quinta-feira, 5 de março de 2015

'KINGSMAN - SERVIÇO SECRETO': LONGA REMETE AOS CLÁSSICOS FILMES DE ESPIÃO SEM PERDER A MODERNIDADE


SINOPSE:

Na adaptação cinematográfica da série de quadrinhos criada por Mark Millar e Dave Gibbons, Eggsy (Taron Egerton) é um jovem londrino com problemas de disciplina, já perto de se tornar um criminoso.

Certo dia, ele entra em contato com Harry (Colin Firth),  homem refinado e elegante e que lhe apresenta à agência de espionagem Kingsman.

Assim,  jovem  - que logo saberá que seu pai foi um famoso espião -  se une a um time de recrutas em busca de uma vaga na agência.

Ao mesmo tempo, Harry tenta impedir a ascensão do vilão Valentine (Samuel L. Jackson).

CRÍTICA:

Desde que começaram a fazer sucesso nas telonas, histórias de espionagem e agentes secretos tiveram que se adaptar ao presente.

O principal espião cinematográfico de todos os tempos, James Bond, por exemplo, teve seu primeiro filme lançado em 1962 e de lá para cá passou por diversas mudanças, de comportamento e tecnológicas - tanto, que atualmente, Daniel Craig faz um 007 bem mais durão e agressivo do que o de Sean Connery (o primeiro ator a viver o personagem na telona) e usa as traquitanas criadas por 'Q' ao mínimo.


Kingsman - Serviço Secreto : Foto Michael Caine, Taron Egerton
Taron Egerton e Michael Caine, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil
Mesmo com essas mudanças necessárias, quando o assunto é filmes de espião, clássicos que se tornaram referência ainda são lembrados - caso dos próprios filmes de Bond, a 'trilogia Bourne' e a série '24 Horas', que se ainda não ganhou filme,  se tornou referência no estilo.

E isso é o que 'Kingsman - Serviço Secreto', que estreia hoje em 258 salas em todo o Brasil, entrega de melhor.

O novo filme de Matthew Vaughn, que adapta a HQ homônima de Mark Millar e Dave Gibbons, ao mesmo tempo em que cumpre bem o dever de apresentar conteúdos atuais e modernos, não esquece dos clássicos da espionagem e, de maneira bem humorada, faz uma belíssima homenagem a eles.

O que é ótimo, pois, além de divertir e grudar o espectador na poltrona da sala de cinema, atrai várias gerações de fãs - cada uma vai se divertir com um aspecto diferente do longa.


Kingsman - Serviço Secreto : Foto Colin Firth
Harry "Galahad" Hart (Colin Firth) , em cena do longa
Ponto maior para a inspirada direção de Vaughn, que consegue mesclar de maneira segura os elementos clássicos da espionagem com a modernidade.

Enquanto vemos a trama desenvolver assuntos dos dias de hoje e os personagens principais usarem gírias atuais, vemos também os ingredientes que marcaram os antigos filmes, como os 'gadgets' sensacionais que ficaram famosos em vários longas: canetas explosivas e relógios cheios de truques são apenas alguns deles e até o sapato com uma faca na ponta, visto pela primeira vez nos pés da vilã Rosa Krebb ( em 'Moscou Contra 007', de 1964) é lembrado.

Mas vamos à trama: Gary "Eggsy" Unwin (Taron Egerton) é um jovem rebelde de Londres que mora com sua mãe e seu padrasto barra pesada.

Com um futuro negro já batendo à sua porta, ele é recrutado pelo inteligente, refinado e 'very british' agente Harry "Galahad" Hart (Colin Firth) para entrar para a Kingsman, uma organização secreta de espiões.


Kingsman - Serviço Secreto : Foto Colin Firth, Taron Egerton
Colin Firth e Taron Egerton, em cena do longa

Depois de uma série de acontecimentos envolvendo a família do menino, os membros da equipe e o vilão nerd Valentine (Samuel L. Jackson, sensacional), Galahad vê no garoto o potencial necessário para seguir o caminho do pai - sim o pai de Eggsy foi um dos melhores agentes britânicos de todos os tempos - e se tornar um bom agente secreto.

O professor interpretado por Michael Caine é um espetáculo à parte.

A partir daí, Eggsy é convocado para uma dura seleção em que apenas um recruta irá entrar para a organização.


Kingsman - Serviço Secreto : Foto Colin Firth, Samuel L. Jackson, Taron Egerton
Samuel L. Jackson, sensacional como o vilão Valentine
Ao carregar várias referências artísticas, o longa não se preocupa em parecer clichê e também assume sua identidade de paródia ao se desprender das cenas de explosões exageradas, causadas pelo excesso de maluquice de seus personagens.

Aqui, o principal objetivo é divertir as pessoas e o longa cumpre muito bem esse papel, principalmente por não ficar preso a um gênero pois consegue, ao mesmo tempo, ser engraçado, animado e sério, mesmo nas cenas de ação.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'KINGSMAN - SERVIÇO SECRETO'
Título Original:
KINGSMAN: THE SECRET SERVICE
Gênero:
Ação
Direção:
Matthew Vaughn
Roteiro:
Jane Goldman, Matthew Vaughn - baseados na HQ de Mark Millar e Dave Gibbons
Elenco:
Cali, Colin Firth, Corey Johnson, Daniel Westwood, Edward Holcroft, Erica Emm, Geoff Bell, Hanna Alström, Jack Davenport, Jaymes Butler, Jorge Leon Martinez, Lee Nicholas Harris, Lily Travers, Mark Hamill, Mark Strong, Matt Hookings, Michael Caine, Morgan Watkins, Neve Gachev, Paulina Boneva, Richard Brake, Samantha Womack, Samuel L. Jackson, Sofia Boutella, Sophie Cookson, Taron Egerton, Theo Barklem-Biggs, Tobi Bakare, Tom Prior, Velibor Topic, Yolandi Franken
Produção:
Adam Bohling, David Reid, Matthew Vaughn
Fotografia:
George Richmond
Montador:
Conrad Buff IV, Eddie Hamilton, Jon Harris (II)
Trilha Sonora:
Henry Jackman, Matthew Margeson
Duração:
128 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
05/03/2015
Distribuidora:
Fox Film do Brasil
Estúdio:
20th Century Fox / Marv Films
Classificação:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário