domingo, 1 de dezembro de 2013

PAUL WALKER: UM DOS MELHORES ATORES DA SUA GERAÇÃO NOS DEIXA CARISMA, BELEZA, TALENTO, SIMPATIA, SIMPLICIDADE E FILMES MARAVILHOSOS




Paul William Walker IV nasceu em Glendale, Califórnia, em 12 de setembro de 1973 e se tornou conhecido no mundo todo em 2001, após interpretar pela primeira vez o personagem Brian O'Conner em 'Velozes e Furiosos' e na sequência, ' + Velozes + Furiosos'.

Seus outros filmes incluem os sucessos 'Perseguição - A Estrada da Morte', 'No Rastro da Bala' e 'Resgate Abaixo de Zero'.

Paul cresceu em San Fernando Valley, arredores de Los Angeles e foi criado como membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou Mórmons - como ele mesmo me disse na última vez em que eu o entrevistei, embora ele tenha parado de praticar a religião, a sua família ainda é membro da igreja.

Lindo de viver desde sempre, quando criança Paul estrelou uma série de comerciais e ficou conhecido em todo os EUA como o 'bebê das fraldas Pampers'.

Paul Walker - Getty Images
Já aos dois anos, começou a trabalhar na TV e a partir de 1985, aos doze anos, apareceu em séries de TV - como 'Highway to Heaven', 'The Young and the Restless' e 'Touched By an Angel'.

Frequentou e se formou na Village Christian School e, após o colegial, frequentou diversas faculdades da comunidade e parecia ter se dado bem na carreira de biologia marinha.

Em 1986, ganhou seu primeiro papel no cinema - em 'Throb' - deixando de lado a carreira de modelo, que começou incentivada pela mãe, uma ex-modelo.

No mesmo ano, apareceu em 'O Monstro do Armário' e em 1991, destacou-se muito em 'Who’s the Boss?' (1991).

Continuou aparecendo em diferentes papéis em diversos outros filmes sem muito sucesso, até que em 1998, estrelou 'Os Irmãos Id & Ota', e chamou a atenção de meio mundo com seu ótimo desempenho.

Famoso, engatou seguidos e bons papéis - em 'Pleasantville - A Vida em Preto e Branco', 'Marcação Cerrada', 'Ela é Demais' e 'Sociedade Secreta'.

Em 2001, finalmente, o papel que o catapultou de vez ao estrelato: Brian O'Conner, que ao lado do Dominic Toretto de Vin Diesel, se tornou um dos personagens mais comentados e vistos do cinema atual.

Ao lado de Vin Diesel  e demais do elenco, em foto promocional de 'Velozes e Furiosos' - Divulgação/Universal Pictures
'Velozes e Furiosos' deu grande notoriedade, sucesso e dinheiro a Walker, o que o levou a fazer a sua sequencia - '+ Velozes + Furiosos'.

A partir daí, o belo loiro de olhos muito azuis nunca mais parou de filmar, levando os principais papéis de filmes como 'Perseguição - A Estrada da Morte', 'Linha do Tempo', 'Mergulho Radical' e na adaptação de Clint Eastwood, 'A Conquista da Honra' (2006).

Em foto promocional de 'Mergulho Radical' - Divulgação
Dividiu a telona por igual com o mega astro de ação Jason Statham em 'No Rastro da Bala' e brilhou em 'Resgate Abaixo de Zero' - da Walt Disney Pictures - ambos lançados em 2006.

Cercado por cachorros, em pausa nas filmagens de 'Resgate Abaixo de Zero' - Walt Disney Pictures
'Resgate Abaixo de Zero' garantiu críticas e elogios, abrindo em primeiro lugar nas bilheterias e  arrecadando US$20 milhões durante seu primeiro fim de semana de estreia.

Também apareceu bem no longa independente 'Entre a Vida e a Morte' - lançado em DVD em 21 de outubro de 2008.

Ele posteriormente retomou seu papel em 'Velozes & Furiosos 4' -  o filme foi lançado em 3 de abril de 2009.

Também apareceu bem em 'Velozes e Furiosos 5' e 'Velozes e Furiosos 6' - a franquia continua até hoje dando rios de dinheiro para a Universal Pictures -  - arrecadou quase US$ 2,4 bilhões nas bilheterias de todo o mundo, um recorde na história do estúdio.

Paul Walker esteve diversas vezes aqui em São Paulo - adorava vir ao Brasil não só filmar, como também lançar seus filmes.

Em todas as vezes, o mega astro deu show de simpatia, atendeu a TODOS OS FÃS - ele exigia tempo entre os compromissos para atender a todos - e também  aos repórteres sempre com sorriso, beleza e inteligência - uma senhora lição para os atorezinhos brasileiros pés de chinelo e sem talento, que se acham.

Eu o entrevistei por três vezes: numa delas, perguntei como era ter sido eleito pela revista 'People' em 2001 como uma das Pessoas Mais Bonitas do Mundo.

Ele gargalhou, seus olhos ficaram mais azuis ainda e respondeu, de bate pronto: 
"Não acredito que você, depois de todas as perguntas legais que me fez, perguntou uma merda dessas!" - riu novamente e frisou: 
"E eu lá penso nisso? Quero é continuar fazendo filmes, ter uma longa carreira, viver tranquilo, com saúde..."

Na última entrevista que me deu, disse que havia fixado residência em Santa Bárbara, Califórnia, com seu cachorro Boone, justamente porquê lá é um point de surfistas e ele era louco por surf.

Falou que sua única filha, Meadow Rain, tem agora 14 anos, mora com a mãe - uma ex-namorada - no Havai e que sempre se veem.

Disse que mantém a excelente forma física só praticando surf e jiu jitsu - faixa roxa, ele até usa os golpes em alguns filmes e que sempre tentou colocar um pouco da "arte suave" em seus personagens.

Perguntei que estilo de jiu jitsu ele praticava, e ele me surpreendeu em dizer que se inspirou em Royce Gracie - da mundialmente conhecida família brasileira Gracie, que desenvolveu um estilo de jiu jitsu absolutamente brasileiro.

Falou também que era louco por carros desde muito antes da saga 'Velozes & Furiosos': na sua garagem, tinha duas Ferraris, uma Aston Martin e um Infiniti G35.

No último dia 19.11, este Blog trouxe a última entrevista de Paul Walker, onde ele confirmava o oitavo longa da franquia e dizia até onde ela poderia ir:

“Bom, o estúdio supostamente quer o 8, o 9 e o 10. Mesmo se o 7 [fracassar], haverá pelo menos um 8. Isto é uma garantia.”

Bem-humorado, Walker comentou que voltaria até para o 50º longa da franquia e em seguida falou sobre ter saído - junto de Vin Diesel - após o segundo filme, ‘+ Velozes + Furiosos’.

“A coisa que é bem maluca é que nem Vin nem eu voltamos para fazer o terceiro. Eles fariam o 4 direto para o mercado de vídeo. Eles iriam se livrar e acabar com [a franquia]. Mas, então, Vin disse, ‘Não, eu vou voltar para uma participação especial’, porque [as exibições] teste não estavam indo bem. Ele queria fazer o quarto e o estúdio topou, e ganhamos uma segunda vida. Tudo poderia estar acabado já.”

Finalizou, dizendo que além dele e de Vin Diesel, Dwayne Johnson, Tyrese Gibson e Michelle Rodriguez retornariam para a sétima parte - inicialmente prevista para 8 de agosto de 2014, a Universal Pictures  havia remarcado a estreia de ‘Velozes & Furiosos 7′ para 18 de julho do mesmo ano.

Walker filmava agora justamente a sétima parte de "Velozes & Furiosos" e ontem estava de folga das filmagens por causa do feriado do Dia de Ação de Graças.

Depois de filmar em Atlanta, a equipe devia viajar para Abu Dhabi em janeiro - segundo informação do site "The Hollywood Reporter".

Ao abrir meu Facebook agora de manhã, a página pessoal de Walker estava no topo, em destaque, com o seguinte texto escrito por seus agentes:

"Lamentamos confirmar que Paul morreu em um trágico acidente de carro durante um evento beneficente para sua organização 'Reach Out Worldwide'.
Paul era o passageiro em um Porsche (vermelho), de um amigo, no qual ambos perderam as vidas".

Segundo o departamento de Polícia do condado de Los Angeles, o acidente aconteceu por volta das 15h30 de ontem, no horário local (21h30 de Brasília).

O departamento de polícia de Santa Clarita, onde ocorreu o acidente, disse que a velocidade foi um dos fatores do acidente.

O Porsche em que o ator e o amigo Roger Rodas estavam bateu em um poste de luz e em uma árvore, pegando fogo na hora e matando os dois.

O evento, do qual Paul participou, aconteceu em uma loja de carros de corrida próxima ao local, os participantes correram para apagar as chamas com extintores de incêndio, mas sem sucesso.

Paul criou a "Reach Out Worldwide" em 2010, para ajudar pessoas afetadas por catástrofes naturais e o evento de ontem tinha como objetivo arrecadar fundos para as vítimas do tufão Haiyan, nas Filipinas.

Um amigo de Walker, Bill Townsend, disse à agência Associated Press que o ator estava contente.

"Ele estava muito feliz. Estava sorrindo para todo mundo, apenas agradando todas essas pessoas que vieram atender essa caridade. Estava fazendo o que amava, rodeado por amigos e cercado por carros" - ou seja, continuou sendo o mesmo Paul Walker que conheci.

Logo em seguida, a Universal Pictures soltou o seguinte comunicado:
"Todos nós da Universal estamos com o coração partido. Paul foi verdadeiramente um dos membros mais queridos e respeitados da nossa família durante 14 anos e esta perda é devastadora para nós, para todos os envolvidos com os filmes 'Velozes e Furiosos' e os inúmeros fãs. Nossos sentimentos e mais sinceros pêsames para a família de Paul".

Seus companheiros de filmagem e muitos astros de Hollywood também se pronunciaram:

"Irmão, eu sentirei muito a sua falta. Estou absolutamente sem palavras. O paraíso ganhou um novo anjo. Descanse em paz".
Reprodução/Facebook
Vin Diesel, ao postar uma foto no Instagram ao lado de Paul

"Eu estou muito além de ter um coração partido agora. Não consigo processar nada".
James Wan - diretor de "Velozes e Furiosos 7"

"Meu coração está muito magoado, ninguém consegue me fazer acreditar que isso é real. Deus Pai, eu rezo para que você me dê clareza sobre isso, porque eu simplesmente não entendo. Meu coração dói, está partido, ninguém me convence que isso é real. Guerreiros da oração, por favor, rezem muito apenas pela filha dele e por sua família. Nós acabamos de comemorar seu aniversário de 40 anos. Meu Deus, meu Deus, não acredito que estou escrevendo isso".
Reprodução/Instagram
Tyrese Gibson, o Roman de "Velozes e Furiosos"

"Paul era pura luz. Eu não posso acreditar que ele se foi".
Jordana Brewster, par romântico do ator no primeiro filme da saga "Velozes e Furiosos".

"Seu espírito humilde foi sentido desde o início. Por onde você passou sua presença foi sentida. Nós éramos como irmãos e nossos aniversários tinham apenas um dia de diferença. Você sempre terá um lugar em nossos corações O legado de Paul Walker viverá para sempre. RIP "
Reprodução/Instagram
Ludacris, o Tej Parker de "Velozes e Furiosos"

"Paul era encantador. Sempre tratou todo mundo com respeito. Isso dói".
Mark Webb, que trabalha no set dos filmes "Velozes e Furiosos", à ABC News Radio

"Muito amor para Paul Walker. Tão triste. Ele nos deu muita alegria."
James Franco - ator e diretor

"Toda a minha força, amor e fé para a família Walker durante este momento comovente. Nós encontraremos a nossa força.. em sua luz. Te amo irmão."
Dwayne 'The Rock' Johnson, que interpretou o o caçador de recompensas Luke Hobbs em "Velozes e Furiosos"

"Eu era um grande fã de Paul Walker. Gostaria de enviar minhas orações mais sinceras à sua família. Um grande ator".
Anderson Silva - lutador de MMA

"Descanse em paz Paul Walker!!!! Você fará falta meu irmão".
Akon - cantor

Entre os filmes inéditos de Paul estão "Brick Mansions", "Vehicle 19"e "Hours", um drama que retrata os dias do furacão Katrina e que teria lançamento em 13 de dezembro.

Imagens adicionais: Getty Images
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário