segunda-feira, 21 de setembro de 2015

EMMY 2015: 'GAME OF THRONES' E 'VEEP' LEVAM NAS PRINCIPAIS CATEGORIAS DO MAIOR PRÊMIO DA TV NORTE-AMERICANA

<>
'Game Of Thrones' e Veep', com quatro estatuetas cada, e 'Olive Kitteridge', com seis, foram os grandes vencedores da noite - Viola Davis vence e faz discurso histórico
<>

A 67ª edição do Emmy Awards, maior premiação da TV norte-americana, aconteceu na noite deste domingo (20) no Microsoft Theater (antigo Nokia Theatre), em Los Angeles, nos EUA.

No exato dia do aniversário de 67 anos do seu criador, George R. R. Martin, a série da HBO 'Game of thrones' levou o Emmy de melhor série dramática e 'Veep' (também da HBO), que acompanha a Vice-presidente dos Estados Unidos vivida por Julia Louis-Dreyfus, o Emmy de melhor comédia.

George R.R. Martin comemorou muito - Getty Images
'Game Of Thrones' e 'Veep', com quatro estatuetas cada, e 'Olive Kitteridge', com seis, foram assim os grandes vencedores da noite.

Além disso, a lenda Bill Muray venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme Feito para TV - exatamente pela minissérie 'Olive Kitteridge'.

Pena que ele não estava presente para receber sua estatueta.

O ponto alto da noite ficou com Viola Davis.

A aclamada atriz, protagonista de 'How to Get Away with Murder' (ABC), levou o prêmio de Melhor atriz em série dramática e se tornou a primeira negra a conquistar tal feito.

Em seu discurso emocionante, lembrou de outras atrizes preteridas pela indústria do entretenimento e desabafou:

"A única coisa que separa mulheres de cor de qualquer outra pessoa é oportunidade. Não se ganha esse prêmio sem um papel".

A emoção de Viola Davis - Getty Images
Esse era também a última oportunidade que Jon Hamm tinha de ser laureado pelo seu soberbo desempenho na excelente 'Mad Men', já que a série já teve sua última temporada exibida.

E não deu outra: ele levou como Melhor ator em série dramática e agradeceu, emocionado, no palco.

O comediante Andy Samberg, o detetive Peralta da série 'Brooklin 9 -9', apresentou a cerimônia da Academia de Artes e Ciências Televisivas.

Logo na sua primeira fala, Samberg satirizou a diversidade nas premiações.

“O assunto este ano é diversidade”, disse.

Emmy - Andy Samberg
Andy Samberg foi o apresentador do Emmy 2015 - AP
“Este é o Emmy mais diversificado da história. Parabéns, Hollywood, vocês acabaram com o racismo – mas não confiram os dados relacionados a isso”.

Depois de chamar o candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump de "racista", o apresentador também fez uma crítica pesada à tão criticada segunda temporada de 'True Detective'.

“Neste ano de despedidas [de séries], nos despedimos também de 'True Detective', ainda que a série continue no ar.”

Depois, aliviou as falas e começou finalmente a apresentação:

“Vamos começar com comédia”, disse Samberg.

O primeiro prêmio da noite foi para Allison Janney – foi o sétimo Emmy dela –, entregue por Amy Schumer e Amy Poehler, pelo trabalho como atriz coadjuvante em 'Mom'.

Ao receber a honraria, ela comentou:

“Esperamos que haja esperança para quem tem problema de dependência”.

Allison Janney aceita seu Emmy - AP
Com a vitória, Allison se igualou a Ed Asner em termos de quantidade de prêmios Emmy em categorias de atuação.

Pelo episódio “Election Night”, 'Veep' faturou o primeiro de quatro prêmios na noite: 'Melhor Roteiro Série de Comédia', para Simon Blackwell, Armando Ianucci e Tony Roche.

Logo em seguida, o hilário Ricky Gervais – fazendo uma espécie de autossabotagem – entregaria mais um Emmy à sátira política, o de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia, para Tony Hale, que faz papel de assistente da presidente dos Estados Unidos na trama.

“Não são apenas bons no que fazem, mas também são boas pessoas”, disse Hale, falando da equipe com quem trabalhou na série.

“No fim das contas, isso é o que importa”.

Tony Hale aceita seu Emmy - AP
'Veep' ainda ganhou o Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia, pela quarta vez seguida, com Julia Louis-Dreyfus.

“Que grande honra deve ser para vocês me honrar hoje à noite”, brincou ela, dizendo que a frase foi retirada da série na qual é protagonista, e depois corrigindo:

“Ops, Donald Trump disse isso.”

Veep no Emmy
Elenco de 'Veep' - Julia à frente, comemora no palco - AP
Se 'Modern Family' não levou nada na noite deste domingo, quem rivalizou com 'Veep' nos prêmios de comédia foi 'Transparent'.

A série da Amazon, que teve início em 2014, ganhou os prêmios de Melhor Direção de Série de ComédiaJill Soloway por “Best New Girl” – e Melhor Ator Em Série de Comédia, para Jeffrey Tambor.

Ao entregar o prêmio a Tambor, Jimmy Kimmel comeu o papel com o resultado da categoria e, em seguida, o ator  fez um discurso dedicado à comunidade trans -   ele vive uma transex na série.

“Obrigado por nos deixar fazer parte dessa mudança”, disse, de forma tocante.

Jeffrey Tambor aceita seu Emmy - US Magazine
Nos prêmios periféricos, a versão norte-americana do 'The Voice' ganhou como Melhor Reality Show pela segunda vez e o queridinho do momento 'Inside Amy Schumer' faturou como Melhor Programa de Esquete e Variedades.

Na disputa entre Jon Stewart e David Letterman - os dois apresentadores estão deixando a TV este ano - Stewart se deu melhor: seu 'The Daily Show' ganhou o Emmy de Melhor Série de Variedades e depois de Melhor Talk Show e Variedades e Melhor Direção em Série de Variedades (Chuck O'Neil por “Show 20103”).

“Fiquei fora da TV por umas sete semanas e esse é o primeiro aplauso que eu ouço”, brincou ele, comparando a vida de antes a que leva agora, de "pessoa normal".

Jon Stewart aceita seu Emmy - AP
Uma das sensações da noite foi a minissérie 'Olive Kitteridge'.

Nas categorias que englobam minisséries e filmes para a TV, ela só perdeu um prêmio, o de Melhor Atriz Coadjuvante de Minissérie Ou Filme Para TV, dado a Regina King ('American Crime').

No total, foram seis honrarias para 'Olive Kitteridge': a primeira, de Melhor Roteiro em Minissérie ou Filme Feito para a TV, foi entregue a Jamie Anderson após John Oliver brincar que “toda a série é feita por um tempo limitado”, portanto, “esta nem é uma categoria”.

Com um curtíssimo discurso de agradecimento, Frances McDormand ganhou de Rob Lowe e Kerry Washington o Emmy de Melhor Atriz de Minissérie Ou Filme Para TV.

Frances McDormand e seu rápido agradecimento - E! Online
Bill Murray ganhou como Melhor Ator Coadjuvante de Minissérie Ou Filme Para TV, mas não esteve presente para receber.

Enquanto isso, Richard Jenkins – o Melhor Ator de Minissérie ou Filme Para TV – ficou muito feliz em ganhar a estatueta de uma discreta e direta Lady Gaga.

“Às mulheres que fizeram Oliver”, dedicou ele.

Richard Jenkins aceita seu Emmy - E! Online
O “festival” de 'Olive Kitteridge' acabou com a vitória do mais importante prêmio da categoria: Melhor Minissérie.

Em meio às entregas dos prêmios, Andy Samberg ainda brincou com uma das cenas recentes mais marcantes de 'Girls', fez uma paródia do final de 'Mad Men' – o que gerou uma série de reclamações na internet por causa de spoilers - fez piada com o aniversariante George R. R. Martin (autor dos livros que inspiraram 'Game Of Thrones') e pregou uma peça na HBO.

Citando uma fala do CEO do canal – que diz achar que o compartilhamento de senhas para o serviço de streaming da empresa não seja um problema –, Samberg forneceu uma combinação de “usuário e senha” válida para todos os telespectadores do Emmy 2015.

A parte final do Emmy deste ano foi dedicada às produções de drama.

Havia muita expectativa acerca de 'Mad Men', que teve a última temporada exibida este ano.

A série, entretanto, ganhou apenas o Emmy de Melhor Ator Em Série Dramática, para o protagonista – e favorito à categoria – Jon Hamm.

“É incrível e impossível para mim estar aqui”, disse ele, de maneira extremamente polida, depois de subir ao palco literalmente se arrastando no chão.

Jon Hamm no Emmy
Jon Hamm finalmente segura seu Emmy - AP
Samberg depois brincou:

“Estava torcendo por [Kyle] Chandler”, citando o ator de 'Bloodline', Matt LeBlanc, possivelmente o menos cotado para ganhar a categoria.

Uzo Aduba, a carismática Crazy Eyes de 'Orange Is the New Black' (Netflix),  ganhou novamente como Melhor Atriz Coadjuvante, mas este ano em Série Dramática (houve uma mudança nas regras de inscrição das produções).

Ela fez um discurso emocionado que levou parte dos convidados às lágrimas.

Uzo Aduba e seu emocionado discurso - E! Online
Mas o ponto alto da noite foi quando outra atriz negra levou o prêmio de Melhor Atriz em série dramática.

Viola Davis, principal nome de 'How to Get Away With Murder',  levou o público às lágrimas de forma diferente, falando das dificuldades enfrentadas pelas atrizes negras para conseguir trabalhar em Hollywood.

Em tom contundente e poderoso, ela declarou que para essas atrizes conseguirem ganhar o Emmy, é preciso que sejam escritos papéis para elas.

Viola ganhou o primeiro Emmy logo na primeira indicação.

Confira o discurso histórico de Viola Davis:


O episódio final da quinta – e mais recente – temporada de 'Game Of Thrones', “Mother's Mercy”, deu dois prêmios à série da HBO: Melhor Roteiro em Série Dramática, para David Benioff e D.B. Weiss, e Melhor Direção em Série Dramática, para David Nutter.

Surpreso, Peter Dinklage ganhou das mãos de Viola Davis a honraria de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática - batendo Michael Kelly, de 'House Of Cards', e Jonathan Banks, de 'Better Call Saul', entre outros.

“Estava mascando um chiclete”, disse o intérprete de Tyrion Lannister em 'Game Of Thrones', revelando toda uma descrença na vitória.

“Não estava preparado porque os outros atores da categoria são muito bons”.

Por fim, ele deu crédito à equipe com quem trabalha e saiu rapidamente do palco:

“Tenho orgulho em trabalhar com os melhores roteiristas.”

Peter Dinklage no Emmy
Peter Dinklage  agradece seu Emmy - AP
O último prêmio do Emmy 2015, Melhor Série Dramática, foi direto para 'Game Of Thrones', mas quem roubou a cena foi o entregador da honraria.

Tracy Morgan, que sofreu um sério acidente de carro há mais de um ano e se manteve afastado dos holofotes por todo esse tempo, foi recebido com muitas palmas e começou a falar.

“Muito obrigado, muito obrigado, senti muta falta de vocês”, disse.

“Ano passado Jimmy Kimmel disse no palco: ‘Vemos você novamente aqui no ano que vem, Tracy Morgan".

“Bem, Jimmy, graças a meus grandes médicos e ao apoio da minha família e da minha nova esposa, estou aqui, sustentado pelos meus próprios pés. Deus abençoe todos vocês pelo amor, orações e pensamos ao longo dos últimos 15 meses”, continuou ele, antes de levar todos às risadas:

“Apenas recentemente comecei a me sentir como eu mesmo novamente. O que significa algo como: ‘Todas vocês, mulheres, vão ficar grávidas na festa depois da premiação".

Tracy Morgan e sua bem vinda aparição no Emmy - E! Online
Finda a cerimônia do Emmy 2015, ficou claro que 'Game Of Thrones' se consolidou não apenas como uma das séries mais assistidas de todos os tempos, mas também como uma das mais premiadas.

A trama da HBO ganhou metade dos prêmios – contando os técnicos – que disputou, além do principal troféu da noite, e ainda bateu o recorde de maior vencedor em um único ano.

O resultado impressiona ainda porque a série ainda terá outras temporadas.

Fox TV
Confira os premiados da 67ª edição do Emmy Awards:

Melhor série dramática
Game of thrones

Melhor série de comédia
Veep

Melhor ator em série dramática
Jon Hamm (Mad men)

Melhor atriz em série dramática
Viola Davis (How to Get Away With Murder)

Melhor roteiro de série dramática
Game of thrones

Melhor atriz coadjuvante em série dramática
Uzo Aduba (Orange Is the New Black)

Melhor direção em série dramática
David Nutter (Game of thrones)

Melhor ator coadjuvante em série dramática
Peter Dinklage (Game of thrones)

Melhor atriz coadjuvante em série de comédia
Allison Janney (Mom)

Melhor roteiro de série de comédia
Veep

Melhor ator coadjuvante em série de comédia
Tony Hale (Veep)

Melhor ator convidado em série de comédia
Bradley Whitford (Transparent)

Melhor atriz convidada em série de comédia
Joan Cusack (Shameless)

Melhor direção de série de comédia
Jill Soloway (Transparent)

Melhor ator em série de comédia
Jeffrey Tambor (Transparent)

Melhor atriz em série de comédia
Julia Louis-Dreyfus (Veep)

Melhor reality show
The voice

Melhor roteiro para minissérie ou telefilme
Jane Anderson (Olive Kitteridge)

Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Regina King (American Crime)

Melhor direção em minissérie ou telefilme
Lisa Cholodenko (Olive Kitteridge)

Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Bill Murray (Olive Kitteridge)

Melhor atriz em minissérie ou filme para TV
Frances McDormand (Olive Kitteridge)

Melhor ator em em minissérie ou filme para TV
Richard Jenkins (Olive Kitteridge)

Melhor minissérie
Olive Kitteridge

Melhor roteiro de programa de variedades
The Daily Show

Melhor esquete de programa de variedades
Inside Amy Schumer

Melhor direção de programa de variedades
The Daily Show

Melhor programa de variedades
The Daily Show

Melhor ator convidado em série dramática
Reg E. Cathey (House of Cards)

Melhor atriz convidada em série dramática
Margo Martindale (The Americans)

<><>
Texto Base: Rolling Stone e Agências Internacionais
Redação Final: Blog de Klau

Nenhum comentário:

Postar um comentário