SINOPSE:
A nova novela da Record é uma versão da história bíblica de Moisés (Guilherme Winter), da sua infância no Egito até se tornar o patriarca do povo Hebreu, rumo à Terra Prometida.
CRÍTICA:
Por não poder assistir no horário em que foram exibidos, gravei os cinco primeiros capítulos da nova novela da Record - 'Os Dez Mandamentos', que estreou na última segunda (23), num horário alternativo - 20h30 - e acabei de vê-los todos agora.
O choque foi grande, pois eu tive a impressão, o tempo todo, de estar vendo um desfile de escola de samba do grupo de acesso, mesmo com uma caracterização e cenografia exemplares - que melhoraram em relação a, por exemplo, à primeira incursão da rede no texto sagrado - 'A História de Esther'.
Guilherme Winter como Moisés - Fotos dessa postagem: Divulgação/Record |
Ao que parece, a experiência acumulada pela emissora em séries nesse filão religioso, que foi um espaço importante para criar uma identidade própria para seus produtos de teledramaturgia foi esquecida aqui.
A trama, uma das mais conhecidas da bíblia, conta a saga de Moisés, desde seu nascimento até a vida adulta.
Dividida em quatro fases, a primeira semana da novela limitou-se a contar a história de Moisés ainda criança e de como sua mãe, Joquebede, fez para salvá-lo da matança de recém-nascidos hebreus.
Nas próximas fases, Guilherme Winter assumirá o papel e o ator já mostrou que pode encarar um protagonista sem tremer.
O elenco é bom e conta com Zécarlos Machado (Seti I) e Samara Felippo (Joquebede).
Zécarlos Machado como o faraó Seti I |
A direção de Alexandre Avancini dá para o gasto, e as sequências de ação foram bem executadas - como a cena inicial dos bebês hebreus arrancados do colo de suas mães e em seguida jogados no rio.
Mas a novela, mesmo bíblica, tem um grande pecado: o péssimo texto, que fez pouquíssimas concessões ao original, o que deixa a novela falar para um público restrito - os cristãos - o que é o seu maior erro, pois quem conhece a Bíblia de trás para frente já tem certa familiaridade com as histórias e fábulas lá narradas.
O segundo pecado é a nítida tentativa de trazer didatismo aos diálogos sofríveis, o que torna tudo muito artificial, primário e pomposo.
O terceiro pecado é o de não aportuguesarem os nomes dos personagens, quase todos sem um pingo de correspondência na língua que falamos - assim, ouvimos a toda hora nomes como Henutmire (Mel Lisboa), Paser (Paulo Nigro) e Num (Vicente Tuchinsky) - nesse último, como não pensaram na cacofonia do texto quando deram esse nome para um personagem?
Mel Lisboa como Henutmire |
O melhor, ao meu ver é que a nova novela mostra um amadurecimento da emissora quanto à promoção e divulgação da história: a Record fez ótima campanha impressa de divulgação em jornais e revistas e apresentou no 'Jornal da Record' uma série de reportagens sobre o Egito, um gancho importante e necessário para promover a trama.
A autora Vivian de Oliveira já adaptou outros textos bíblicos para a televisão - 'Rei Davi' (2012) e 'José do Egito' (2013) - inclusive tendo espaço para inserir imagens desta última enquanto Anrão (Roger Gobeth) contava a história do povo hebreu para seus filhos.
Se em suas minisséries, a autora teve o cuidado de não torná-las peças evangelizadoras, numa novela que terá mais cem capítulos, esse cuidado tem de ser redobrado - infelizmente, isso não se viu até aqui.
Boas histórias, até as escolas de samba dos grupos de acesso sabem contar bem - e o Egito, rico delas, é sempre usado e abusado por muitas.
Quem sabe, quando a bateria da nova novela entrar para o recuo, a evolução para a apoteose da manjadíssima história do patriarca hebreu consiga chegar no tempo certo.
Por enquanto, não deu.
Não perca o seu tempo: compre o DVD da última versão da história, 'Êxodo: Deuses e Reis' (2014), dirigida por Ridley Scott e que tem Christian Bale como Moisés - a crítica do longa, você confere aqui.
Inspirado e bem humorado foi o SBT, que vai exibir uma versão cinematográfica anterior da trama e contar logo o final da história.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'OS DEZ MANDAMENTOS'
Novela de:
Vivian de Oliveira
Direção:
Alexandre Avancini
Elenco Principal:
Guilherme Winter, Zécarlos Machado, Samara Felippo, Mel Lisboa, Paulo Nigro, Vicente Tuchinsky
Emissora:
Record
Dias de Exibição:
Segunda a sexta
Horário:
20h30
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário