sexta-feira, 26 de outubro de 2012

'GONZAGA - DE PAI PARA FILHO': DIFERENTES, MAS TRILHANDO O CAMINHO DA MÚSICA


Breno Silveira é, para mim, um dos melhores diretores brasileiros da atualidade, o único que consegue mesclar em seus filmes humanismo e música nas doses exatas para divertir, emocionar e contar uma boa história.

Se em "Dois Filhos de Francisco" (2005), Breno desnudou da infância à vida adulta da dupla sertaneja Zezé di Camargo &  Luciano e em "À Beira do Caminho", deste ano, as canções de Roberto Carlos serviram para embalar a bela história de um caminhoneiro, , o diretor nos entrega agora uma inspirada e comovente biografia de um pai e um filho, ícones do cancioneiro popular brasileiro.

Em "Gonzaga - De Pai pra Filho", que estreia hoje em todo Brasil, mergulhamos nas vidas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e de seu filho, Gonzaguinha, um dos mais importante compositores da geração universitária da MPB, morto precocemente em um acidente de carro em 1991, aos 45 anos - Luiz Gonzaga morreu em 1989, aos 77 anos.

Imagens dessa postagem: Divulgação - Paris Filmes
Chambinho do Acordeon vive Gonzagão adulto

O longa nos mostra uma profunda história humana, a difícil relação entre pai e filho, uma reconstituição de época e elenco afinadíssimos, pontuados pela música eterna de Gonzaga que, apesar de marcadamente regional, se tornou popularíssima por todo o Brasil  e até pelo exterior.

Acompanhamos a infância pobre de Gonzaga (interpretado por Land Vieira na adolescência, por Chambinho do Acordeon na fase adulta e por Adélio Lima na maturidade), filho de Januário (Cláudio Jaborandy), um respeitado sanfoneiro do sertão de Pernambuco e sua luta em viver da música, apesar de todas as dificuldades.

Julio Lopes como Gonzaguinha: interpretação magistral

Mergulhado na pobreza, numa sociedade dominada pelos coronéis locais, a única saída que restou ao menino foi fugir de casa, na cidadezinha de Exu, e ir para o Recife, onde acabou se alistando no Exército, pôde enviar algum dinheiro à família e, posteriormente, partir para o Rio de Janeiro, então a capital do país, já pensando em viver da música, ainda não como compositor, mas com apresentações nas ruas e bares da cidade em troca de trocados ou um prato de comida.

Num dancing, conhece Odaléia (Nanda Costa), com quem se casou e teve o filho Luiz Gonzaga do Nascimento Jr., o Gonzaguinha.

Com Odaleia (Nanda Costa): mãe de Gonzaguinha

Na verdade, nunca foi esclarecido se Jr. era de fato filho de Gonzaga, mas a morte prematura da mulher, por tuberculose, acabou criando problemas no relacionamento entre pai e filho.

Gonzaga passou a se ausentar cada vez mais de casa para fazer shows pelo Brasil, deixando o filho aos cuidados de um casal de amigos, moradores do Morro de São Carlos, que acabaram criando-o: Dina (Silvia Buarque), que não tinha filhos, se apegou à criança como se fosse realmente sua - já famoso, Gonzaguinha a homenagearia na canção "Com a Perna no Mundo".

E é a difícil relação entre os dois, valorizada pela soberba atuação de Júlio Andrade como o jovem músico carioca, que pontua o filme com drama humano e onde abandono, ressentimento e perdão são os sentimentos que irão aflorar até o final do longa, onde pai e filho percebem, enfim, que apesar de serem pessoas muito diferentes, sempre trilharam o mesmo caminho - o da música, pura e simples.

Gonzagão (Adélio Lima) e Gonzaguinha (Júlio Lopes): finalmente se entendendo

Sem contar que o longa é uma festa para os olhos - a fotografia de Adrian Teijido é maravilhosa - e para os ouvidos - a trilha de Berna Ceppas é inspiradíssima.

Se estivesse vivo, Gonzaga pai faria agora 100 anos e esse longa é a melhor homenagem que o gênio da música nordestina poderia ter.

Filmaço.

Confira o trailer do filme:

*****
'GONZAGA - DE PAI PARA FILHO'
Diretor:
Breno Silveira
Elenco:
Adelio Lima, Chambinho do Acordeon, Land Vieira, Julio Andrade, Giancarlo di Tomazzio, Alison Santos, Nanda Costa, Silvia Buarque, Luciano Quirino, Claudio Jaborandy, Cyria Coentro, Olivia Araújo, Zezé Motta, João Miguel
Produção:
Breno Silveira, Marcia Braga, Eliana Soárez
Roteiro:
Patricia Andrade
Fotografia:
Adrian Teijido
Trilha Sonora:
Berna Ceppas
Duração:
130 min.
Ano: 
2012
País: 
Brasil
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Downtown Filmes, Paris Filmes, RioFilme
Estúdio:
Conspiração Filmes / Globo Filmes / Teleimage
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário