sexta-feira, 5 de outubro de 2012

'SELVAGENS': OLIVER STONE VOLTA A FAZER UM GRANDE FILME


Dois rapazes da Califórnia, desocupados e sem futuro, que dividem na cama e na mesa uma bonita garota, resolvem apostar num pequeno negócio - cultivar maconha para uso próprio e dos amigos.

Depois de pouco tempo, já plantando em enormes estufas, eles não só ficam milionários com o negócio, como, evidente, batem de frente com os poderosos que controlam o tráfico de drogas em Los Angeles e arredores.

Depois de um tempo sem filmar algo que prestasse, o aclamado diretor Oliver Stone consegue, no longa "Selvagens", que estreia hoje aqui no Brasil, fazer um retrato mais do que fiel de um grupo de pessoas que só permanecem juntas por causa do lucro que as drogas trazem e onde cada uma das personagens é uma das pontas sobre o que é ser selvagem de verdade, se isso remete à violência ou se essas pessoas são diferentes do tal "povo civilizado".

Imagens: Divulgação - Paramount Pictures Brasil
Os três protagonistas de "Selvagens"

Narrado por O.(Blake Lively), uma garota californiana bonita, gente boa e capaz de poetizar até mesmo sobre um instrumento para fumar, o longa nos introduz a dois amigos de longa data, que a dividem sexualmente.

Chon (Taylor Kitsch), um ex-militar, é agressivo, sem paciência e fala pouco ; já Ben (Aaron Johnson), estudante de botânica, é simpático, desencanado e de sorriso fácil.

Taylor Kitsch e Aaron Johnson, em cena de "Selvagens"

Essa união nada insólita nas telonas - entre músculos e cérebro - começa a fazer sentido quado vemos que o que os une além da garota e da amizade é um lucrativo comércio amador de maconha.

O trio é popular em Laguna Beach - ao lado de Los Angeles - por cultivar e distribuir a maconha mais forte e agradável do mundo - as sementes foram trazidas por Chon do Afeganistão e agora faz a alegria da mulekada da região das praias californianas.

O., que se acha "dona" dos dois meninos e acredita ser o elo que nunca vai separá-los, recebe um vídeo enviado com "carinho" - as imagens mostram pessoas sendo decepadas. - por um cartel comandado por uma cruel chefe do narcotráfico em Tijuana, México, a apenas cento e poucos quilômetros dali e que dá um toque ao trio sobre o fim dessa tranquilidade.

A partir daí, o mestre Oliver Stone desnuda uma trama cheia de reviravoltas, pontuada pela mudança no comportamento nos dois teatros da ação: a rede montada em Laguna Beach e o cartel de matadores a sangue frio mexicano.

Com cada um dos dois grupos acusando o outro de ser selvagem, o pessoal do cartel de Tijuana achando o fim como os três são promíscuos, alienados e desrespeitosos a ideias como hierarquia e ordem e O. e os rapazes enfrentando a truculência e o terror dos traficantes "profissionais", Stone não entrega uma resposta de imediato, mas indica que os dois lados podem ser bem mais parecidos do que parecem, principalmente conforme a trama avança e todos são testados, mais e mais.

O espectador recebe uma violenta carga de cenas com extrema brutalidade, sem sutilezas, cortes de cena e música ao fundo como nas ficções de cinema - os vídeos servem como alerta sobre o que pode acontecer a alguém que desobedece ou trai um cartel de drogas.

Stone tem a habilidade de mostrar o terror do narcotráfico mexicano, mas é bem claro em apontar que o problema existe também por causa dos norte-americanos, pela omissão ou corrupção, mesclando atores em ascensão como Aaron Jackson ("O Ilusionista") e Taylor Kitsch ("Battleship") com nomes consagrados no cinema por estilos de atuação completamente diferentes: John Travolta, Salma Hayek e Benicio Del Toro.

Hayek vive Elena, mulher implacável que assumiu os negócios do marido e comanda com rigidez seu cartel, que rivaliza com o bando de um criminoso chamado El Azul pelo controle do tráfico na costa oeste mexicana e norte-americana.

Salma Hayek e Benicio Del Toro, em cena do longa

Sob a proteção da sua grana e dos seus soldados, ela consegue manter distância do sangue gerado pelos negócios que toca, mas titubeia quando o assunto é sua filha, radicada nos Estados Unidos.

Seu principal aliado é Lado, personagem cujo nome ganha mais sentido quando o espectador começa a notar as diferentes facetas da belíssima atuação de Benicio Del Toro.

Tarimbado em papéis de criminosos misteriosos, com olheiras profundas, o ator mexicano entrega um personagem que tem uma forte intuição, um faro raro para captar mentiras e o timing certo para se procurar amigos e inimigos.

Vivido por John Travolta, o policial Dennis não é tão tosco quanto Lado, mas utiliza muito bem a rede de informações e de influências que tem acesso, por ser ligado ao Departamento de Entorpecentes norte-americano (DEA) - fazia tempo que Travolta não tinha um personagem tão bom assim.

John Travolta como o policial Dennis, em cena do filme

Dennis é acuado por Chon quando O. é posta em perigo e ele, escorregadio, dissimulado e voltado à proteção própria, demonstra no decorrer da trama a sua versão do "selvagem", especialmente quando sua posição é posta em risco.

Assim, o filme de Stone traz à baila pergunta: quem seria o verdadeiro selvagem?

Filmaço.

Confira o trailer do filme:


*****
'SELVAGENS'
Título Original:
Savages
Diretor:
Oliver Stone
Elenco:
Blake Lively, Taylor Kitsch, Aaron Johnson, Gary Stretch, Benicio Del Toro, Diego Cataño, Shea Whigham, Karishma Ahluwalia, Joaquín Cosio, John Travolta
Produção:
Moritz Borman, Eric Kopeloff
Roteiro:
Shane Salerno, Don Winslow, Oliver Stone
Fotografia:
Daniel Mindel
Trilha Sonora:
Adam Peters
Duração:
131 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Policial
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário