quinta-feira, 3 de setembro de 2015

'SHAUN: O CARNEIRO': TURMA DA ANIMAÇÃO DA TV MIGRA PARA A TELONA E CONTINUA DIVERTINDO MUITO CRIANÇAS E ADULTOS


SINOPSE:

Shaun é um carneiro que, um belo dia, resolve tirar um dia de folga com os outros animais, para sair da rotina da fazenda.

Só que, acidentalmente, ele acaba mandando o fazendeiro para a cidade grande, onde o homem perde a memória.

Assim, todos os personagens - que já amamos na série de TV - comandados por Shaun, vão aprontar altas confusões no caos urbano para trazer o fazendeiro de volta para casa.

CRÍTICA:

'Fuga das Galinhas', 'Wallace & Gromitt - A Batalha dos Vegetais', 'Piratas Pirados!': quando todos nós, extasiados, achávamos que o estúdio inglês especializado em 'stop motion' Aardman Animations já tinha chegado ao auge, eis que eles vieram com a mais que sensacional série de TV 'Shaun, The Sheep', que a TV Cultura continua exibindo todo final de tarde.

Muitos pensaram: "isso é tão bom, os personagens - Shaun à frente - são tão marcantes, os cenários da fazenda são tão bem feitos, que agora sim, eles chegaram ao ápice da criatividade!".

Ledo engano!

Shaun, o Carneiro : Foto
O protagonista Shaun - Fotos dessa Postagem: Divulgação - Universal Pictures Brasil
Eis que agora temos a adaptação para as telonas 'Shaun, o Carneiro', que finalmente estreia hoje, em 197 salas em todo o Brasil.

Toda a turma está lá: o protagonista Shaun, o carneiro mais esperto do mundo; aquele bando de divertidas ovelhas; os porquinhos; o cão de guarda da fazenda e,lógico, o Fazendeiro, um dos seres mais sem noção da animação em todos os tempos.

Se filmes voltados para o público infantil são o melhor negócio do mundo - porque as crianças vão ao cinema acompanhadas dos pais, o que gera uma venda maior de ingressos - para agradar esses adultos, muitas dessas produções inserem elementos que não serão necessariamente compreendidos pelos pequenos.

Shaun, o Carneiro : Foto
Shaun explica seu  'plano infalivel' para resgatar o fazendeiro
Assim, a animação em stop motion aposta alto em referências à cultura pop para chamar a atenção da plateia adulta, com cenas de clássicos do cinema refeitas pelos divertidos personagens e com trilha musical com versões executadas por bandas como Foo Fighters, Madness e Primal Scream.

Confira vídeo especial, que mostra como os animadores fazem para dar vida aos personagens:


A trama é de uma simplicidade absurda:

Shaun está cansado da rotina da fazenda que conhecemos da série de TV e tem mais um plano infalível: um dia de folga para ele e seus amigos.

Logo, os animais colocam o Fazendeiro para dormir e aproveitam a liberdade.

Shaun, o Carneiro : Foto
A turma na cidade grande
Tudo vai indo bem, até que uma série de incidentes leva o o dono dos bichinhos a ser internado num hospital da cidade grande, com amnésia.

Agora cabe aos carneiros e ao cachorro irem até a zona urbana para resgatar o homem.

Lá chegando, os bichos não só tem de salvar o Fazendeiro, mas tem de fugir do funcionário da carrocinha.

Conheça os personagens e veja como é feita a animação:


Se o cenário campestre da série já era muito funcional, com a introdução de muitos e bem feitos cenários urbanos, a turma só cresce e o filme apresenta uma série de esquetes engraçadas - e que carregam a história adiante.

A estrutura é dinâmica e prende a atenção dos pequenos espectadores pois, como o roteiro não tem falas, a animação fica extremamente universalizada.

A escolha afasta a discussão sobre a versão original ou dublada.

Shaun, o Carneiro : Foto
Os divertidos personagens do longa reunidos
Além da assinatura visual dos personagens, o filme nos traz de volta a muito bem vinda linguagem simples da Aardman productions.

A animação em stop motion é bem executada, com direção e roteiro tocados a quatro mãos pela dupla Mark Burton e Richard Starzack,  criando cenas com bastante movimentação.

Shaun, o Carneiro : Foto
A divertida cena do restaurante
Não à toa, o longa vem colecionando prêmios mundo afora - inclusive aqui no Brasil, onde ganhou o prêmio máximo de Melhor Animação no Anima Mundi.

Cumprindo com tudo o que promete, o roteiro e os personagens são concebidos para as crianças, mas o filme não se esquece de incluir elementos para os pais, o que forma um programa interessante para toda a família.

Adorei.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'SHAUN: O CARNEIRO'
Título Original:
SHAUN THE SHEEP
Gênero:
Animação
Direção e Roteiro:
Mark Burton, Richard Starzack
Elenco de Vozes:
Andy Nyman, Dhimant Vyas, Emma Tate, Henry Burton, Jack Paulson, John Sparkes, Justin Fletcher, Kate Harbour, Nia Medi James, Omid Djalili, Richard Webber, Sean Connolly, Simon Greenall, Sophie Laughton, Tim Hands
Produção:
David Sproxton, Julie Lockhart, Paul Kewley, Peter Lord
Fotografia:
Charles Copping, Dave Alex Riddett
Montador:
Sim Evan-Jones
Trilha Sonora:
Ilan Eshkeri
Duração:
85 min.
Ano:
2015
País:
França / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia:
03/09/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures
Estúdio:
Aardman Animations / StudioCanal
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário