quinta-feira, 15 de outubro de 2015

'A COLINA ESCARLATE': GUILLERMO DEL TORO SE DÁ BEM EM TERROR GÓTICO QUE SAI DA MESMICE


SINOPSE:

Na trama de época, apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), a escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina inglesa.

Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe (Jessica Chastain), a casa tem uma história macabra e a forte presença de assombrações não demora a abalar a sanidade de Edith.

CRÍTICA:

O espectador (de cimema ou de TV) já segue, maravilhado, os mundos sobrenaturais e fantásticos propostos pelo diretor Guillermo Del Toro.

Assim, ninguém melhor que ele para fazer um retorno em grande estilo ao clássico de horror gótico.

'A Colina Escarlate', em exibição em 167 salas em todo o Brasil, até apresenta algumas novidades no gênero, algumas surpresas, mas como sempre, o destaque principal é o visual - tanto nos cenários, quanto figurinos e criaturas, aspectos aos quais Del Toro sempre dá prioridade em suas produções.

A Colina Escarlate : Foto Mia Wasikowska
Mia Wasikowska é Edith - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures
Como explica a protagonista em sua narração, a história não é sobre fantasmas, mas sim uma trama com fantasmas presentes e, assim, não espere ter os espíritos como foco da produção, focada na relação de Edith (Mia Wasikowska, de 'Alice No País Das Maravilhas'), aristocrata aspirante à escritora, que se encanta por Thomas Sharpe (Tom Hiddleston, o Loki de 'Os Vingadores'), nobre inglês que está nos Estados Unidos em busca de recursos para salvar sua propriedade.

Além disso, Lucille (Jessica Chastain, de 'A Hora Mais Escura'), sinistra irmã de Thomas, parece manipular a todos nos bastidores, principalmente quando a locação muda para a obscura Inglaterra.

Lá, não só fantasmas passam a assombrar Edith em sua nova casa, mas a heroína também passa a suspeitar que Thomas e Lucille possuem algum segredo obscuro.

Chastain deita e rola como a fria Lucille e a forma como ignora as tentativas de amizade por parte de Edith são momentos dos mais preciosos na atual cinematografia.

A Colina Escarlate : Foto Jessica Chastain
Jessica Chastain é Lucille
O papel de Hiddleston o deixa mais simpático, mesmo parecendo dividido entre sua fidelidade à irmã e à Edith.

Já o papel de mocinha inocente e indefesa cai colo uma luva em Wasiwoska, que alterna com maestria momentos de força e vulnerabilidade, mostrando sua ascensão como atriz.

Conforme a trama avança e os riscos aumentam, a situação dos três personagens se torna cada vez mais desesperada e é aí que os atores se revelam no controle dos personagens.

Charlie Hunnam ('Círculo De Fogo') aparece também como proeminente jovem médico, mas que tem pouca utilidade na trama até perto do fim.

Embora Del Toro consiga manter o suspense e os destinos dos personagens em segredo por boa parte da trama, para alguém que teria tanto espaço no final, faltou um desenvolvimento melhor.

A Colina Escarlate : Foto Tom Hiddleston
Tom Hiddleston é Thomas
Na verdade, a primeira parte do longa desenvolve demais Thomas e Edith, se tornando lenta demais e a segunda parte é muito mais envolvente - já que é quando as coisas se tornam estranhas e interessantes.

Até porque, a tal Colina Escarlate do título é um lugar incrível.

A casa é praticamente um personagem e os efeitos das minas de argila vermelha que ficam sob a propriedade fazem parecer que a casa sangra.

Um buraco no teto faz a neve cair no interior e o subterrâneo parece saído de um conto  gótico do século 19 - mas é a neve vermelha que cerca a casa que chama mais a atenção.

A Colina Escarlate : Foto Charlie Hunnam
Charlie Humman é o Dr. Alan McMichael
Além da beleza visual e do clima de terror constante, Del Toro consegue manter o mistério central em segredo de forma envolvente, nunca totalmente revelando qual é a principal ameaça à Edith – embora, no final, a decepção seja inevitável quando percebemos que a conclusão é bastante óbvia.

Outro problema pode ser o ritmo: a trama é lenta, especialmente para os espectadores que estão habituados aos terrores modernos, nos quais o mais importante é a contagem de corpos e não a atmosfera criada.

Entretanto, quem conseguir relevar essas questões, terá uma experiência gratificante, pois assistirá a um terror como não estamos mais acostumados a ver.

A Colina Escarlate : Foto
A casa é um espetáculo à parte
Embora possua alguns problemas, principalmente em sua primeira metade, Del Toro mostra mais uma vez o comprometimento com a qualidade de suas obras, mesmo com orçamentos pequenos.

Cada cena possui belíssima fotografia, completada pela trilha-sonora envolvente e grandes atuações.

O longa, apesar de beber profundamente da fonte de romances góticos e possuir muitos elementos reconhecíveis, ainda consegue ser criativo, seja no visual, nos personagens ou no desenrolar da trama.

E é ótimo ver um terror ao menos tentar sair da mesmice e ainda divertir no processo.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'A COLINA ESCARLATE'
Título Original:
CRIMSON PEAK
Gênero:
Terror
Direção:
Guillermo del Toro
Roteiro:
Guillermo del Toro, Matthew Robbins
Elenco:
Alec Stockwell, Bill Lake, Brigitte Robinson, Bruce Gray, Burn Gorman, Charlie Hunnam, Danny Waugh, Doug Jones, Emily Coutts, Gillian Ferrier, Javier Botet, Jessica Chastain, Jim Beaver, Jim Watson, Joanna Douglas, Jonathan Hyde, Kimberly-Sue Murray, Leslie Hope, Matia Jackett, Mia Wasikowska, Peter Spence, Sofia Wells, Tamara Hope, Tom Hiddleston
Produção:
Callum Greene, Guillermo del Toro, Jon Jashni, Thomas Tull
Fotografia:
Dan Laustsen
Montador:
Bernat Vilaplana
Trilha Sonora:
Fernando Velázquez
Duração:
119 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
15/10/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures
Estúdio:
Legendary Pictures
Classificação:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário