Atriz interpretou Lois Lane na série de filmes do Superman estrelados por Christopher Reeve
<>
A atriz canadense Margot Kidder, conhecida por seu papel como Lois Lane nos filmes clássicos do 'Superman' (1978-1987), morreu no último domingo (13).
Ela interpretou a personagem em quatro filmes, todos estrelados por Christopher Reeve: 'Superman: O filme' (1978), 'Superman II' (1980), 'Superman III' (1983) e 'Superman IV: Em busca da paz' (1987).
Margot contracena com Christopher Reeve em 'Superman - O Filme' (1978) - Warner Bros.
Kidder tinha 69 anos de idade e morava em Livingston, no interior dos EUA.
A causa da morte ainda não foi esclarecida.
Até hoje, a atriz é considerada por muitos fãs como a melhor Lois Lane de todas.
Além de filmes de super-heróis, também estrelou clássicos do terror como 'Irmãs Diabólicas' (1972), 'Noite do Terror' (1974) e 'Horror em Amityville' (1979).
Margaret Ruth Kidder nasceu em Yellowlife, no Canadá, em 17 de outubro de 1948.
Iniciou a carreira no final dos anos 1960, mas foi na década seguinte que alcançou a fama, justamente ao entrar para o elenco da franquia "Superman".
Lois Lane foi seu papel mais marcante - e Margot jamais chegou a repetir o sucesso.
O perfil da atriz no IMDb informa que, em 1990, ela sofreu um sério acidente de carro e ficou sem poder trabalhar por dois anos, chegando a ir à falência.
Em 1996, Margot ficou desaparecida por quatro dias e encontrada pela polícia no jardim da casa de desconhecidos, em estado de confusão mental e dizendo ser alvo de perseguição.
Aparentemente, a atriz havia cortado o próprio cabelo.
Em seguida, foi enviada a uma clínica psiquiátrica e tempos depois, Margot afirmou que sofria de transtorno bipolar.
Depois de se recuperar, Margot Kidder se tornou ativista pela causa.
O trabalho de atriz escasseou durante vários anos, mas Margot ressurgiu em papéis ocasionais em séries de TV, como "Smallville" e "The L Word".
Também atuou no teatro, inclusive em uma montagem da Broadway de "Os Monólogos da Vagina" em 2002.
Também foi uma ativista política destacada, fazendo campanha contra a Guerra do Golfo e o fraturamento hidráulico e em apoio ao democrata Bernie Sanders na disputa presidencial de 2016 - Margot tornou-se cidadã norte-americana em 2005.
O IMDb lista como trabalho mais recentes da atriz os filmes "The Big Fat Stone" (2014), "The Red Maple Leaf" (2016) e "The Neighborhood" (2017).
Margot Kidder foi casada três vezes: com Thomas McGuane, de 1976 a 1977, com quem teve uma filha, Maggie McGuane; com John Heard, de 1979 a 1980; e com Philippe de Broca, de 1983 a 1984.
A série 'Krypton', do SyFy, homenageou Margot Kidder no seu último episódio, que terminou com uma foto da atriz como Lois Lane, com a legenda:
“Você pode voar. Você pertence ao céu ” - referência a uma icônica fala de Lois, quando o Superman a leva para voar pelos céus de Metrópolis pela primeira vez - para mim, uma das mais lindas do cinema.
Veja a homenagem do SyFy:
E se encante com a cena do voo:
Por ter participado de filmes tão icônicos, várias personalidades usaram as redes sociais para homenagear a atriz.
Brandon Routh, que interpretou o Super-Homem em "Superman - O Retorno", relembrou Margot pelo seu ativismo na conscientização do transtorno bipolar, distúrbio que a atriz enfrentou durante grande parte da sua vida adulta.
"Eu tive a honra de conhecer Margot Kidder e falar com ela sobre sua experiência de participar de um filme do Super-Homem. Ela é a minha Lois Lane, assim como Christopher Reeve é o meu Super-Homem. Só tenho a agradecer pela energia que ela trouxe para a Lois e sua luta pela conscientização de distúrbios mentais. Obrigado, Margot", escreveu o ator, atualmente no elenco da série 'Legends of Tomorrow', na sua conta no Twitter.
Já a atriz Teri Hatcher, que interpretou Lois Lane na série "Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman", falou do privilégio em dividir o mesmo papel com Margot.
"Foi um privilégio dividir o mesmo papel de Lois Lane com essa maravilhosa atriz. Ela abriu o caminho de maneira brilhante. Deixo minhas condolências para sua família e amigos", tuítou Hatcher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário