quinta-feira, 22 de outubro de 2015

'PONTE DOS ESPIÕES': SPIELBERG SE UNE NOVAMENTE A TOM HANKS E FAZ UM DOS MELHORES FILMES DE ESPIONAGENS JÁ FEITOS


SINOPSE:

Em plena Guerra Fria dos anos 50/60, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) é acionado pela CIA e aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos.

Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.

CRÍTICA:

Depois de terem feito três ótimos filmes juntos - 'O Resgate Do Soldado Ryan', 'Prenda-me Se For Capaz' e 'O Terminal' - a intrépida dupla Tom Hanks e Steven Spielberg se une novamente para falar de espionagem e contar uma história impressionante e arrebatadora sobre o período da Guerra Fria, que testa os limites dos personagens ao colocar em xeque a relação entre as duas principais potências da época, os Estados Unidos e a União Soviética.

Assim, absolutamente sintonizados, Spielberg e Hanks transformam 'Ponte Dos Espiões' - em exibição em 171 salas em todo o Brasil - num ótimo filme, que também mescla bem vários gêneros do cinema, como suspense, drama e mistério, além de conter uma contextualização histórica admirável.

Enquanto o diretor demonstra que entende de Guerra Fria e de espionagem em sua direção dinâmica e ágil, Hanks mostra sua força e habilidade na hora de interpretar James Donovan, um personagem que tinha tudo para ser caricato e chato, mas que se apresenta de maneira carismática e até heroica, fazendo com que o público se identifique e torça por ele da primeira à ultima cena do filme.

Ponte dos Espiões : Foto Tom Hanks
Tom Hanks como James Donovan, em cena do longa - Fotos dessa Postagem - Divulgação/20th Century Fox
Baseado em fatos reais, a trama acompanha a saga de um advogado norte-americano (Hanks), especialista em seguros, que EM 1957 é incumbido de defender nos tribunais Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelo FBI.

Sério e dedicado, Donovan faz de tudo para inocentar o seu cliente e não tem medo de qualquer ameaça que o governo ou a população possa fazer a seu respeito.

Se isso já é o suficiente para colocar a vida do advogado em perigo - o país vive o auge da Guerra Fria e deseja que qualquer comunista seja condenado - tudo começa a piorar quando ele é mandado para Berlim - na época ainda dividida pelo vergonhoso Muro por causa dos conflitos entre EUA e URSS - para comandar uma negociação que envolve um soldado americano detido pelos russos, um estudante de economia que mora na Alemanha Oriental e o próprio Abel.

Ponte dos Espiões : Foto Mark Rylance, Tom Hanks
Cena do Longa
Se essa maneira que o longa procura discutir o jogo de interesse entre os dois países já seria suficiente para classifica-lo como interessante, as virtudes não param por aí e ele serve como uma grande aula de história mundial.

É claro que o espectador não escapa de alguns clichês, como a presença do patriotismo americano exagerado, mas ao longo de aproximadamente duas horas e dez minutos (que não cansam), vemos uma trama bem elaborada, com minuciosas explicações sobre o período abordado e a descrição de fatos precisos e corretos.

Além disso, temos personagens intrigantes que volta e meia circulam a vida do protagonista e nesse ponto, vale destacar Rudolf Abel, vivido espetacularmente por Mark Rylance.

Ponte dos Espiões : Foto Mark Rylance, Tom Hanks
Mark Rylance e Tom Hanks, em cena do longa
Por mais que o seu número de cenas seja menor em relação a Donovam, ele é um personagem que participa da trama a todo instante, pois sempre é citado e lembrado nos momentos mais importantes.

Enfim, temos aqui um dos melhores filmes de espionagem já feitos para o cinema, uma ótima pedida para a família, por ser bem preciso ao relatar fatos históricos - que vai agradar os mais velhos e os historiadores de plantão - e também por ser leve, com boas doses de comédia, permitindo que um público mais jovem confira.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'PONTE DOS ESPIÕES'
Título Original:
BRIDGE OF SPIES
Gênero:
Drama
Direção:
Steven Spielberg
Roteiro:
Ethan Coen, Joel Coen, Matt Charman
Elenco:
Alan Alda, Amy Ryan, Austin Stowell, Billy Magnussen, Domenick Lombardozzi, Eve Hewson, Jonathan Walker, Joshua Harto, Mark Rylance, Marko Caka, Michael Gaston, Mike Houston, Noah Schnapp, Peter McRobbie, Sebastian Koch, Stephen Kunken, Tom Hanks
Produção:
Kristie Macosko Krieger, Marc Platt, Steven Spielberg
Fotografia:
Janusz Kaminski
Montador:
Michael Kahn
Trilha Sonora:
Thomas Newman
Duração:
141 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
22/10/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
DreamWorks SKG / Fox 2000 Pictures / Marc Platt Productions / Participant Media
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário