quinta-feira, 8 de outubro de 2015

'PETER PAN': LONGA FOGE DA GÊNESE DO PERSONAGEM E VALE POR VISUAL E 3D ESPETACULARES


SINOPSE:

Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial.

Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico.

O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra (Hugh Jackman) escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada.

Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local.

CRÍTICA:

Desde que o escritor escocês J.M. Barrie a criou em 1904, a aventura do menino que não quer crescer ganhou inúmeras versões para o cinema, teatro e televisão.

O que até então nunca tinha sido mostrado com detalhes é a origem de Peter Pan e como ele foi parar na Terra do Nunca - 'Hook - A Volta Do Capitão Gancho' (1991), dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Dustin Hoffman e Robin Williams mostrou essa gênese de maneira bem sutil.

Dirigido por Joe Wright ('Anna Karenina'), 'Peter Pan', que estreia hoje em 514 salas em todo o Brasil, procura mostrar ao espectador como um menino se tornou o herói que conhecemos hoje, uma pergunta que qualquer fã do personagem gostaria de ver respondida.

Peter Pan : Foto Levi Miller (II)
Levi Miller é o protagonista Peter Pan - Fotos dessa Postagem: Divulgação/© Warner Bros Entertainment
História de aventura bem infantil, que traz boas cenas de ação, um herói mirim simpático, vilões clichês malignos (Hugh Jackman entrega uma atuação convincente e segura como Barba Negra), criaturas fantásticas e uma viagem com grandes desafios, a trama traz momentos divertidos, como a chegada de Peter (Levi Miller) à Terra do Nunca, lugar onde presencia um afinado coro acapella de 'Smell Like Teens Spirit', clássico da banda Nirvana, liderado pelo vilão central.

Se esse longa tinha a pretensão de ser uma nova versão de Peter Pan, não funciona nesse aspecto, pois não consegue aproveitar da melhor maneira possível os elementos clássicos da história criada por Barrie.

Peter Pan : Foto Hugh Jackman
Hugh Jackman é o vilão Barba Negra
Aqui, a icônica fadinha Tinker Bell , a Sininho, tem uma participação relâmpago, o Hook interpretado por Garrett Hedlund está mais para um Don Juan do que para um futuro e icônico pirata e Peter não está nem um pouco determinado em não crescer ou proteger seus amigos acima de tudo - suas principais características.

Claro que faz sentido os personagens terem características diferentes nesse momento, pois estamos falando de algo que ainda não foi contado, um prelúdio da história que conhecemos e amamos, mas a verdade é que um ponto importante da essência da obra de Barrie se perdeu no caminho de inovação.

Trata-se justamente do verdadeiro encanto da história, que vem do aspecto da Terra do Nunca ser um lugar da imaginação onde qualquer um pode ser criança para sempre.

O prazer de estar lá e a vontade de nunca crescer praticamente não são citados no filme.

Peter Pan : Foto Garrett Hedlund
Garrett Hedlund é James Hook, o futuro Capitão Gancho
A trama começa com Peter sendo deixado pela mãe (Amanda Seyfried) em um orfanato da cidade de Londres.

Sua aventura começa para valer aos 12 anos, quando é raptado pelos capangas de Barba Negra (Hugh Jackman) e é levado a um lugar mágico e bem distante.

Chegando lá, o menino é escravizado junto com outros garotos pelo temido pirata para tentar encontrar o pixum, uma pedra preciosa que concentra o pó de fada.

Depois de conseguir fugir com James Hook (Garrett Hedlund), Peter encontra nativos do local, que passam a acreditar que ele é o escolhido para se tornar o grande herói da tribo.

Com Tigrinha (Rooney Mara) e companhia, o garoto inicia uma rebelião contra o Barba Negra.

Peter Pan : Foto Rooney Mara
Rooney Mara é Tigrinha
Mesmo deixando a desejar em vários aspectos (a origem da lenda do herói está longe de estar totalmente explicada), o filme - produzido por Greg Berlanti, o visionário por trás das séries 'Arrow', 'The Flash' e 'Supergirl' -  vale ser assistido, se não pela forma como os personagens lendários são construídos e apresentados, ao menos pelo visual que, além de espetacular, conta com um 3D bem calibrado e acima da média, elementos capazes de garantir a diversão dos públicos de todas as idades.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Peter Pan : Poster
'PETER PAN'
Título Original:
PAN
Gênero:
Aventura
Direção:
Joe Wright
Roteiro:
Jason Fuchs
Elenco:
Aaran Mitra, Aaron Monaghan, Adeel Akhtar, Adnan Mustafa, Alexander Bracq, Amanda Seyfried, Ami Metcalf, Amy Morgan, Anastasia Harrold, Andres Austin Bennett, Ben Smith, Cara Delevingne, Chris Marchant, Clem So, Deborah Rosan, Debra Leigh-Taylor, Emerald Fennell, Gabriel Andreu, Garrett Hedlund, Harry Lister Smith, Hugh Jackman, Jack Charles, Jack Lowden, Jacob Greener-Tofts, Jamie Beamish, Jamie Wilson, Jimmy Vee, Joe Kennard, Julian Seager, Kathy Burke, Kurt Egyiawan, Kwame Augustine, Leni Zieglmeier, Levi Miller, Lewis MacDougall, Nicholas Agnew, Nicholas Marshall, Nonso Anozie, Oliver Payne, Oscar Hatton, Paul Kaye, Phill Martin, Rafael Pereira-Edwards, Rooney Mara, Spencer Wilding, Tae-joo Na, Tomislav English
Produção:
Greg Berlanti, Paul Webster, Sarah Schechter
Fotografia:
Seamus McGarvey
Montador:
Paul Tothill
Trilha Sonora:
Dario Marianelli
Duração:
111 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia:
08/10/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Berlanti Productions
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário