quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DA PARAÍBA, DO INTERIOR DE SP E DE FLORIANÓPOLIS, CONHEÇA TRÊS CANDIDATOS LGBT ELEITOS NO DOMINGO


Com as eleições 2012, parece que o Brasil finalmente entrou numa nova era, onde o povo reconhecidamente votou melhor e onde a Diversidade também se fez presente.

Em Pilar - Paraíba, Piracicaba - São Paulo e Florianópolis - SC, a população deu os maiores exemplos de Diversidade dessas eleições, elegendo três ótimos candidatos, batalhadores e íntegros.

Confira:

MÃE DE SANTO, TRAVESTI SE ELEGE VEREADORA NA ZONA DA MATA PARAIBANA

A cidade de Pilar - na região da Mata Paraibana, a 52 km de João Pessoa -, elegeu a primeira vereadora travesti da história da Paraíba, informa Hyldo Pereira, do Portal Correio.

Shirley Costa, 51 anos, foi eleita com 273 votos pelo Partido Progressista (PP).

Adepta do candomblé há 38 anos, a vereadora eleita é também conhecida na cidade de pouco mais de 11 mil habitantes como 'Mãe Shirley´.

Ela disse que sua fórmula da vitória foi "o trabalho de humanização" que desenvolve no hospital da cidade, onde é lotada no setor administrativo.

Para Shirley, sua espiritualidade contribuiu em seu equilíbrio nos dois meses de campanha.
Levo carinho aos pacientes do hospital. Muitas vezes são pessoas pobres com ausência de afetividade. Converso com eles, brinco e isso me motivou a entrar na política para ajudar os mais necessitados”, comentou, lembrando ainda o incentivo de familiares e amigos.

Com poucos recursos, Shirley repudiou "a compra de votos que existiu na cidade" e disse que fez uma campanha "à base da honestidade, boas propostas" e isso agregou muitos simpatizantes.
“Minha campanha foi simples. Recebi apoio da majoritária e alguns gastos foram pagos com recursos próprios”, disse.

Portal Correio
A vereadora eleita Shirley Costa

A chapa majoritária a que ela se refere foi encabeçada pela atual prefeita Virgínia Veloso Borges (PP) - reeleita para o cargo, e que é mãe do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Apenas com primeiro grau completo, a vereadora eleita disputou o mandato eletivo pela primeira vez e garantiu que no Legislativo municipal vai "levantar a bandeira de combate ao homicídio e em defesa de um atendimento mais humanizado na saúde pública. Vou ser a voz da luta contra o preconceito. Não podemos nos calar para a discriminação não apenas de sexo, mas de raça e cultura”, discursou a parlamentar.

O município de Pilar está localizado na microrregião de Sapé e, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 11.191 habitantes em uma área territorial de 102 quilômetros quadrados.

O município era uma antiga aldeia de índios Cariris e Coremas e é a terra natal do escritor José Lins do Rêgo, autor de livros como 'Fogo Morto', 'Menino de Engenho' e 'Doidinho'.

MADALENA, A PRIMEIRA VEREADORA TRAVESTI DE PIRACICABA (SP)

Travesti, gay, homossexual, ele ou ela: muitos têm dúvidas sobre como se referir a Madalena, que não escolhe nenhuma das etiquetas.

"Para mim tanto faz a maneira como me chamam. Quando eu me olho no espelho, vejo um homem de muita coragem. Vou usar terno e gravata na posse e quando precisar durante as reuniões. Ainda não sei se vou usar meus lenços ou fazer tranças no cabelo, mas vou continuar a ser a mesma Madalena de sempre", disse esse ser piracicabano iluminado, quando a Justiça Eleitoral da cidade paulista encerrou a apuração dos votos das eleições desse ano, no domingo (7).

Luiz Antônio Leite de Moura, de 57 anos, mais conhecido como Madalena, se tornou a primeira travesti eleita vereadora na história da cidade, relata o Portal G.1 .

Quase um personagem folclórico para os piracicabanos, Madalena - que sempre chamou a atenção por andar pelas ruas usando roupas e acessórios femininos - recebeu 3.035 votos e teve o segundo melhor desempenho do PSDB no pleito.

Para evitar que sua futura função se confunda com a imagem irreverente e quase caricata, a futura parlamentar - que é líder comunitário há 25 anos - decidiu trocar as roupas femininas pelo terno e gravata na posse.

G.1
Madalena experimenta o terno para a posse

Madalena trabalha desde a adolescência como cozinheira e faxineira em casas de família e repartições públicas.

Como líder social, é presidente do centro comunitário do bairro Boa Esperança e já foi candidata a vereadora quatro vezes (1988, 2004 e 2008 e 2012), mas só neste ano obteve votos suficientes para se eleger.

Ela conta que o nome de batismo foi substituído por Madalena quando tinha 15 anos, já assumido como homossexual.
"Eu trabalhava de faxineira com a minha mãe em uma república chamada 'Canecão' e os moradores fizeram um concurso para escolher um nome de mulher para mim. Aí ganhou Madalena. Eu gostei e ficou o nome."

Apesar de os votos recebidos representarem apenas 1,57% do total de eleitores, a impressão de quem acompanha Madalena pelas ruas é a de que toda Piracicaba  votou nela: seja na casa de familiares no Jardim Oriente, no Centro ou na região da Vila Sônia, um dos seus principais redutos eleitorais, todos que a reconhecem acenam ou correm para cumprimentá-la.
"Desde que saiu a notícia da minha vitória, o telefone não parou de tocar. Muita gente ligou para me parabenizar."

A campanha para vereadora não contou com equipe ou dinheiro.
Amigos e familiares ajudaram com pequenas quantias para colocar gasolina no carro de som de um dos cabos eleitorais.

"A campanha foi feita sem muitos recursos. Usei os santinhos que recebi do partido, não paguei para ninguém e nem fiz churrasco. Usei apenas um carro de som de um amigo para divulgar meu número com uma música", disse a vereadora eleita.

Entre as causas que pretende defender durante o mandato na Câmara de Piracicaba, Madalena destaca levar melhorias para a região onde mora.
"Como líder comunitária ajudei a trazer a cobertura da quadra de uma escola do bairro, na reforma de uma creche e outras melhorias. Agora vou brigar por uma praça no bairro, pois as pessoas estão precisando", completou.

GAY, NEGRO, NASCIDO EM FAVELA E VEREADOR MAIS VOTADO DE FLORIANÓPOLIS

Encerrada a apuração no domingo, Tiago Silva (PDT) de 29 anos,conhecido como o organizador da Parada Gay da cidade, foi declarado o vereador mais votado da história da Câmara de Florianópolis - com 6.860 votos.

Conforme relata Renan Nunes de Oliveira, do UOL, é a segunda tentativa dele de chegar à Câmara: filho de uma empregada doméstica, nascido no morro do Mocotó (a principal favela da capital), ele estava exultante.
" A esperança venceu o medo", disse, em entrevista no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

UOL
Tiago Silva, logo após votar no domingo

"Eu não esperava ser o mais votado nem nos meus melhores sonhos. O melhor de tudo foi bater as famílias tradicionais que sempre venceram na política florianopolitana".

Sorte para todos os três!

Nenhum comentário:

Postar um comentário