quinta-feira, 22 de outubro de 2015

'GOOSEBUMPS - MONSTROS E ARREPIOS': MUITOS SUSTOS, MONSTROS DIVERTIDOS E HISTÓRIA BEM CONTADA


SINOPSE:

Chateado sobre se mudar para uma cidade pequena, o adolescente Zach Cooper (Dylan Minnette) começa a ver o lado bom da mudança quando conhece Hannah (Odeya Rush), sua vizinha.

Logo, Zach descobre que o misterioso pai de Hannah é, na verdade, R.L. Stine (Jack Black), o autor da série de livros best-seller 'Goosebumps'.

Conforme Zach começa a aprender sobre a estranha família da casa ao lado, ele logo descobre que Stine guarda um perigoso segredo: as criaturas tornadas famosas por suas histórias são reais e Stine protege seus leitores mantendo-as trancadas em seus livros.

Após libertarem acidentalmente uma das criaturas, cabe a Zach, Hannah e Stine se juntarem e levarem todos os monstros de volta aos livros aos quais pertencem para salvar a cidade.

CRÍTICA:

Nessa semana, o astro Jack Black esteve aqui no Brasil, justamente para lançar 'Goosebumps - Monstros e Arrepios', adaptação da série de livros de terror voltada para o público infanto-juvenil escrita por R.L. Stine e que estreou nesta quinta em 293 salas em todo o Brasil.

Nas muitas entrevistas que deu por aqui, Black disse que aceitou o papel do escritor R.L. Stine no longa, por querer resgatar o espírito dos anos 80 - e não é que ele conseguiu?

Afinal, o longa é repleto de humor, momentos assustadores, uma pitada de romance e entrega ao espectador uma aventura clássica, cheia de ação.

O melhor de tudo é que não é preciso conhecer a franquia de livros para se divertir muito com o filme, que consegue ter um ritmo agradável até o final, nunca entediando sua audiência.

Claro, o longa é uma aventura voltada ao público infantil e os mais velhos podem ficar cansados das brincadeiras em alguns momentos - especialmente aqueles que não se apaixonaram pelos filmes já clássicos dos anos 80 - como 'Os Goonies' e 'E.T. - O Extraterrestre'.

Goosebumps: Monstros e Arrepios : Foto Dylan Minnette, Jack Black, Odeya Rush
O trio de protagonistas Jack Black, Odeya Rush e  Dylan Minnette - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
Na trama, chateado por ter se mudado para uma pequena cidade, Zach Cooper (Dylan Minnette) encontra esperança quando conhece Hannah (Odeya Rush), sua vizinha.

Só que a garota é filha do misterioso escritor R. L. Stine (Jack Black), autor da série de livros 'Goosebumps', que não quer o rapaz como amigo de sua filha.

Quando Zach tenta descobrir o motivo, descobre que os monstros que tornaram os livros do escritor famosos são reais, mas estão presos dentro dos livros.

Acidentalmente, Zach liberta um deles e logo as coisas saem do controle, com as criaturas passando a assombrar a cidade e com Stine, Zach e Hanna tentando capturá-los.

O projeto para um longa baseado na série de livros 'Goosebumps' circula por Hollywood desde os anos 90 e agora podemos entender a demora.

Afinal existem diversas dificuldades nessa adaptação, pois nos livros não há protagonista ou vilão para um roteirista focar.

Mas a ideia de fazer Stine ser um personagem e colocá-lo contra alguns de seus monstros mais populares prova ser a chave para o sucesso do longa.

Goosebumps: Monstros e Arrepios : Foto Dylan Minnette, Jack Black, Odeya Rush
Muitos gritos e muitos sustos permeiam o longa
E é claro que o espectador irá ao cinema mesmo para ver monstros, cada um mais divertido do que o outro - outro motivo para o filme só ter sido feito agora pois nos anos 1980, os efeitos especiais não seriam tão espetaculares como vemos aqui.

Assim, vemos aliens, vampiros, louva-a-deus gigantes, lobisomens e outras criaturas, criadas tanto com efeitos práticos quanto computação gráfica, que invadem a cidade, na noite e um baile do colegial - obviamente.

As cenas de ação são ótimas e a forma como Slappy - talvez o vilão mais famoso da franquia - se torna a mente por trás do caos é algo muito bem pensado.

O filme não tenta fugir dos clichês: melhor, procura brincar com eles e faz isso muito bem.

O longa não assusta, pois a ideia principal é ser divertido e não assustador.

Goosebumps: Monstros e Arrepios : Foto
Alguns dos monstros reunidos no longa
As piadas físicas também são bastante comuns e devem atrair a atenção dos pequenos.

Para os adultos, fica a sensação de que já vimos tudo aquilo antes e é o senso de nostalgia que arrebata de vez esse público.

Surpreendentemente, o destaque da trama são os jovens protagonistas, enquanto Jack Black no papel de Stine é mais curioso do que cativante.

O mesmo vale para Jillian Bell, que vive a tia atrapalhada de Zach, mas o espectador se importa mesmo é com os garotos, principalmente com a relação entre Zach e Hannah.

Uma reviravolta ao redor do casal deixa as coisas ainda mais interessantes, embora a resolução do problema seja óbvia.

Enfim, temos aqui um bom filme familiar para essa época de Halloween e quem gosta de monstros não tem como não se divertir, apesar do tom infantil da produção e com a trilha sonora do mago Danny Elfman sendo o complemento ideal para essa divertida obra.

O difícil é pensar numa sequência, já que todos os monstros da franquia já foram usados.

Mas o que importa, agora, é se divertir ao lado de amigos e família com essa boa produção.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'GOOSEBUMPS - MONSTROS E ARREPIOS'
Título Original:
'GOOSEBUMPS'
Gênero:
Aventura
Direção:
Rob Letterman
Roteiro:
Carl Ellsworth, Darren Lemke, Larry Karaszewski, Scott Alexander - baseados na literatura de terror infanto juvenil de R.L. Stine
Elenco:
Amanda Lund, Amy Ryan, Anthony B. Harris, Ashleigh Jo Sizemore, Benjamin Papac, Caleb Emery, Clare Halstead, Drew Lamkins, Drew Lampkins, Dylan Minnette, E. Roger Mitchell, Ella Wahlestedt, Gabriela Fraile, Halston Sage, Jack Black, Jared Sandler, Jennifer Trudrung, Jillian Bell, John Deifer, John Herndon, Josh Phillips, Karan Soni, Kathy Walton Pulley, Keith Arthur Bolden, Ken Marino, Kevin Harrison, Kumail Nanjiani, Larry Mainland, Lucky Mangione, Luka Jones, Marshall Choka, Mason Pike, Michael Flayhart, Mickie Pollock, Natalie D'Addieco, Nate Andrade, Odeya Rush, Roger Neal, Rory Healy, Ryan Lee, Sarah Borne, Sean Gogan, Steve Quinn, Steven Krueger, Taber Cross, Timothy Simons, Vivian Kyle
Produção:
Deborah Forte
Fotografia:
Javier Aguirresarobe
Montador:
Jim May
Trilha Sonora:
Henry Jackman
Duração:
103 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
22/10/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Columbia Pictures / Original Film / Sony Pictures
Classificação:
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário