quinta-feira, 8 de outubro de 2015

'HORAS DE DESESPERO': SÓ OS AMERICANOS, DAQUELES QUE TEM BANDEIRA NA PORTA, VÃO ENTENDER


SINOPSE:

No mesmo dia em que chega com a família ao país do sul asiático que será seu novo lar e seu novo trabalho, executivo americano (Owen Wilson) precisa enfrentar um violento golpe político que interrompe todas as formas de comunicação.

Os terroristas tomam as ruas e matam friamente os estrangeiros que encontram.

Eles, então, procuram desesperadamente por uma fuga com a ajuda do misterioso turista inglês Hammond (Pierce Brosnan).

CRÍTICA:

O diretor John Erick Dowdle - conhecido pelos longas de terror 'Quarentena' e 'Assim Na Terra Como No Inferno' - agora nos entrega mais um daqueles filmes que retratam o herói norte-americano, ameaçado por vilões de nações estrangeiras.

Em 'Horas de Desespero', que entra em cartaz hoje no Brasil, Owen Wilson é o engenheiro Jack Dwyer, que consegue emprego em uma multinacional e se muda com a mulher Annie (Lake Bell) e as filhas Lucy e Beeze (Sterling Jerins e Claire Geare) para um país do sudoeste asiático.

Se começo, a família é surpreendida pelo grande choque cultural, mal sabem eles que esse será um de seus menores problemas.

Horas de Desespero : Foto Owen Wilson
Owen Wilson é o engenheiro Jack Dwyer - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Diamond Films
Jack sai do hotel em que estava para comprar um jornal em inglês e no caminho acaba sendo surpreendido por um confronto entre rebeldes e policiais locais.

Ele consegue fugir e retornar ao hotel, mas chegando lá percebe que o alvo dos guerrilheiros são exatamente os americanos que lá estavam hospedados.

A partir daí, eles correm contra o tempo para conseguir abrigo na embaixada dos Estados Unidos e para isso, contam com a ajuda do misterioso turista inglês Hammond (Pierce Brosnan), que os guia durante a fuga.

Tudo no longa acontece de forma rápida e dinâmica, não há respiro entre as cenas de ação e pelo menos o suspense é garantido e até bem conduzido.

Horas de Desespero : Foto
A família sendo caçada
Só que fica duro de acreditar, por exemplo, que rebeldes armados até os dentes explodiriam prédios com tanques de guerra apenas para capturar as quatro pessoas que restaram.

Além do mais, a participação de Brosnan não acrescenta muito na trama, pois seu Hammond faz o espectador sonhar como seria se James Bond (papel que ele até recentemente interpretava) resolvesse se aposentar da função de agente britânico, mas continuasse a fazer "bicos" para sustentar seu vício em álcool.

Horas de Desespero : Foto Pierce Brosnan
Pierce Brosnan é Hammond
Para completar a enxurrada de clichês, os personagens encontram tempo para uma discussão de família, mesmo em meio ao fogo cruzado, tudo com atitudes amplamente a favor do 'american way'.

O longa não tem vergonha de ser incoerente e xenofóbico.

 Aliado à forma como o diretor coloca a família americana (branca e classe média) como vítima de todos os males do mundo, enquanto animaliza a população local e ignora os efeitos do imperialismo americano em países de terceiro mundo, faz com que o filme perca grande oportunidade de ser relevante politicamente.

Vale por vermos Owen Wilson muito bem em papel dramático e Pierce Brosnan ainda com fôlego para as muitas cenas de ação.

Enfim, mais um filme patriótico, que exalta a grande nação americana - e que só aqueles que hasteiam todos os dias a bandeira americana no gramado de suas casinhas brancas de subúrbio vão entender.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Horas de Desespero : Poster
'HORAS DE DESESPERO'
Título Original:
NO SCAPE
Gênero:
Ação, Thriller
Direção:
John Erick Dowdle
Roteiro:
Drew Dowdle, John Erick Dowdle
Produtores:
Adam Ripp, Drew Dowdle, Philip Elway, Rob Paris
Elenco:
Claire Geare,Jim Lau, Lake Bell, Owen Wilson, Pierce Brosnan, Sahajak Boonthanakit, Spencer Garrett, Stacy Chbosky, Sterling Jerins,Tanapol Chuksrida
Ano de produção:
2015
País:
EUA
Estreia:
08 de outubro de 2015 (Brasil)
Estúdio:
Sierra Affinity, Bold Films,
Distribuição:
Diamond Films
Cor:
Colorido:
Duração:
103 minutos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário