segunda-feira, 16 de março de 2015

'BABILÔNIA': PRIMEIRO CAPÍTULO DEIXA TELESPECTADOR SEM FÔLEGO COM AS CANALHICES DAS DUAS SURUCUCUS INTERPRETADAS POR GLÓRIA PIRES E ADRIANA ESTEVES


SINOPSE:

Próximas quando adolescentes, Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves) se reencontram muitos anos depois, quando a primeira, depois de muitos anos em Portugal, retorna ao Rio de Janeiro depois de falir,  em meio a um escandaloso desabamento de uma obra de sua construtora.

Em todos esses anos, Inês foi endeusando Beatriz e quando as duas se reencontram, numa festa em 2006, esta não lhe dá atenção, o que a deixa furiosa.

Inês filma um 'pega' entre Beatriz e o motorista do seu noivo, Evandro (Cassio Gabus Mendes) e agora, são novamente 'amigas de infância'.

Enquanto isso, a terceira protagonista da trama, Regina (Camila Pitanga), mocinha pobre e ingênua, cai no bico doce de um homem casado, Luis (Gabriel Braga Nunes) e engravida no primeiro encontro.

CRÍTICA:

Se a antecessora 'Império' veio bem mas naufragou nos capítulos finais por única culpa do ego inflado do seu autor, Aguinaldo Silva, que não teve a humildade de arrematar como devia a boa estória que desenvolveu, 'Babilônia' estreou nessa segunda na Globo já dizendo a que veio, com o trio de autores Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga fazendo o possível e o impossível para manter o público de olhos abertos.

Assim, sem respiro algum, o telespectador foi apresentado aos personagens, viu um beijo na boca entre duas senhoras, duas cenas de sexo casual -  com Glória Pires açambarcando duas estupendas rôlas -  golpe do baú, réveillon em Paris, traição, mocinha ingênua enganada por homem casado, gravidez indesejada, exploração na fila do transplante, duas chantagens, um atropelamento e - ufa!  - um assassinato a sangue frio!

As duas vilões da novela: Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Glória Pires) - Divulgação/TV Globo
Antigamente, só víamos isso tudo ao longo de uma novela inteira, mas hoje, com a TV aberta perdendo dia a dia audiência para os canais fechados, serviços de streaming e internet, é preciso cutucar o telespectador o tempo todo, sem tempo para encheção de linguiça - ao menos no capítulo de estreia.

Assim, 'Babilônia' não nos deixou tirar o olho da telinha e por mais de uma hora, nos bombardeou com uma saraivada de situações atordoantes, em crescendo e com impressionante agilidade.

O maior mérito dos autores foi reunir pela primeira vez os talentos de Glória Pires e Adriana Esteves.

As duas surucucus em estado bruto foram apresentadas, duelaram em cena, atendem agora, respectivamente, por Beatriz e Inês, já causaram em muitas cenas e prometem nos fazer esquecer de Maria de Fátima ('Vale Tudo') e Carminha ('Avenida Brasil'), que deram às duas grandes atrizes todos os prêmios importantes das respectivas temporadas.

Regina (Camila Pitanga) - Estevam Avellar/TV Globo
A única a destoar nesse elenco é a fraquíssima Camila Pitanga: mais uma vez fazendo a mocinha pobre e ingênua, Regina, que caiu no bico doce de um homem casado, Luis (Gabriel Braga Nunes) e engravidou no primeiro encontro, Camila mostra, mais uma vez, que tem um santo fortíssimo dentro da Globo pois, mesmo sendo a atriz ruim que é, sempre emplaca protagonistas em boas novelas.

Para não deixar o telespectador na expectativa, os autores já colocaram o casal de idosas Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) se beijando logo no início do primeiro capítulo, já deixando a polêmica do “beijo gay” em fato consumado.

babiloniabeijofernandanatalia1
Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) se beijam logo no início do primeiro capítulo - Reprodução/TV Globo
Como seu Afonso em “Vale Tudo”, também de Gilberto Braga, o personagem de Cassio Gabus Mendes, Evandro, já caiu na conversa da personagem de Gloria Pires e novamente é o Corno-Mór da vez.

Mais um papel feito sob medida para Glória Pires arrebentar, Beatriz não apenas armou o golpe do baú em poucas cenas, como também matou a sangue frio o motorista do futuro marido, Cristovão (Val Perré), seu amante e pai de Regina, que a estava chantageando.

Beatriz e Evando passeiam por Paris - Alex Carvalho/TV Globo
Mais: deu um jeito de culpar Inês, a segunda vilã da história, que também estava tentando arrancar uma grana dela, por ter filmado um atraque seu com o motorista negão.

Se já sabemos que a novela não vai continuar por muito tempo nesse ritmo, o capítulo de estreia de 'Babilônia' nos deixa a expectativa de uma novela agitada, com personagens fortes e texto muito acima da média.

ABERTURA DA NOVELA:


FICHA TÉCNICA:
'BABILÔNIA'
Novela de:
Gilberto Braga, Ricardo Linhares, João Ximenes Braga
Colaboradores:
Ângela Carneiro, Chico Soares, Fernando Rebello, João Brandão, Luciana Pessanha, Maria Camargo e Sérgio Marques
Direção de Núcleo:
Dennis Carvalho
Direção Geral:
Maria de Médicis
Diretores:
Cristiano Marques, Pedro Peregrino, Luisa Lima e Giovanna Machline
Elenco Principal:
Glória Pires, Adriana Esteves, Camila Pitanga, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg,Thiago Fragoso, Gabriel Braga Nunes, Marcos Palmeira, Cássio Gabus Mendes, Arlete Salles, Maria Clara Gueiros, Tuca Andrada, Thiago Martins, Chay Suede, Bruno Gagliasso, Bruno Gissoni, Sophie Charlotte
Tema de abertura:
"Pra Que Chorar" - Mart'nália
Estreia:
16 de março de 2015
Emissora:
Globo
Horário:
21h10

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário