sábado, 26 de setembro de 2015

'VERDADES SECRETAS': TRAMA ORIGINAL, BEM DIRIGIDA E BEM INTERPRETADA, ENTRA PARA A HISTÓRIA DA TELENOVELA AO TER ÚLTIMO CAPÍTULO TÃO BOM QUANTO O PRIMEIRO




Foram três eletrizantes meses - os melhores da história da telenovela brasileira recente.

 Primeiro texto original para a faixa das 23h da Globo, 'Verdades Secretas' terminou nesta sexta (25) com tragédia para Carolina (Drica Morais) e redenção absolutamente surpreendente para Angel (Camila Queiroz)

Irresistível e com pouco mais de uma hora no ar, o último capítulo nos mostrou que a modelo, que iniciou sua saga como a inocente Arlete, foi flagrada pela mãe na cama com o padrasto, Alex (Rodrigo Lombardi), viu Carolina cometer suicídio, assassinou o ex-amado premeditada e friamente e terminou a trama se casando com Gui (Gabriel Leone), com olhar diabólico, escancarando para o público a psicopata que ela sempre foi - mas nós, como Carolina, não tínhamos coragem de admitir: Angel era, na verdade, o demônio em forma de ninfeta.

Fora o trio Angel, Alex e Carolina, a maioria dos personagens teve desfechos felizes ou esperançosos. 

Como já esperado, Larissa (Grazi Massafera), o mais difícil papel da novela, iniciou sua jornada contra o vício, tornando-se evangélica. 

Com a aparência bem melhor do que nos tempos de cracolândia, a ex-modelo voltou ao local para distribuir lanches, mas também para encarar seu passado. 

Em mais uma emocionante cena, o encontro com Roy (Flávio Tolezani), o amor bandido que a arrastou para o inferno,  coroou a jornada de Larissa, tirando de vez de Grazi a pecha de 'ex-BBB', 'atriz limitada' e toda a sorte de rótulos que os detratores insistiam em colocar na agora Atriz com 'A' maiúsculo.

Confira os principais desfechos:

Carolina se suicida

Ao flagrar Alex com Angel na cama, a dona de casa surtou e atirou no abajur. 

Exaltada, Carolina questionou por que o empresário seduziu Angel e Alex não só contou do caso que teve com Angel antes de eles se casarem, como também confessou que nunca a tinha amado, só tinha se casado com ela para ficar perto da filha dela.

Revoltada, a dona de casa apontou a arma para Alex com a intenção de matá-lo, mas a filha entrou na frente e implorou para ela não atirar, pois amava o padrasto. 

Sem acreditar no que ouviu, Carolina deixou o quarto arrasada, foi para a sala, escreveu um bilhete para a filha e atirou na própria cabeça. 


Ao ver a mãe morta, Angel se desesperou. 

No velório, todos deram a entender que sabiam do motivo da morte de Carolina.

Angel mata Alex

Após o enterro, Angel foi obrigada a ir morar com o pai, Rogério (Tarcísio Filho), no interior de São Paulo. 

Dias depois, ela recebe a visita de Gui, que diz ao pai que quer se casar com ela - o pai e a madrasta biscate ficam eufóricos em saber que Gui é rico, pois, até agora, não conseguiram mamar na grana que Alex tinha repassado para Angel, na forma de muitas jóias e salas comerciais alugadas.


Meses depois, Alex também vai lá e diz para Rogério que iria cuidar da educação não só da modelo, como da meia-irmã dela.

 Levando-a de volta para São Paulo, Angel sugeriu que os dois fossem para Angra dos Reis - onde Alex tem uma casa, já mostrada em capítulos anteriores.

Antes, ela passou na casa da avó, Hilda (Ana Lúcia Torre) - que morreu logo depois por conta de uma doença autoimune - e pegou todas as suas joias e principalmente,  a arma que Carolina usou para se matar. 

Em Angra, os dois passeavam de lancha quando a modelo surgiu com a arma, culpou Alex pela morte da mãe e atirou várias vezes. 


Alex morreu, Angel jogou o corpo no mar, acionou um sinalizador e fez uma senhora cena de choro e desespero com a polícia, dizendo que ele tinha escorregado, batido a cabeça e caído no mar.

"Nem  tive nem tempo de salva-lo", soluçava a diabólica.


 Meses depois, a cena final: Angel se casa com Guilherme e ao passar por Fanny (Marieta Severo), revela uma expressão absolutamente diabólica no rosto.

Larissa se converte, mas se emociona ao reencontrar Roy

Larissa finalmente largou o vício em drogas e se converteu à religião evangélica,  graças ao missionário Emanoel (Álamo Facó)

Depois de ter sido estuprada por viciados na cracolândia, Larissa pediu ajuda para deixar o lugar. 

Emanoel a levou para uma igreja, depois à uma clínica de reabilitação e Larissa passou a ajudar os viciados na cracolância.


Lá, em sua última cena na novela, ela se emocionou ao entregar um lanche para Roy (Flávio Tolezani), que não largou o vício e se tornou um mendigo.

Anthony larga Fanny e se manda para Paris com Giovanna e Maurice

Anthony (Reynaldo Gianecchini) abandonou Fanny e se mandou com Giovanna (Agatha Moreira) e Maurice (Fernando Eiras) para Paris. 

A dona da agência implorou para que o namorado não a largasse, mas não teve jeito. 

Arrasada, ela procurou Visky (Rainer Cadete) para desabafar. 

Para ver a sua "absoluta" feliz, o booker chamou Leo (Raphael Sander) para consolar a empresária.


A última fala de Fanny, aliás, foi antológica: primeiro, ela pediu para que Leo tirasse a roupa; depois, que desse uma volta completa, para só então olhar pra câmera e soltar: "Serve...".

Visky termina com Lourdeca

Depois de abrir mão do seu amor por Leo (que ficou com Fanny), Visky foi curtir a fossa com a sua inseparável companheira Lourdeca (Dida Camero)

Os dois, que passaram a novela toda entre tapas e beijos, terminaram dançando na icônica boate paulistana 'Love Story',  fervendo muito e aos beijos.

Bruno longe das drogas 

Bruno (João Vitor Silva) continua o tratamento na clínica de reabilitação, fica impactado com o depoimento de uma garota numa análise de grupo  e, no seu próprio depoimento, conta tudo o que se passou com ele e promete ficar  longe das drogas. 

 Pia pede Igor em casamento

Sem os filhos Giovanna e Bruno por perto, Pia (Guilhermina Guinle) finalmente caiu na real, abriu mão da pensão de Alex para se casar com Igor (Adriano Toloza), prometendo dar a ele o filho que ele tanto quer.

Eziel encontra um novo amor 

Se Angel não correspondeu às investidas de Eziel (Felipe Hintze), o estudante encontrou um amor aos 45 do segundo tempo.

. A convivência com Nina (Bella Piero) fez despertar interesse pela jovem e o estudante decide se declarar: 

"Eu gosto de você, Nina. Acho que te amo". 

A menina retribuiu o sentimento e dois terminaram juntos.

<><>
NOVELA TERMINOU TÃO BOA COMO COMEÇOU

“Verdades Secretas” foi a novela de maior repercussão do horário desde a sua implantação, em 2011, e a de maior audiência: termina com média final de 20 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

Anteriormente, os remakes de “O Astro” e “Gabriela” fecharam em 19. 

O público e as redes sociais vibraram com a história original criada por Walcyr Carrasco, que se foi  pouco coerente, foi bem ousada: o homem que se casa com uma mulher apenas para ser amante da filha dela, com o submundo da moda serviu como pano de fundo.

Carrasco, um bom criador de histórias, fez  uma novela de voyeurismo e, do telespectador, a testemunha ocular de sua trama. 

Desta forma, quase tudo foi mostrado, como raras vezes mostrou-se antes em uma novela: drogas, homossexualidade e prostituição (tudo junto ou separado), com boa carga erótica e muitos nudes masculinos

Confira alguns:
Rodrigo Lombardi apareceu nu já no primeiro capítulo, ao lado de Alessandra Ambrósio
Gabriel Leone apareceu assim, no terceiro capítulo
No penúltimo capítulo, a tão falada cena  de Gianecchini com Fernando Eiras
Adriano Toloza também mostrou o corpão na novela
Este recheio, muitas vezes  deu um tempero especial à produção e garantiu boa repercussão.

A trama envolvente e a ousadia das abordagens fizeram dessa uma das melhores novelas do autor. 

Carrasco, desta vez mais comedido nos diálogos e cauteloso no humor, apresentou-se bem mais sutil do que o usual, quando comparado com trabalhos anteriores.

 Isso precisa ser considerado já que sua peculiar falta de sutileza nos diálogos e no humor – característica do autor – poderia pôr a perder todo o excelente trabalho da direção.

Mas não. 

Ainda que a história central e seu desenrolar soasse pouco coerente ou verdadeira e ainda que os xingamentos entre a 'bicha over' Viscky (Rainer Cadete) e sua amiga/inimiga/amante Lurdeca (Dida Camero) tenham preenchido a cota dos humores do autor e ainda que alguns diálogos, em momentos isolados, parecessem forçados – como aquele “acerto de contas” entre Alex e seu filho (Rodrigo Lombardi e João Vitor Silva), que levou o garoto a afundar-se nas drogas, a direção segura conseguiu driblar algumas falhas de roteiro. 

O que seria da história não fosse a direção primorosa de Mauro Mendonça Filho e sua equipe?

 A proposta estética e a fotografia sofisticadas, o esmero nas tomadas, a trilha sonora escolhida a dedo para cada tipo de cena e a direção de atores contribuíram para um resultado final poucas vezes visto na televisão. 

Evidente que a seu favor, autor e diretor tiveram o horário e o formato (novela mais enxuta, com menos tramas e personagens), o que permitiu extrapolar o trivial e apresentar um trabalho melhor acabado.

O elenco, que começou a ensaiar três meses antes das gravações começarem,  correspondeu à altura da proposta. 

A estreante Camila Queiroz (Arlete/Angel) fez bonito, passando a naturalidade e a jovialidade exigidas pela personagem. 

Dificilmente não levará todos os prêmios de 'Revelação' da temporada e já está escalada para o próximo trabalho de Walcyr - a novela 'Candinho', próxima da Globo na faixa das 18 horas.

Camila Queiroz em cena da novela
Vinda de um trabalho irregular, vivendo um personagem - Cora de “Império”, um tipo que pouco lhe contribuiu ou favoreceu -  Drica Moraes deu uma senhora volta por cima - e penas mãos de Carrasco, que a lançou na TV na já histórica 'Chica da Silva',  na extinta TV Manchete.

 Carolina foi uma personagem mais complexa, que poderia beirar o ridículo (por conta de sua trajetória na trama), mas a dimensão dramática que a atriz lhe conferiu fez dela um dos melhores personagens da TV recente.

Drica Moraes como Carolina (Foto: Reprodução)
Drica Moraes em cena do último capítulo
Marieta Severo também exorcizou seu último trabalho. 

Logo no primeiro capítulo, Fanny em nada lembrou Dona Nenê da série “A Grande Família”

Marieta Severo em sua última cena como Fanny - o casamento de Angel com Gui
Uma das grandes damas da telenovela, Eva Wilma também emprestou toda a sensibilidade que sua personagem, Fábia, demandava, num trabalho preciso e marcante e levantando uma senhora bola para Reynaldo Gianecchini, como seu filho Anthony, cortar.

Dependende de álcool, Fábia nos deu cenas maravilhosas e sua cena final, agarrada à garrafa de uísque no asilo em que o filho a colocou para poder ir livre e leve para Paris, já está desde já na lista de cenas antológicas da telenovela brasileira

 É outra atriz que consegue extrapolar o texto, lhe dando credibilidade. 

Eva Wilma e Reynaldo Gianecchini, em cena da novela
Destaque também para Ágatha Moreira (Giovanna), João Vitor Silva (Bruno) e Rainer Cadete (Viscky).

João Vitor, Guilhermina Guinle (que fez a mãe dos dois) e  Ágata Moreira
Cadete, aliás, esteve perfeito da primeira à última cena.

Rainer Cadete como Visky
Outra que brilhou – tendo inclusive desviado os holofotes da trama central – foi Grazi Massafera, como a modelo drogada Larissa

Grazi passou seis meses em Barcelona, estudando interpretação com o 'coath' de atores famosos - como Antonio Banderas - voltou à Globo, exigiu um papel que não fosse de uma insossa mocinha - que tinha feito até então - e  surpreendeu não apenas com a caracterização e com as várias cenas difíceis exigidas, envolvendo drogas, prostituição e cracolândia. 

Grazi,  no 'antes' e 'depois' de Larissa
O próprio Walcyr Carrasco disse na cara dela, numa entrevista à Angélica, que quando Mauro Mendonça Filho lhe contou que  queria que ela interpretasse Larissa, ele duvidou que a atriz desse conta do recado.

Divertida, Grazi replicou: "Se me dissessem, eu também não acreditaria...".

Hoje, em qualquer entrevista, Walcyr sempre se refere a Grazi como "uma atriz maravilhosa".

A atriz conseguiu passar a verdade nua e crua da personagem de forma visceral, arrancando elogios de toda parte - sua cena de quase cinco minutos, sem cortes, com Larissa fugindo horrorizada de uma loja depois de ver sua decadência refletida no espelho e depois, sofrendo estupro coletivo na cracolândia foram impactantes e ferveram as redes sociais.

 “Verdades Secretas” foi, enfim, um bom exemplo de união entre roteiro, direção e elenco.

É notável a recepção dessa novela no momento de forte resistência da audiência às tramas das nove da emissora (“Babilônia” e “A Regra do Jogo”). 

Talvez por ter sido mais curta e em horário mais adulto, "Verdades Secretas" foi o programa da Globo de maior sucesso deste ano.
<><>
CONFIRA OUTROS MOMENTOS DO ÚLTIMO CAPÍTULO QUE TAMBÉM MERECEM SEREM DESTACADOS:

Reprodução /TV Globo
Beijo lésbico

As modelos Stephanie (Yasmin Brunet) e Mayra (Rhaisa Batista) se beijaram após Angel se casar com Gui e deixar a igreja de helicóptero. 

As duas já haviam protagonizado cenas quentes na trama ao dançarem sensualmente em um boate

Reprodução/TV Globo
O último 'nude'

Os 'nudes' do elenco masculino tiveram uma despedida digna com a cena de Leo (Rafael Sander) desfilando nu pelo apartamento de Fanny (Marieta Severo)

O modelo foi até a casa da empresária a pedido de Visky (Rainer Cadete), que não queria ver sua "absoluta" deprimida após ter sido abandonada por Anthony (Reynaldo Gianecchini).

Reprodução /Globo
Nome da lancha de Alex

A lancha onde ocorreu o assassinato de Alex se chamava Gênesis, primeiro livro da bíblia e que em grego significa "nascimento"

Pode ser apenas coincidência, mas o nome pode ter sido escolhido propositalmente por Walcyr Carrasco para deixar a entender que Angel teria uma 'vida nova' após a morte do amante.

Reprodução /Globo
Protagonista de "Malhação" faz ponta

Conhecida por ter interpretado a protagonista Catarina na temporada de 2010/2011 de "Malhação", Daniela Carvalho fez uma participação especial no capítulo final.

 A atriz apareceu na cena em que Bruno (João Vitor Silva) desabafa no centro de reabilitação após ouvir o relato da sua personagem.

Reprodução /Globo
Morte de Hilda

Essencial na trama de vingança de Angel, Hilda (Ana Lúcia Torre) não conseguiu vencer sua doença auto imune e morreu nos braços de Osvaldo (Genézio de Barros)

A cena foi curta e acabou sendo ofuscada em meio aos outros desfechos da trama.

O ÚLTIMO CAPÍTULO de 'Verdades Secretas' está disponível, na íntegra, no site do GShow até às 23h deste domingo (27).

Para assistir, basta clicar aqui. 

<><>
Fotos dessa postagem:
*Reprodução/TV Globo
*Divulgação/TV Globo

'VERDADES SECRETAS'
Novela de:
Walcyr Carrasco
Direção Geral:
Mauro Mendonça Filho
Elenco Principal:
Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi, Drica Moraes, Ágatha Moreira, Reynaldo Gianecchini, Marieta Severo
Cotação do Klau:


Nenhum comentário:

Postar um comentário