quinta-feira, 24 de setembro de 2015

'EVERESTE': AÇÃO NA MEDIDA PARA OS QUE GOSTAM DE ALPINISMO - OU NÃO


SINOPSE:

No ano de 1996, dois grupos de alpinistas liderados por Rob (Jason Clarke) e Scott (Jake Gyllenhaal) se unem na tentativa de escalar o monte Everest, uma das montanhas mais altas do mundo.

Só que uma grande nevasca coloca a vida de todos em risco.

Com a esposa Jam (Keira Knightley)  grávida,  Rob é menos aventureiro que Scott, se preocupando com a segurança dos membros de sua equipe.

Ele lutará bastante para tentar proteger a todos.

CRÍTICA:

Quando ouvimos falar do Monte Evereste, logo lembramos do forte frio que as pessoas que tentam escalá-lo sentem, além do enorme perigo de chegar ao topo dessa que é conhecida como a maior montanha do mundo.

E é justamente isso que 'Evereste', longa dirigido pelo islandês Baltasar Kormákur, em exibição em 275 salas em todo o Brasil, retrata.

Com boas atuações de um elenco afiado, o longa, quase que totalmente filmado em estúdio com o recurso da 'tela verde', é fiel ao mostrar a verdadeira história trágica dos membros da excursão de 1996, que foi atingida por uma tempestade implacável e viu todos ficarem bem próximo da morte.

Por mais que o final seja previsível desde a primeira cena, o filme prende a atenção até o fim, pois consegue detalhar o drama vivido por cada um dos personagens durante a escalada.

Evereste : Foto Jake Gyllenhaal, Michael Kelly
Jake Gyllenhaal, Michael Kelly e Josh Brolin, em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Universal Pictures
Mesmo tendo como base o livro do jornalista Jon Krakauer (Michael Kelly), 'No Ar Rarefeito', a história segue o ponto de vista de Rob Hall (Jason Clarke), um alpinista profissional que chegou ao topo do Evereste por diversas vezes.

Apaixonado pelo que faz e com vontade de ajudar os outros, ele comanda uma excursão anual para levar turistas que desejam se aventurar e superar seus limites.

Depois de deixar a esposa Jam (Keira Knightley) nos Estados Unidos e esperando o primeiro filho do casal, ele, um grupo de alpinistas profissionais e mais algumas pessoas sem tanta experiência em escalada, partem para uma nova tentativa de colocar os pés no ponto mais alto da montanha.

Evereste : Foto Jason Clarke
Jason Clarke como Rob Hall, em cena do longa
A partir daí, o espectador passa a conhecer melhor os personagens, incluindo os principais motivos deles se submeterem a esse tipo de situação.

Mesmo com Hall recebendo as principais atenções, todos os coadjuvantes são bem desenvolvidos na trama - tanto é que cada um tem o seu momento de destaque, casos de Beck Weathers (Josh Brolin), um texano que não teme o perigo, e Scott Fischer (Jake Gyllenhaal), outro alpinista profissional que rivaliza com Hall ao liderar um novo grupo de turistas.

Com um roteiro ágil e dinâmico, de Justin Isbell e William Nicholson, a trama foca somente no drama vivido pelos membros da fatídica excursão - e isso ocorre de maneira segura e envolvente.

No entanto, o longa passa por cima de outras questões importantes, como o negócio criado por Hall e seus concorrentes.

Em certas cenas de Fischer, é possível notar que ele alimenta uma disputa desleal com Hall para ver quem consegue levar mais pessoas ao topo do montanha, dando a entender que a vida dos presentes não é a coisa mais importante.

Evereste : Foto Jake Gyllenhaal
 Jake Gyllenhaal como Scott Fischer, em cena do longa
A verdade é que esse assunto merecia uma atenção maior, já que permitiria a trama sair do óbvio e também instigaria o espectador a criar debates e questionamentos sobre até onde alguém pode mexer com o esforço e o limite de cada um.

Infelizmente isso não acontece.

O filme chama a atenção por criar uma atmosfera que consegue captar o espírito hostil e congelante daquele que é um dos lugares mais perigosos do mundo, mesmo tendo sido filmado em quase a sua totalidade em estúdio - ótimo ponto para a equipe de efeitos especiais e a pós produção, simplesmente primoroso.

De qualquer forma, o longa ainda é uma boa opção de entretenimento, principalmente para quem gosta de alpinismo e não tem medo de grandes desafios.

Ou não.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'EVERESTE'
Título Original:
EVEREST
Gênero:
Drama
Direção:
Baltasar Kormákur
Roteiro:
Justin Isbell, William Nicholson
Elenco:
Chloe-Allyn Gallacher, Chris Geden, Clive Standen, David Broughton, Elizabeth Debicki, Emily Watson, Harka Gurung, Hugh Holman, Jake Gyllenhaal, Jason Clarke, John Hawkes, Josh Brolin, Keira Knightley, Marco Flammer, Martin Henderson, Mia Goth, Michael Kelly, paul Blackwell, Robert-Anthony Artlett, Robin Wright, Sam Worthington, Sharif Islam, Siong Loong Choong, Sternkiker François, Susan Baskerville, Tim Hammersley, Tom Goodman-Hill, Vanessa Kirby, Yoon C. Joyce
Produção:
Brian Oliver, Eric Fellner, Evan Hayes, Liza Chasin, Nicky Kentish Barnes, Tim Bevan, Tyler Thompson
Fotografia:
Salvatore Totino
Montador:
Mick Audsley
Trilha Sonora:
Dario Marianelli
Duração:
150 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia:
24/09/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures
Estúdio:
Chromakey-Hire.Com / Cross Creek Pictures / Free State Pictures / Universal Pictures / Walden Media / Working Title Films
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário