sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

'O HOBBIT: A DESOLAÇÃO DE SMAUG': MUITO MELHOR QUE O PRIMEIRO, LONGA MANTÉM ESPECTADOR GRUDADO NA CADEIRA ATÉ AS CENAS FINAIS, COM BENEDICT CUMBERBATCH DANDO SHOW COMO O DRAGÃO


Após a sonífera primeira parte da trilogia de 'O Hobbit', quem diria que o diretor Peter Jackson voltaria à boa forma mostrada em 'O senhor dos Anéis'?

Diferente de 'Uma Jornada Inesperada', 'O Hobbit: A Desolação De Smaug' - que estreia em mais de mil salas em todo o Brasil - tem ritmo empolgante, drama e ação na medida certa, entregando a aventura que os fãs esperavam e mereciam.

São 639 salas em 3D, e 366 no formato tradicional - em cinemas selecionados, o longa foi lançado com a tecnologia 'high frame rate' (altas taxas de quadros por segundo).

A trama recomeça imediatamente após a batalha final do primeiro longa - os viajantes precisam fugir de Orcs e recebem abrigo e suprimentos de Beorn (Mikael Persbrandt), em preparação para a sua caminhada pela Floresta das Trevas.

Lá e sem Gandalf, Bilbo (Martin Freeman) e os 13 anões precisam lidar com ilusões e lutar com exércitos de aranhas gigantes - cena magistral, impressionante e visceral em exuberante 3D, que faz a luta de Frodo e Sam com Laracna, em 'O Retorno Do Rei', parecer tosca.

Bilbo (Martin Freeman), em cena do longa - fotos dessa postagem: Divulgação - Warner Bros

A primeira novidade em relação ao livro aparece logo na cena inicial.

Saída de 'Contos Inacabados', vemos o encontro secreto entre Gandalf (Sir Ian McKellen) e Thorin, Escudo de Carvalho (Richard Armitage), na taverna Pônei Saltitante - meses antes da jornada em direção a Erebor, os dois fazem planos para recuperar a poderosa Pedra Arken e reclamar o reino dos anões, porquê, afinal, o mago prevê turbulências no futuro.

Essa não é a única boa cena criada a partir de outras obras de Tolkien: de 'Silmarillion', vieram referências à jornada do mago cinzento, que abandona o grupo para investigar o Necromante de Dol Guldur e se no livro 'O Hobbit' essa subtrama nunca é detalhada, aqui o filme faz uso dela para traçar conexões com 'O Senhor dos Aneis'.

Sir Ian McKellen, novamente como o mago Gandalf

E ainda somos agraciados com um espetacular combate!

Embora 'Uma Jornada Inesperada' seja mais fiel ao livro, 'A Desolação de Smaug' apresenta melhor a Terra Média e se alguns fãs podem reclamar de algumas passagens - como a inclusão do elfo Legolas (Orlando Bloom) e sua companheira Tauriel (Evangeline Lilly), o nível de detalhe da adaptação é incrível e as mudanças só estão lá para deixar o longa mais divertido e mais crível.

Tauriel e Legolas, em imagem promocional

Absolutamente criativo, Jackson ainda expande o universo ao apresentar as diferenças entre as raças locais, com os Elfos sendo isolacionistas, os Humanos da Cidade do Lago ambiciosos e os Anões não sabendo lidar com o orgulho ferido.

Esses detalhes proporcionam realismo ao mundo, por mais fantástico que ele seja e a apresentação dessas facções também é importante para criar a transição para o próximo longa - 'Lá e De Volta Outra Vez' - com o diretor sabendo prender o público ao utilizar situações que já deram muito certo em  'O Senhor Dos Anéis'.

Bilbo em cena do longa

Todas as fórmulas que deram certo no passado estão presentes: maneira como a ajuda chega na hora certa, as coregrafias das lutas e até a forma como Bilbo fica obcecado pelo Anel lembram muito a trilogia de uma década atrás.

A maior diferença é o saldo na qualidade técnica, melhor até mesmo em relação ao primeiro filme, principalmente o 3D - com cores marcantes, cenários grandiosos e combates com ainda mais acrobacias.

Os anões

A trilha sonora também agrada, com belas e poderosas composições instrumentais de Howard Shore, embora a canção mais linda da franquia até agora tenha aparecido apenas na primeira parte.

Se 'Uma Jornada Inesperada' deixou os fãs apreensivos, 'A Desolação de Smaug' não só corrige os problemas, como supera o antecessor em todos os aspectos.

Mas o melhor mesmo foi deixado para as cenas finais, estreladas pelo Dragão Smaug.

O dragão em cena

Interpretado pela técnica de captura de movimentos, principalmente os faciais, por um dos melhores atores da atualidade - Benedict Cumberbatch - as cenas são espetaculares, a voz de Cumberbatch é fantástica (prefira justamente por isso a versão legendada), os diálogos divertidos e, quando a coisa esquenta, fica simplesmente espetacular.

Benedict Cumberbatch interpreta Smaug: mais um desempenho soberto de um dos maiores atores da atualidade

Assim como 'Star Wars: Episódio V - O Império Contra-ataca', as coisas ficam sombrias, a tensão cresce e o espectador, extasiado, sabe que problemas maiores virão - a impactante cena final deixa isso bem claro.

Filmaço.

Confira o trailer do longa:

*****
'O HOBBIT: A DESOLAÇÃO DE SMAUG'
Título Original:
THE HOBBIT: THE DESOLATION OF SMAUG
Gênero:
Aventura
Direção:
Peter Jackson
Roteiro:
Fran Walsh, Guillermo del Toro, Peter Jackson, Philippa Boyens - baseados na obra de J. R. R. Tolkien
Elenco:
Adam Brown, Aidan Turner, Andy Serkis, Barry Humphries, Benedict Cumberbatch, Bret McKenzie, Cate Blanchett, Christopher Lee, Conan Stevens, Elijah Wood, Evangeline Lilly, Graham McTavish, Hugo Weaving, Iam Holm, James Nesbitt, Jed Brophy, Jeffrey Thomas, John Callen, Ken Stott, Lee Pace, Luke Evans, Mark Hadlow, Martin Freeman, Michael Mizrahi, Mikael Persbrandt, Orlando Bloon, Peter Hambleton, Ray Henwood, Renee Cataldo, Richard Armitage, Robin Kerr, Ryan Gage, Sir Ian McKellen, Saoirse Ronan, Stephen Hunter, Sylvester McCoy, William Kircher
Produção:
Carolynne Cunningham, Fran Walsh, Peter Jackson, Zane Weiner
Fotografia:
Andrew Lesnie
Montador:
Jabez Olssen
Trilha Sonora:
Howard Shore
Ano:
2013
País:
Estados Unidos / Nova Zelândia
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
13/12/2013
Distribuidora:
Warner Bros
Estúdio:
Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / New Line Cinema / WingNut Films
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário