SINOPSE:
Década de 1950.
Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) é um renomado e confiante estilista que trabalha ao lado da irmã, Cyril (Lesley Manville), para vestir grandes nomes da realeza e da elite britânica.
Sua inspiração surge através das mulheres que constantemente entram e saem de sua vida.
Mas tudo muda quando ele conhece a forte e inteligente Alma (Vicky Krieps), que vira sua musa e amante.
CRÍTICA:
Paul Thomas Anderson gosta muito de histórias de pessoas que lutam para se adequar à realidade à sua volta, em ver como esses personagens cruzam fronteiras ou são esmagados pelos seus limites.
Em 'Trama Fantasma', que estreia hoje aqui no Brasil, ele mais uma vez visita uma luta contra uma situação opressora, que faz personagens terem atitudes inacreditáveis.
Agora, o foco é um estilista neurótico , Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) e uma modelo, Alma (Vicky Krieps).
Daniel Day-Lewis é o estilista Reynolds Woodcock - Fotos dessa Postagem: Divulgação/ Universal Pictures |
Woodcock é um designer de moda de renome mundial que vive em Londres nos anos 1950.
Extremamente criativo, ele leva uma vida rigidamente estruturada, sem ruídos altos, sem confrontos até depois do café da manhã, com a programação impecável.
É um gênio e todos parecem acreditar que vale a pena aguentar todas essas regras para ver e possuir suas obras inspiradoras.
Paul Thomas Anderson é um diretor detalhista e isso fica claro pelo posicionamento de câmera, escolhas musicais, cuidado com som, luz e escolha do elenco - a fotografia do longa também é assinada por ele.
Nada, em seus filmes, parece ser deixado ao acaso, um nível de cuidado que vemos exatamente no protagonista dessa obra e justamente por isso, Woodcock pareça tão realista em seus absurdos.
Vicky Krieps é Alma |
Entretanto, temos também a história de Alma, uma jovem selecionada pelo designer para ser sua mais nova musa, arrancada do hotel onde trabalha e passando a viver com o artista.
Ela inspira seus projetos e imediatamente se torna uma parte deles, passa a amar Reynolds por seu carinho e se torna uma fiel seguidora, encantada com sua genialidade.
Mas logo acaba perdendo a sanidade ao viver em um ambiente tão controlado.
Trazendo elementos já vistos na obra do diretor - como o impacto da musa sobre o artista mais velho - além de obsessões, pelo menos não é previsível, já que o longa mostra como Alma e Reynolds vão ao limite, com ambos precisando aprender a lidar com a questão do controle e sobre como cedem controle.
É uma mistura de abuso, tensão, amor e esperança capaz de deixar qualquer um confuso sentado na sala de cinema.
Lesley Manville é Cyril |
Em seu último papel - após o anúncio da aposentadoria - Daniel Day-Lewis mais uma vez nos entrega outra performance incrível.
É interessante ver como Woodcock escolhe revelar aos outros apenas parte de sua personalidade, deixando seus vestidos como única forma real de expressão, nos quais esconde pequenas frases costuradas no forro de cada uma de suas criações.
Vicky Krieps está igualmente fantástica como Alma e sua tentativa de desvendar aquele personagem curioso e bizarro se torna a força motora do filme.
A forma como ela alterna entre admiração, raiva, apatia e amor é memorável.
Krieps e Day-Lewis interpretam opostos: enquanto ela é um livro aberto e espontânea, ele é totalmente reservado, mas a forma como se completam e fazem o relacionamento funcionar é desconcertante.
Belo e surpreendente, o longa é fantástico, apesar de difícil.
Paul Thomas Anderson no set de filmagem do longa |
Sua trama incomum gera muitas reflexões e incomoda quase constantemente, já que apresenta um dos romances mais bizarros que você vai ver - e
se você sair do cinema sem saber ao certo se gostou, não se desespere, essa é a intenção.
E tomara que Day Lewis repense sua intenção de não mais fazer cinema - quem perde somos nós, seus fãs.
Filmaço.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'TRAMA FANTASMA'
Título Original:
PHANTOM THREAD
Gênero:
Drama
Direção:
Paul Thomas Anderson
Elenco:
Amber Brabant, Amy Cunningham, Brian Gleeson, Camilla Rutherford, Daniel Day-Lewis, Dinah Nicholson, Elli Banks, Ellie Blackwell, Geneva Corlett, George Glasgow, Georgia Kemball, Gina McKee, Harriet Leitch, Harriet Sansom Harris, Ingrid Sophie Schram, Joan Brown, Julie Duck, Juliet Glaves, Lesley Manville, Maryanne Frost, Nick Ashley, Niki Angus-Campbell, Pauline Moriarty, Philip Franks, Steven F Thompson, Sue Clark, Tony Hansford, Vicky Krieps, Zarene Dallas
Roteiro:
Paul Thomas Anderson
Produção:
Daniel Lupi, JoAnne Sellar, Megan Ellison, Paul Thomas Anderson
Fotografia:
Paul Thomas Anderson
Trilha Sonora:
Jonny Greenwood
Montador:
Dylan Tichenor
Estúdio:
Annapurna Pictures, Focus Features
Distribuidora:
Universal Pictures
Ano de Produção:
2017
Duração:
130 min.
Estréia no Brasil:
22/02/2018
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário