sexta-feira, 5 de outubro de 2012

'HOTEL TRANSILVÂNIA': COM HISTÓRIA INSPIRADA, ANIMAÇÃO NÃO DECOLA E APRESENTA DUBLAGEM MUITO RUIM


O personagem Conde Drácula, tal qual foi concebido pelo escritor inglês Bram Stoker no final do século 19, já apareceu nas telonas nas mais diversas versões: do cult horror "Nosferatu"(1922), de F. W. Murnau, passando pelos filmes da produtora inglesa Hammer - estrelados pela lenda Sir Christopher Lee (anos 50 a 70) - à releitura da obra de Murnau - "Nosferatu" (1979) - feita por Werner Herzog - ao inesquecível "Drácula de Bram Stoker" (1992), onde, dirigido por Coppola, Gary Oldman deitou e rolou.

Drácula já se prestou também à comédia: desde o excelente "A Dança dos Vampiros" (1967), de Roman Polanski - onde o conde tinha um filho bichíssima, que atacava o mocinho impiedosamente - até "Drácula: Morto mas Feliz" (1995), uma comédia deliciosa estrelada pelo sensacional Leslie Nielsen - da saga "Corra que a Polícia vem Aí".

E é justamente essa face bem humorada do vampiro mais famoso que aparece em "Hotel Transilvânia", animação da Sony Animation dirigida por Genndy Tartakovsky, o mago do Cartoon Network e responsável pela criação de "O Laboratório de Dexter" e "Meninas Super-Poderosas".

A trama foca a vida do Conde Drácula - voz no original de Adam Sendler -, aqui um vampiro bonzinho, que cansado da perseguição humana, resolve criar um hotel onde todos os monstros possam tirar suas férias em paz - entre as criaturas que aparecem no novo refúgio temos um casal de Lobisomens - ela está grávida! -, a Múmia - goooorda! - e o seu marido, Frankenstein.

Só que, no dia que sua única filha Mavis - voz de Selena Gomez - está completando 118 anos, e com o pai planejando uma festa de arromba com os monstros - véios - todos chegando, aparece no hotel um mochileiro, um rapaz americano e ruivinho chamado Jonathan - voz de Andy Samberg - que aos 21 anos não só nem nota os monstros todos, como se apaixona perdidamente por Mavis - e é correspondido.

Imagens dessa postagem: Divulgação - Sony Pictures
Jonathan e Mavis, observados por Drácula: paixão à primeira vista

Tartakovsky, com uma história bem legal nas mãos - reunir monstros famosos e criar um filme que agradasse crianças e adultos - infelizmente não consegue aqui se equiparar a outras animações recentes, como "ParaNorman" e "Meu Malvado Favorito".

Com um início muito bom - a dedicação de Drácula, que cria sozinho sua única filha, com Sandler dando show até cantando, isso eu vi no trailer - a produção logo diminui o ritmo.

Drácula canta para Mavis no começo do filme

Assim, as melhores piadas são feitas pelos personagens secundários - principalmente pelo Frankenstein, a melhor figura do filme, disparado.

Drácula chega a falar para o humano Jonathan: “Não explique a piada”, mas é exatamente isso que o longa insiste em fazer com o espectador a todo instante.

Aqui no Brasil, infelizmente, as cópias exibidas serão todas dubladas - aliás, como a que vi -, o que só piora a avaliação, pois, sem as vozes originais de Adam Sandler, Selena Gómez, Steve Buscemi, Andy Samberg e Kevin James, a dublagem nas nossas telonas é uma mistura de termos traduzidos absolutamente no automático, com expressões fora de uso e fora do contexto da ação - fazia tempo que eu não via uma dublagem tão ruim assim.

Mavis conversa com os convidados da sua festa de 118 anos

"Hotel Transilvânia" tem seus méritos, as imagens em 3D são muito boas, mas, o que deveria ser uma animação para todos os públicos, nem chega perto.

Se as crianças vão se divertir, adultos e adolescentes devem ficar entediados, já na primeira meia hora de exibição.

Enfim, infelizmente é apenas mais uma animação que deve fazer boa bilheteria - como vem fazendo nos EUA - e ser esquecida logo.

Os personagens da animação, e os nomes das suas vozes originais

E para quem é conhecido como o "Mago do Cartoon Network", o diretor Genndy Tartakovsky ficou devendo.

Confira o trailer do filme:

*****
'HOTEL TRANSILVÂNIA'
Título Original:
Hotel Transylvania
Diretor:
Genndy Tartakovsky
Elenco de vozes principais da versão original:
Adam Sandler, Selena Gómez, Steve Buscemi, Kevin James, David Spade
Produção:
Michelle Murdocca
Roteiro:
Dan Hageman, Kevin Hageman
Trilha Sonora:
Mark Mothersbaugh
Duração:
93 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Animação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Sony Pictures Animation
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário