quarta-feira, 30 de setembro de 2015

JAMES DEAN: MORTE TRÁGICA DE UM DOS MAIORES ÍCONES DE HOLLYWOOD COMPLETA 60 ANOS

<>
Ator virou estrela com apenas três filmes, morreu jovem e se tornou uma das figuras mais importantes de Hollywood
<>

O dia de hoje marca os 60 anos em que Hollywood e os fãs perderam James Dean, o "Rebelde da América", vítima de um acidente automobilístico em Los Angeles, Califórnia.

Em 30 de setembro de 1955, o astro, então com 24 anos, se dirigia para uma corrida, acompanhado do mecânico alemão Rolf Wütherich, pilotando seu "Pequeno Bastardo" (Little Bastard em inglês), um Porsche 550 Spyder prateado, entre as estradas 46 e 41, próximo à Cholame, quando colidiu de frente com o automóvel do estudante Donald Turnupseed.

Nada ocorreu com Donald, Wütherich ficou gravemente ferido e Dean morreu na hora.

O astro sofreu séria lesão na coluna e hemorragias internas.

O ator James Dean - Fotos dessa postagem: Internet Movie Database
Os jornais da época revelaram que duas horas antes ele tinha sido multado por excesso de velocidade.

Quando 'Juventude Transviada', seu penúltimo trabalho nos cinemas, foi lançado, dias após sua morte, a comoção foi geral e as sessões se esgotaram em minutos.

Dean ao lado do seu Porsche 550 Spyder, dias antes de morrer
Ele nasceu James Byron Dean, em Fairmount, Indiana, no dia 8 de Fevereiro de 1931, filho único do protético Wilton Dean e da dona de casa Mildred.

 Dean tinha poucos anos de idade, quando mudou com seus pais para Los Angeles e lá chegando, logo se interessou pelas artes em geral - aos 8 anos já fazia aulas de sapateado e violino.

Acabou se tornando um jovem introspectivo depois da morte de sua mãe, vítima de câncer, em 1940.

Sem condições de cuidar do filho, Wilton o enviou para morar com sua irmã e o marido dela.

James foi então morar numa fazenda, onde aprendeu diversos ofícios, desde ordenhar vacas e cuidar dos animais, até dirigir tratores.

Aos 14 anos, entrou para um grupo de teatro.

Além da atuação, ele também nutria grande paixão por carros e velocidade, ganhando sua primeira motocicleta da clássica marca Triumph logo aos 17 anos.

Essa época foi conturbada para Dean.

Na biografia 'Boulevard of Broken Dreams: The Life, Times, and Legend of James Dean', lançada em 1994 por Paul Alexander, foi revelado que ele teria se envolvido sexualmente com um pastor local.

Já um relato, surgido em 2011, sugeria que o líder religioso teria abusado sexualmente dele por dois anos após a morte de sua mãe.

Em 1949, Dean voltou à Califórnia para morar com o pai e a madrasta e se matriculou no Santa Monica College, em um curso para descobrir sua vocação, mas logo decidiu abandonar tudo e partir para Nova York para batalhar sua carreira de ator.

Para se manter na cidade e poder cursar o lendário Actor's Studio de Lee Strasberg, Dean trabalhou como garçom e até cobrador de ônibus - até conhecer Jane Deacy, que mais tarde seria sua agente.

Em 1951 fez sua estreia no cinema num pequeno papel não creditado do filme 'Fixed Bayonets!'.

Em 1952, começou a fazer pequenas pontas na TV e em 1953, encenou na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar" - se a peça foi um fracasso, Dean chamou a atenção da critica.

Em seguida, encenou a peça "O Imoralista", baseada na obra de André Gide, interpretando um homossexual.

Pela estupenda performance, Dean ganhou o principal prêmio do teatro americano, o Tony Award, de melhor ator do ano.

Sabendo de sua paixão pelos carros velozes e pela adrenalina da velocidade, em 1954 o diretor Elia Kazan o contratou para estrelar 'Vidas Amargas/East of Eden', mas antes tomou o cuidado de incluir no seu contrato uma cláusula em que o ator comprometia a não dirigir carros de corrida durante as filmagens.

Baseado na obra de John Steinbeck, 'Vidas Amargas' imediatamente tornou Dean um astro.

A trama é uma releitura da história bíblica de Caim e Abel (Gênesis, 4) e se passa na época da primeira guerra, em Monterey, na Califórnia.

Dean em cena do longa
Mostra a luta do jovem Cal Trask (Dean) com seu irmão Aaron (Richard Davalos), o filho favorito, pelo afeto do pai, Adam (Raymond Massey).

Para ganhar o amor de seu pai e ajudar a fazenda ameaçada de falir, Cal faz um empréstimo com Kate (Jo Van Fleet), sua mãe prostituta, que abandonara a família quando os filhos eram pequenos e montara um bordel.

Confira o trailer de 'Vidas Amargas':


Também revelado ao cinema por Kazan, Marlon Brando já era ídolo de Dean e um astro - e lógico, as comparações entre os dois foram inevitáveis.

James Dean conheceu Brando no set de filmagem de "Desirée", mas decepcionou-se com seu ídolo quando Brando fez comentários irônicos sobre as roupas que usava: calças jeans surradas e camisa de botão.

Brando e Dean em evento em Hollywood
Em 1954, Dean conheceu a jovem estrela italiana Pier Angeli, que estava em Hollywood para filmar o épico 'O Cálice Sagrado': a paixão foi fulminante e o namoro dos dois deu o que falar.

Citada até hoje como o grande amor de sua vida, o namoro com Angeli foi boicotado pela mãe da atriz, pela fama de mulherengo dele e também pelo fato de ele não ser católico.

Ao lado de Pier Angeli, considerada o grande amor da sua vida
Se na época Jimmy já era conhecido por seu temperamento difícil, o rompimento do namoro com Angeli abalou muito o ator.

Ao saber que a ex-namorada estava de casamento marcado com o cantor Vic Damone, completamente transtornado, fez questão de ir à porta da Igreja Católica de São Timóteo e conseguiu chamar a atenção dos noivos, "arrancando" com a moto em alta velocidade.

Só encontraria a ex-namorada quase um ano mais tarde, nas filmagens de 'Assim Caminha a Humanidade'.

Nas filmagens desse épico da Warner, James ficou muito amigo das estrelas Elizabeth Taylor e Rock Hudson e circulava pelo set com uma mulher simplesmente espetacular: a atriz suíça Ursula Andress, que anos mais tarde se tornaria a primeira Bond Girl (no primeiro filme de 007, 'Dr.No).

Perguntada como era ser namorada de Dean, Miss Andress atiçou a libido do mundo,  ao dizer que ele era "como um animal selvagem".

Em jantar com Ursula Andress
Fora dos sets de filmagem, Dean levava mesmo uma vida de astro de Hollywood: fumava e bebia muito, ia pra balada todo santo dia e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si - paixão que lhe custou a vida.

No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme.

A consagração final chegou poucos dias após a sua morte, quando 'Juventude Transviada/Rebel Without a Cause' (1955) chegou aos cinemas.

Recebeu duas indicações ao Oscar, postumamente: em 1956, por 'Vidas Amargas' (a primeira indicação póstuma na história da premiação) e em 1957, por 'Assim caminha a humanidade', ambas por melhor ator. 

Ganhou dois Globo de Ouro: em 1956 como melhor ator e no ano seguinte, num prêmio especial que o consagrou como 'ator favorito do público'.

'Juventude Transviada' foi seu filme mais famoso.

Na trama, Dean é Jim Stark, um jovem problemático e, por sua causa, os pais se mudam de uma cidade para outra, até se fixarem em Los Angeles.

Certo dia, ele é preso por embriaguez e desordem e, no distrito policial, conhece Judy (Natalie Wood) - uma jovem revoltada com o pai - e um rapaz que atirou em alguns cães.

Com Natalie Wood, em cena do longa
Após ser libertado, tenta se aproximar de Judy, mas cria um desentendimento com o namorado da moça,  líder de uma gangue do colégio.

Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas conseqüências.

Confira trailer de 'Juventude Transviada':


Depois de sua morte, que chocou o país, ele já tinha se consagrado como um mito da cultura pop e foi aclamado pelo trabalho em 'Assim Caminha A Humanidade/Giant' (1956), de George Stevens, seu último trabalho nas telonas, contracenando de igual para igual com as lendas Elizabeth Taylor e Rock Hudson.

A trama se passa no Texas, em meio a muitos poços de petróleo e conta a história de Leslie (Taylor), Bick (Hudson) e Jett (Dean).

Bick conheceu Leslie quando foi à casa do pai dela comprar um cavalo premiado.

Os dois se apaixonam, se casam e vão para o Texas - terra de Bick - e lá constroem sua família, no rancho Reata.

Ali perto mora Jett, que de certa forma é inimigo de Bick.

Estampando pôster original do longa

A cada dia que passa os dois continuam se odiando, mesmo quando Jett descobre petróleo nas suas terras, enriquece e se torna um magnata do petróleo.

O filme aborda claramente a intolerância racial e é um épico imbatível que explora o assunto e defende o fim do racismo.

Até hoje, o filme é considerado um dos maiores manifestos pela igualdade racial nos Estados Unidos, numa época em que os negros ainda não tinham começado a varrer o país com suas passeatas pela igualdade racial.

Confira o trailer de 'Assim Caminha a Humanidade':


Reconhecido ao mesmo tempo pela beleza extrema e pelo imenso talento, James foi porta-voz de uma juventude pós-guerra, que se dividia entre a inquietação e a revolta, ao mesmo tempo que sofria com a angústia do futuro incerto.

Seu passado difícil nos leva a acreditar hoje que o comportamento do ator não era apenas pose midiática, mas sim fruto de seus próprios fantasmas interiores.

Muitos questionam se o astro conseguiria manter sua carreira produtiva e em ascensão, se não tivesse sofrido o fatal acidente.

Na época em que virou astro, ele teve que dividir as atenções com Marlon Brando e Cary Grant - que seguiram carreira até a velhice - mas é inegável que Dean viveu a vida como queria.

Estrela do ator na Calçada da Fama de Hollywood
Mesmo morrendo aos 24 anos, ele fez o suficiente para marcar uma geração inteira.

Os três principais filmes de James Dean estão disponíveis em home vídeo e em alguns serviços de streaming.

Vale a pena serem vistos e revistos, sempre.

Grande ator, grande presença.

Túmulo de James Dean em sua cidade natal, Fairmount, estado de Indiana, EUA
Em uma entrevista, ele acabou dizendo a frase que os fãs consideram o seu resumo de vida:
"Se tivesse 100 anos para viver, ainda assim não teria tempo para fazer tudo o que quero fazer".
<><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário