quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O AGENTE DA U.N.C.L.E.: INTELIGENTE E CHARMOSO, LONGA TEM DUPLA DE PROTAGONISTAS PERFEITA E REMETE AO BOND DE SEAN CONNERY



SINOPSE:

Na década de 1960, os até então inimigos mortais Napoleon Solo (Henry Cavill) - agente da CIA americana - e Illya Kuriakin (Armie Hammer) - espião da KGB soviética - são obrigados a trabalharem juntos pela nova organização de contra-espionagem U.N.C.L.E. (sigla de United Network Command for Law and Enforcemend, ou Rede de Comandos Unidos e Lei e Aplicação).

Com muito charme e glamour, a grande missão da improvável dupla é combater a terrível organização terrorista T.H.R.U.S.H., que desenvolve armas nucleares.

CRÍTICA:

Um bom filme de espionagem deve ser divertido, com diálogos sarcásticos, trazer uma boa dose de mistério e conter cenas de ação eletrizantes, com explosões e altas perseguições de carros.

E é justamente tudo isso que o diretor Guy Ritchie entrega - e bem - em 'O Agente Da U.N.C.L.E.', filme baseado na série homônima da década de 1960 e que estreia hoje, em 258 salas em todo o Brasil.

Como na premiada série da MGM e que foi exibida de 1964 a 1968 pela NBC, o longa é ambientado em 1963, durante o auge da Guerra Fria, respeita as tradições dos clássicos do gênero e logo na primeira cena arrebata o espectador pela boa contextualização histórica sobre o período.

Richie também teve muita sorte ao escalar sua dupla de protagonistas, pois Henry Cavill e Armie Hammer comandam bem as ações ao protagonizarem momentos de puro glamour, muita ação e diálogos impagáveis.

O Agente da U.N.C.L.E. : Foto Armie Hammer, Henry Cavill
 Henry Cavill e Armie Hammer em cena como Napoleon Solo e  Illya Kuryakin - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Warner Bros.
Engraçados e divertidos, os dois esbanjam química juntos e em nenhum momento lembram personagens que fizeram anteriormente.

Na trama, o agente americano Napoleon Solo (Cavill) é obrigado a trabalhar junto com o espião soviético Illya Kuryakin (Armie Hammer) para impedir uma catástrofe global gerada por uma bomba nuclear, que está sob posse da perigosa Victoria Vinciguerra (Elizabeth Debicki).

O Agente da U.N.C.L.E. : Foto Elizabeth Debicki
Elizabeth Debicki em cena como a perigosa Victoria Vinciguerra
Se a tarefa da dupla por si só parece complicada, os dois ainda terão que deixar de lado toda a rivalidade entre os seus países (um trabalha para a CIA, outro para a KGB) se quiserem completar essa missão.

Assim como na série (protagonizada por Robert Vaugh como Solo e David McCallun como Kuryakin), a grande sacada do longa é justamente a relação entre o americano e o soviético.

A tensão entre os dois já é percebida logo na primeira cena, quando eles se envolvem em uma perseguição de carros.

Neste momento já é possível perceber que o entrosamento entre Cavill e Hammer é um dos pontos fortes da trama, já que ambos expõem de maneira divertida as principais rixas entre os seus personagens.

O Agente da U.N.C.L.E. : Foto Alicia Vikander
Alicia Vikander, em cena do longa
Enquanto Cavill foca em mostrar um espião mais clássico, com um estilo que lembra muito o James Bond de Sean Connery (mulherengo, elegante e sarcástico), Hammer mostra um homem com pavio curto, durão e calculista.

Mesmo com um enredo interessante, o longa tem problemas e o maior deles é se preocupar demais em querer surpreender o espectador.

Com algumas reviravoltas desnecessárias, o roteiro se desenvolve de maneira confusa em alguns momentos, principalmente quando foca nos detalhes da conspiração gerada pelos vilões.

O Agente da U.N.C.L.E. : Foto Alicia Vikander, Armie Hammer, Henry Cavill, Hugh Grant
Hugh Grant interpreta o 'Tio', chefão da Uncle
Para compensar, a contextualização do tema central é muito boa, principalmente por mostrar uma direção de arte e figurinos absolutamente bonitos, glamorosos e fieis ao período da Guerra Fria, além de uma trilha sonora que retrata bem o tom sombrio adotado por Guy Ritchie - aqui em sua direção mais ágil e segura de todas.

Para quem gosta de espionagem, o longa é uma ótima opção de entretenimento, pois mescla os elementos clássicos do gênero - como ação eletrizantes, mulheres bonitas, mistério, intrigas e humor - com requintes interessantes que deixam o desenvolvimento da história ainda mais atrativo.

Se você nunca assistiu à série original, não se preocupe, pois o filme aborda o início da organização U.N.C.L.E. (sigla de United Network Command for Law and Enforcemend, ou Rede de Comandos Unidos e Lei e Aplicação) e conseguirá entender todo o filme sem problemas.

O Agente da U.N.C.L.E. : Foto Armie Hammer, Henry Cavill
A dupla de agentes em ação
Mas uma olhada na série - mesmo que para ver só o seu piloto, também é bem vinda.

A série aproveitava na TV o bom momento que a cinessérie de 007 alcançava nas telonas e até teve uma derivada - 'A Garota da U. N. C. L .E.'

'O Agente da U. N. C. L .E.' não só a revisita, como nos faz lembrar do Bond de Connery, tempo onde a espionagem era mais dura, porém mais transparente e definitivamente mais charmosa.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'O AGENTE DA U.N.C.L.E.'
Título Original:
THE MAN FROM U.N.C.L.E.
Gênero:
Ação
Direção:
Guy Ritchie
Roteiro:
Guy Ritchie, Lionel Wigram
Elenco:
Alicia Vikander, Armie Hammer, Ben Wright, Christian Berkel, Christopher Sciueref, Claudia Newman, Daniel Westwood, David Beckham, David Menkin, Elizabeth Debicki, Francesco De Vito, Gabriel Farnese, Graham Curry, Guy Potter, Henry Cavill, Hugh Grant, Jared Harris, Jefferson King, Joana Metrass, Jonathan Nadav, Jorge Leon Martinez, Julian Michael Deuster, Luca Calvani, Luca Della Valle, Misha Kuznetsov, Nicon Caraman, Philip Howard, Simona Caparrini, Susan Gillias, Vivien Bridson
Produção:
Jeff Kleeman, John Davis, Lionel Wigram, Steve Clark-Hall
Fotografia:
John Mathieson
Montador:
James Herbert
Trilha Sonora:
Daniel Pemberton
Duração:
116 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
03/09/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Warner Bros. Pictures
Classificação:
14 anos
Informação complementar:
Baseado na série de tv homônima da década de 1960

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário