<>
O 71º Festival Internacional de Cannes chegou ao fim com o anúncio dos vencedores e a exibição do filme de encerramento, 'The Man Who Killed Don Quixote'
<>
A edição de 2018 foi marcada por discursos potentes - como o da atriz Asia Argento, exigindo justiça após o estupro sofrido por Harvey Weinstein - e de Nadine Labaki - relembrando que muitos atores de seu longa, 'Capharnaum', são de fato refugiados e moradores de rua e que permanecem em situação de miséria após a filmagem.
O júri presidido pela atriz Cate Blanchett decidiu entregar a Palma de Ouro, prêmio máximo do festival, a 'Shoplifters', drama japonês sobre uma família que pratica roubos a lojas e supermercados.
Um dia, a dinâmica do grupo se transforma quando eles adotam uma criança.
Confira o trailer do ganhador da Palma de Ouro:
O grande prêmio do júri, espécie de segundo lugar, ficou com a comédia 'BlacKkKlansman', que teve o diretor do longa, Spike Lee, aplaudido de pé por seis minutos após a estréia (via Variety).
O cineasta Spike Lee na Croisette - AFP
O filme conta a história real de um detetive afro-americano disfarçado (John David Washington), e seu parceiro judeu (Adam Driver), que se juntaram ao culto Klu Klux Klan em 1979.
A trama traz muitas críticas ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fazendo paralelos entre a ascensão de Trump e as ambições políticas de David Duke, ex-líder da Ku Klux Klan.
Confira o trailer de 'BlacKkKlansman', que chega aos cinemas no dia 10 de agosto:
Já o prêmio do júri (considerado o terceiro lugar) foi entregue a 'Capharnaum', drama sobre um garoto pobre que abandona a família e tenta sobreviver nas ruas.
Após 'Diamantino', coprodução Brasil/Portugal/França, ganhar a Semana da Crítica, outro longa-metragem luso-brasileiro foi premiado na Croisette.
'Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos', dirigido pelo português João Salaviza e pela brasileira Renée Nader Messora, venceu o Prêmio Especial do Júri da Mostra Um Certo Olhar.
O júri presidido por Benicio Del Toro e composto por Virginie Ledoyen, Julie Huntsinger, Annemarie Jacir e Kantemir Balagov deu o troféu principal da seção ao suspense sueco 'Border', de Ali Abbasi.
O ucraniano Sergei Loznitsa, de 'Donbass', foi escolhido o melhor diretor; Victor Polster, que interpreta adolescente transgênero no belga 'Girl', levou o prêmio de melhor performance; e melhor roteiro foi para a marroquina Meryem Benm'Barek-Aloïsi por 'Sofia', também dirigido por ela.
'Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos' é um drama que se debruça sobre rituais dos índios Krahô, do Tocantins.
Após a equipe protestar pela demarcação dos territórios na sessão de fotos e no tapete vermelho, o diretor Salaviza dedicou o prêmio aos "povos indígenas que vivem sob ameaça".
Confira o trailer de 'Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos':
O grito das minorias, aliás, foi ouvido no famoso tapete vermelho do evento.
Depois de a "comunidade francesa" ter sido criticada por ir de encontro ao clamor de movimentos como o Time´s Up e Mee Too (vale lembrar que Catherine Deneuve endossou uma carta aberta de repúdio à suposta "onda de puritanismo" que ganhava força nos Estados Unidos), 16 atrizes negras protestaram contra o racismo, poucos dias depois de 82 mulheres clamarem por igualdade de gênero na indústria, lideradas pela presidente do júri, Cate Blanchett - um momento histórico na Croisette.
A marcha das 82 mulheres no tapete vermelho - AFP
Confira os vencedores do 71º Festival Internacional de Cannes:
Palma de Ouro:
Shoplifters, de Hirokazu Kore-eda
Grande prêmio do Júri:
BlacKkKlansman, de Spike Lee
Prêmio do Júri:
Capharnaum, de Nadine Labaki
Melhor direção:
Pawel Pawlikowski (Cold War)
Melhor roteiro:
Alice Rohrwacher (Lazzaro Felice) e Jafar Panahi e Nader Saeivar (3 Faces)
Melhor atriz:
Samal Yeslyamova (Ayka)
Melhor ator:
Marcello Fonte (Dogman)
Prêmio especial:
Jean-Luc Godard (The Image Book)
Camera D'Or (melhor filme de estreia):
Girl, de Lukas Dhont
Melhor curta-metragem:
All These Creatures, de Charles Williams, com menção especial para On the Border, de Wei Shujun
Nenhum comentário:
Postar um comentário