quinta-feira, 26 de março de 2015

'CINDERELA': 'LIVE ACTION' ACERTA EM SE BASEAR NA ANIMAÇÃO E REVELAR LILY JAMES PARA O CINEMA


SINOPSE:

Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella.

A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida.

Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo.

Cinderela recebe um convite para o grande baile do reino e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido.

Agora, será preciso uma Fada Madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino.

CRÍTICA:

Um dos maiores ícones dos contos de fada, a história escrita por Charles Perrault em 1697, já ganhou diversas versões pelo mundo, passando pelo cinema fantástico de Georges Méliès ('Baile Até à Meia-Noite'), até a versão moderninha e desencanada interpretada por Hilary Duff ('A Nova Cinderela').

Mas nenhuma adaptação foi tão aclamada e memorável quanto à clássica animação de 1950, produzida pela Disney.

E foi justamente nessa última versão que o ator e diretor britânico Kenneth Branagh construiu sua versão com atores de carne e osso de 'Cinderela' - que estreia em 540 salas em todo o Brasil.

Indo na contramão dos recentes 'live action' 'Caminhos Da Floresta' e 'Malévola' – que retratam visões alternativas sobre os tradicionais contos – o diretor presta um senhor tributo à animação de sucesso do estúdio.

Cinderela : Foto Lily James
Lily James como Ella, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Disney
Na história, Ella – que torna-se Cinderela graças a um apelido dado pela irmã postiça – sofre com a morte precoce da mãe, tendo o pai como único alento.

Mas quando ele inicia um relacionamento com Lady Tremaine (Cate Blanchett) e acaba sofrendo acidente fatal, a garota fica sob os cuidados da madrasta e suas duas filhas, Anastacia (Holliday Grainger) e Drisella (Sophie McShera, a cozinheira Daisy da série 'Downton Abbey').

Cinderela : Foto Cate Blanchett, Lily James
Escrava da Madrasta e de suas duas filhas
 Logo, o trio, ganancioso e tomado pela inveja, faz dela sua escrava particular.

Cinderela : Foto Lily James
Deslumbrante, chegando ao baile real
Proibida de ir ao baile real, a jovem recebe a ajuda mágica de uma Fada-Madrinha (Helena Bonham Carter), que a transforma na moça mais adorável da festa, mas o encanto só dura até a meia-noite.

Desesperada com o prazo, Cinderela acaba perdendo um de seus sapatos de cristal, que mais tarde é achado pelo Príncipe (Richard Madden), iniciando assim uma verdadeira caçada pela dama misteriosa.

Cinderela : Foto Lily James, Richard Madden
No baile real, com o Príncipe (Richard Madden)
Lily James, que ficou conhecida do grande público ao interpretar a jovem e espetacular Lady Rose MacClare na série 'Downton Abbey', foi a mais que acertada escolha do diretor e do estúdio para dar vida à uma das mais icônicas princesas dos contos de fada.

Rosto novo em Hollywood, Lily tem carisma e talento de sobra, se sai muito bem no icônico papel e certamente tem um futuro promissor no cinema americano, como Mia Wasikowska: desde que deu a vida à Alice de Tim Burton, tem arrematado papéis significantes no cinema, como no recente 'Mapa Para as Estrelas', no qual atuou ao lado de Julianne Moore.

Se a jovem atriz merece atenção especial, o que dizer da Diva Cate Blanchett?

É provável que a estupenda veterana tenha arrancado mais admiração do que raiva na pele da Madrasta, ziguezagueando pelos belos cenários com seus elegantes vestidos, até ganhar seu momento de redenção à lá Malévola, quando revela quase em lágrimas o motivo de sua malvadeza.

Cinderela : Foto Cate Blanchett
Cate Blanchett, sensacional como a Madrasta
Apesar da fidelidade com a história original, a Disney procurou humanizar alguns elementos da trama e, assim, no primeiro encontro de Cinderela com o Príncipe, por exemplo, nada de temor e passividade: sua alteza ganha uma senhora bronca da moça, uma protetora dos animais, que repudia a caça como esporte.

Cinderela : Foto Lily James, Richard Madden
No primeiro encontro, o Príncipe toma ralo da moça por estar caçando
Correndo por fora,  temos ainda a sempre competente Helena Bonham Carter que, com ou sem o ex-marido Tim Burton, sempre adiciona talento e surpresa aos seus papéis.

Colocá-la como Fada-Madrinha foi uma decisão acertada da direção, já que a cena da "transformação" da borralheira em princesa é a mais festiva e espetacular de toda a história.

Helena Bonham Carter como a Fada-Madrinha
A produção conta com efeitos especiais caprichadíssimos, direção de arte e fotografia de encher os olhos e só no figurino, foram usados cerca de 1,7 milhão de cristais Swarovski em sua composição, o que traz a aura mágica da animação.

Apesar de não alcançar o mesmo brilho de sua "obra-inspiração", o 'live-action' passa longe de ser uma desilusão e deve agradar a quem deseja reviver e fábula - dessa vez com personagens de carne e osso.

Imperdível.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'CINDERELA'
Título Original:
'CINDERELLA'
Gênero:
Aventura
Direção:
Kenneth Branagh
Roteiro:
Aline Brosh McKenna, Chris Weitz
Elenco:
Alex Marek, Alexander Gillison, Andrew Fitch, Ann Hoang, Ant Henson, Arielle Campbell, Barrie Martin, Ben Chaplin, Bhanu Alley, Bronwyn Pearson, Cate Blanchett, Charlotte Worwood, Craig Mather, Derek Jacobi, Dolapo Umar, Drew Sheridan-Wheeler, Edward Lewis French, Elina Alminas, Elliott Wright, Eloise Webb, Finesse Fonseka, Francesca Bennett, Gareth Mason, Georgie-May Tearle, Gino Picciano, Hayley Atwell, Helena Bonham Carter, Henry McCook, Holliday Grainger, James Butcher, Janet Dawe, Jd Roth-round, João Costa Menezes, Joe Kennard, John W.G. Harley, Joshua McGuire, Julian Seager, Laurent Plancel, Laurie Calvert, Leila Wong, Lily James, Matthew Steer, Melissa Galloway, Michael Jenn, Monique Geraghty, Nonso Anozie, Peter Stacey, Phoenix James, Rachael Hyde, Rajesh Kalhan, Richard Madden, Riley Halden, Rob Brydon, Sayed Kassem, Scherrikar Bell, Sophie McShera, Stellan Skarsgard, Tom Swacha, Zizi Strallen
Produção:
Allison Shearmur, David Barron, Simon Kinberg
Fotografia:
Haris Zambarloukos
Montador:
Martin Walsh
Trilha Sonora:
Patrick Doyle
Duração:
112 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
26/03/2015
Distribuidora:
Walt Disney Pictures
Estúdio:
Walt Disney Studios Motion Pictures USA
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário