quinta-feira, 12 de março de 2015

'PARA SEMPRE ALICE': JULIANNE MOORE ENFRENTA O ALZHEIMER NO MELHOR FILME DA TEMPORADA


SINOPSE:

A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguística.

Quando ela começa a esquecer certas palavras e a se perder pelas ruas de Manhattan, logo ela é diagnosticada com Alzheimer.

A doença coloca em prova a força de sua família.

Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwin) se fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.

CRÍTICA:

Apesar do desabafo de Patricia Arquette - pedindo equiparação salarial aos atores, quando recebeu seu Oscar de Coadjuvante por 'Boyhood' - a temporada foi muito boa para protagonistas femininas e alguns trabalhos são realmente impressionantes.

A melancolia de Marion Cotillard em 'Dois Dias, Uma Noite', a força de Rosamund Pike em 'Garota Exemplar' e  a já citada Arquette são exemplos.

Mas, é impossível não se encantar com Julianne Moore em 'Para Sempre Alice', longa que estreia hoje em 125 salas em todo o Brasil e que é carregado pela atuação impressionante de uma atriz em grande forma.

Para Sempre Alice : Foto Julianne Moore
Julianne Moore como a Dra. Alice Howland, em cena inicial do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/ Diamond Films
Tanto, que a própria Julianne reconhece que, depois de tantos e tantos anos de carreira, sempre vivendo ótimas personagens, esse é o papel da sua vida e por ele, ganhou todos os prêmios da temporada.

Adaptado de romance homônimo de Lisa Genova, a trama acompanha uma professora universitária de meia idade que descobre ser portadora de um tipo raro de Mal de Alzheimer.

Como suprema ironia, a Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é especialista em linguística e se vê perdendo tudo aquilo que conquistou ao longo da vida: a admiração dos que vivem em seu entorno, a capacidade de se comunicar, a memória sobre quem ama.

Adaptação exageradamente dramática, o roteiro escrito pela dupla que também assina a direção - os novatos Wash Westmoreland e Richard Glatzer - não tenta fugir dos clichês que estamos tão acostumados a ver em retratos de personagens rumo a um destino trágico.

Para Sempre Alice : Foto Alec Baldwin, Julianne Moore
Julianne em cena com Alec Baldwin, que interpreta John, seu marido: melhores papéis da carreira de ambos
Assim, o que vemos na telona é como uma versão light e romântica de 'Amor', filme de Michael Haneke que levou o Oscar de filme estrangeiro em 2012, pode ser ainda mais espetacular, graças ao soberbo desempenho do elenco.

Principalmente na extrema sensibilidade na atuação de Julianne Moore, que impede o filme de se tornar um mero retrato deprimente de uma personagem definhando diante de nossos olhos.

Sempre contida e segura do tom de sua interpretação, somos conectados a esta Dra. Alice cheia de nuances, mesmo quando a melosa trilha sonora insiste em tentar levar o espectador às lágrimas.

Mesmo assim, o longa tem alma e, de certa forma, consegue estabelecer uma relação direta com o espectador, sempre alfinetado pelo comportamento dos personagens coadjuvantes.

Para Sempre Alice : Foto Julianne Moore, Kristen Stewart
Alice em cena com a filha Lydia, vivida por Kristen Stewart: aproximação pela doença
Alice possui filhos, marido, uma família, mas, tão complexos e presos em suas individualidades, lidam de maneiras diferentes com a doença da personagem.

O comportamento oposto entre Anna (Kate Bosworth) e Lydia (Kristen Stewart) humaniza esta trajetória, assim como a possível insensibilidade de seu companheiro, vivido pelo veterano Alec Baldwin, aqui em seu melhor papel nas telonas em todos os tempos, mas disparado.

É difícil não tentar se posicionar diante de Alice e sua impotência perante a vida.

Perdendo as memórias e as lembranças responsáveis por sua conexão com o mundo em que vive, a personagem parece perder a si mesma.

O título do filme dá a entender que ela será para sempre a mulher admirável que vemos nos primeiros minutos de projeção, viva na memória das pessoas que ama.

Talvez ainda seja possível, afinal.

Para Sempre Alice : Foto Julianne Moore
Jantar em família
Um filme raro, que desnuda toda a perversidade dessa que é, para mim, a pior das doenças.

O melhor filme da temporada, o melhor de Julianne Moore, o melhor do elenco.

Filmaço.

PRÊMIOS CONFERIDOS A JULIANNE MOORE:

Julianne Moore foi laureada como Melhor Atriz na temporada com os seguintes prêmios:

Oscar (prêmio da Academia de Hollywood)

Globo de Ouro (prêmio dos jornalistas estrangeiros em Hollywood)

SAG Awards (prêmio do Sindicato dos Atores)

 Independent Spirit Awards (prêmio do cinema indepentente)

BAFTA (Prêmio da Academia Britânica de Cinema)

Critic's Choice Awards (Prêmio dos críticos americanos)

Fotos: Getty Images/Daily Mail/The Hollywood Reporter

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'PARA SEMPRE ALICE'
Título Original:
STILL ALICE
Gênero:
Drama
Direção:
Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Roteiro:
Richard Glatzer, Wash Westmoreland, baseados no romance de Lisa Genova
Elenco:
Alec Baldwin, Cali T. Rossen, Cat Lynch, Daniel Gerroll, Eha Urbsalu, Erin Darke, Hunter Parrish, Julianne Moore, Kate Bosworth, Kristen Stewart, Orlagh Cassidy, Rosa Arredondo, Seth Gilliam, Shane McRae, Stephen Kunken, Victoria Cartagena
Produção:
James Brown, Lex Lutzus, Pamela Koffler
Fotografia:
Denis Lenoir
Montador:
Nicolas Chaudeurge
Trilha Sonora:
Ilan Eshkeri
Duração:
101 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
12/03/2015
Distribuidora:
Diamond Filmes
Estúdio:
Backup Media / Big Indie Pictures / Killer Film

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário