sexta-feira, 12 de outubro de 2012

'E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?': JANE FONDA E GERALDINE CHAPLIN EM COMÉDIA SEM CLICHÊS SOBRE A VELHICE


Dirigido e roteirizado por Stéphane Robelin, "E se Vivêssemos Todos Juntos?" é uma comédia francesa de alto nível, que foca num grupo de amigos na faixa dos 60, sem clichês de muitos filmes que abordam essa faixa de idade.

Desnudando o passado de cada um e mostrando apenas o essencial, o espectador conhece os protagonistas no presente, pessoas tentando tocar a vida, apesar das dificuldades que só se acumulam com o passar do tempo.

Jeanne (Jane Fonda, maravilhosa) é uma americana vivendo na França desde a adolescência, professora de filosofia aposentada e que agora de decida a cuidar do marido Albert (Pierre Richard), que começa a sofrer as perdas de memória decorrentes do Mal de Alzheimer.
Ela também tem um problema de saúde, embora repita sempre que está tudo bem.

Imagens dessa postagem: Divulgação - Imovision
Jeanne (Jane Fonda) e Albert (Pierre Richard), um dos casais do longa

Annie (Geraldine Chaplin, sensacional) e Jean (Guy Bedos), o outro casal, continuam apaixonados um pelo outro, mas, quando um amigo dos quatro, Claude (Claude Rich), ex-fotógrafo, começa a ter dificuldades para cuidar de si mesmo e é internado numa clínica pelo filho, Bernard (Bernard Malaka), os dois casais resolvem tirá-lo de lá - a fuga pelos corredores é sen-sa-cio-nal! - para irem morar, os cinco, juntos, no que eles chamam de "comunidade".

Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Claude (Claude Rich), Albert (Pierre Richard) e Jeanne (Jane Fonda), em cena do longa

É nesse momento que as diferenças e desentendimentos começam, pois, apesar de amigos, começam a aflorar segredos do passado de todos.

No meio dessa guerrinha de egos muito particular - e muito divertida - entra o jovem alemão Dirk (Daniel Brühl).
Ele sonhava em escrever uma tese sobre anciãos aborígenes, mas, sem conseguir viajar à Austrália, resolve mudar o foco de sua pesquisa para as pessoas da terceira idade na França contemporânea - a pedido de Jeanne.

Dirk (Daniel Brühl) e Jeanne (Jane Fonda), em cena do filme

E é através da curiosidade e surpresas de Dirk que o espectador começa a descobrir os detalhes do grupo: Jeanne tem conversas diretas e maravilhosas com o rapaz,onde, entre outras coisas, conta que já planejou tudo para o seu funeral - numa cena, logo no começo do filme, Jeanne aparece escolhendo seu caixão personalizado, uma das melhores cenas do longa.

Todos, aos poucos, também resolvem se abrir com o jovem, com cenas onde o humor - e não os clichês e a auto piedade tão comuns à velhice - impera.

A curiosidade do diretor ao investigar a fundo uma população europeia com uma expectativa de vida cada vez maior é o que impulsiona, mas nem sempre sustenta, as situações, o que faz com que o longa perca ritmo ao longo da narrativa, mas nada que comprometa a grandeza do roteiro e a atuação impecável do elenco principal.

O elenco principal, em cena do longa

Mas, só de vermos a Diva americana Jane Fonda fazendo dobradinha com a Diva Geraldine Chaplin, além dos atores do time masculino - inclusive a boa composição do alemão Daniel Brühl - já vale o filme.

Se você não conhece Daniel Brühl, deveria conhecer seus outros trabalhos: depois de conquistar renome internacional por “Adeus, Lênin!” (2003) - que lhe rendeu sete prêmios - atuou, no mesmo ano, ao lado de August Diehl, em “Pra que Serve o Amor só em Pensamentos?”.

Em 2004, estrelou “Farland” e “The Edukators” - muito bem recebido no Festival de Cannes - e fez o papel de um violinista misterioso, ao lado de Dame Judi Dench, em “O Violinista que Veio do Mar”, antes de estrelar na co-produção internacional, “Joyeux Noël” (2005).
Em 2007, fez uma pequena participação em “O Ultimato Bourne” e, em 2009, apareceu muito bem em "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino.

Confira o trailer do longa:


*****
'E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?'
Título Original:
Et si on Vivait tous Ensemble?
Diretor:
Stéphane Robelin
Elenco:
Geraldine Chaplin, Jane Fonda, Guy Bedos, Daniel Brühl, Claude Rich, Pierre Richard, Bernard Malaka, Camino Texeira, Gwendoline Hamon, Shemss Audat, Gustave de Kervern, Laurent Klug
Produção:
Christophe Bruncher, Philippe Gompel, Aurélia Grossmann
Roteiro:
Stéphane Robelin
Fotografia:
Dominique Colin
Trilha Sonora:
Jean-Philippe Verdin
Duração:
96 min.
Ano:
2012
País:
França, Alemanha
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imovision
Estúdio:
Studio 37 / Les Films de la Butte / Rommel Film / Manny Films / Home Run Pictures
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário