastain e chamou a situação de "dolorosa e ultrajante".

"Os dois são indivíduos muito doentes para pensar que estava tudo bem."

"Eu nunca vou olhar para este filme, Bertolucci ou Brando da mesma forma. Isto é além do nojento. Sinto muita raiva", disse Chris Evans.

Em uma entrevista  ao Daily Mail em 2007, Maria Schneider afirmou que se sentiu humilhada e "um pouco estuprada" durante as filmagens do longa.

A cena não estava no roteiro original e a atriz foi informada da mudança pouco antes da filmagem.

"Marlon me disse: 'Maria, não se preocupe, é só um filme'. Mas durante a cena, mesmo que o que Marlon estava fazendo não fosse real, eu estava chorando lágrimas de verdade'. Eu estava com tanta raiva", lembrou.

"Eu deveria ter ligado para o meu agente ou pedido que meu advogado fosse ao set porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas na época eu não sabia disso", finalizou Maria, ao falar sobre o assunto.

Brando e Schneider, na polêmica cena - Divulgação
Como se sabe, o longa foi um dos motivos que levaram a atriz a enfrentar uma longa batalha contra a depressão.

Ela morreu em 03 fevereiro de 2011, aos 58 anos, vítima de câncer.

Marlon Brando, considerado um dos maiores atores americanos de todos os tempos, morreu em 1 de julho de 2004, aos 80 anos, de insuficiência respiratória.

Finalmente agora pela manhã, o diretor Bernardo Bertolucci publicou um comunicado em resposta às críticas que vem recebendo.

Leia:

"Maria sabia de tudo porque ela tinha lido o script, no qual estava tudo descrito. A única novidade foi a ideia da manteiga. E isso, como eu fiquei sabendo muitos anos depois, ofendeu Maria. Não a violência à qual ela foi submetida na cena, que estava escrita no roteiro", diz.

"Há muitos anos na Cinémathèque Française alguém me pediu detalhes na famosa cena da manteiga. Eu especifiquei, mas talvez não tenha sido claro, que decidi com Marlon Brando não informar Maria que usaríamos manteiga. Queríamos uma reação espontânea dela sobre o uso impróprio. Aí está o mal entendido. Alguém pensou, e pensa, que Maria não tinha sido informada da violência contra ela. Isso é falso!", afirma o diretor.

Isso ainda vai dar pano pra manga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário